O kubernetes entra nesse contexto com mais ferramentas de configurações e execução de rotinas agendadas, como orquestradora de containers.
A plataforma fornece recursos especiais que visam mais performance e economia para sua empresa.
Como recurso base do Red Hat Openshift Container Platform, o Kubernetes ou como é conhecido, (k8s), elimina grande parte dos processos manuais necessários para implantar e escalar as aplicações em containers.
Em outras palavras, se você desejar agrupar em clusters os containers Linux, o Kubernetes ajudará a gerenciar esses clusters com facilidade e eficiência.
Esses clusters podem ser executados em nuvem pública, privada ou híbrida.
Por isso, o Kubernetes é a plataforma ideal para hospedar aplicações nativas em nuvem que exigem escalabilidade rápida, resiliência e cenários de missão crítica.
Não importa o tamanho da sua aplicação: de um simples website ao streaming de dados gerados por dispositivos IoT e tratados em tempo real, o Kubernetes consegue auxiliar sua jornada de uma maneira simples e eficiente.
O Arquiteto de Soluções Red Hat na Ax4B, João Amâncio Ferreira, destaca que o Kubernetes foi pensado na escalabilidade, performance e otimização de recursos, utilizado para rodar as aplicações, por essa razão é um recurso extremamente necessário para contribuir na gestão e economia das empresas que usam e até mesmo as que desejam adquirir.
Breve histórico
Originalmente, o Kubernetes foi criado e desenvolvido por engenheiros do Google. O Google foi um dos pioneiros no desenvolvimento da tecnologia de containers Linux.
Além disso, a empresa já revelou publicamente que tudo no Google é executado em containers (inclusive, essa é a tecnologia por trás dos serviços em cloud da empresa).
O Google gera mais de 2 bilhões de implantações de containers por semana, viabilizadas por uma plataforma interna: Borg.
O Borg foi o antecessor do Kubernetes. As lições aprendidas ao longo dos anos de desenvolvimento do Borg foram a principal influência para o desenvolvimento da tecnologia do Kubernetes.
Uma curiosidade sobre o Kubernetes é que os sete raios do logotipo fazem referência ao nome original do projeto, “Project Seven of Nine” (Projeto Sete de Nove).
A Red Hat, player da Ax4B, foi uma das primeiras empresas a trabalhar com o Google no desenvolvimento do Kubernetes, antes mesmo do lançamento da plataforma.
Em 2015, o Google doou o projeto Kubernetes à Cloud Native Computing Foundation, recém-formada na época.
Performance e resultado.
Otimizado para aprimorar a produtividade do desenvolvedor e promover a inovação. Este produto é disponibilizado como um serviço de nuvem que é totalmente gerenciado em nuvens públicas líderes ou, até mesmo, como uma oferta de software autogerenciado para organizações que precisam de mais personalização.
Dadas as vantagens que uma solução de Infraestrutura e Colaboração em Nuvem pode levar às empresas de todos os portes e segmentos do mercado, torna-se clara a importância de contratar uma plataforma como a Red Hat.
João, afirma que um dos pontos mais importantes do kubernetes que merece destaque é a capacidade de se trabalhar com as mais diversas atualizações de uma aplicação, essa metodologia torna seu desenvolvimento extremamente ágil e de acordo com o que é exigido atualmente.
“Na prática o que temos hoje é uma integração de sistemas, o kubernetes, permite por exemplo que o youtube tenha centenas de containers administrados pelo k8s de maneira fluida e organizada, permitindo autonomia e independência dos mesmos“, destaca o arquiteto.
Por que ele é essencial?
Um ponto obrigatório a ser falado é sobre o container, é através dele que temos o benefício de aplicações e portabilidade, o kubernetes entra nesse contexto com mais ferramentas de configurações e execução de rotinas agendadas, como orquestradora de containers.
Como mais um diferencial João aponta a capacidade de criar operadores. “É possível criar algumas rotinas que seriam feitas por um analista de sistema ou infraestrutura, como a implantação de um cluster Kafka e com o kubernetes, através dos operators, executá-las de maneira automatizada sem intervenção humana.”, pontua.
Sobre a AX4B
A AX4B é especializada em licenças de software para empresas, presente há mais de uma década no mercado.
Com uma vasta experiência em soluções com recursos empresariais, incluindo o Red Hat. Uma consultoria em softwares, como acontece por aqui, pode ajudar sua organização na melhor escolha sistêmica, trazendo processos otimizados e eficazes.
As soluções da AX4B, ainda, sempre buscam compreender a necessidade do cliente e avaliar as suas aplicabilidades de forma eficaz, visando o crescimento de nossos parceiros (clientes); pontos consideravelmente importantes para qualquer área de atuação.
Como os varejistas podem coletar e usar consensualmente os dados dos clientes com segurança
AIOPS são a melhor forma de prevenção e detecção de ataques virtuais
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!