Essa entrevista exclusiva com Stephanie Treiber destaca a importância do XVI Congresso Brasileiro de Identificação e os avanços na área de papiloscopia, reforçando o papel crucial da tecnologia biométrica na segurança pública e outras iniciativas de governos.
No dia 14 de junho de 2024, durante o XVI Congresso Brasileiro de Identificação realizado no Rio de Janeiro, especialistas nacionais e internacionais se reuniram para discutir os mais recentes avanços em identificação humana e suas aplicações na segurança pública. O Crypto ID participou do evento a convite da HID, líder mundial em soluções confiáveis de identidade e segurança física.

Na mesa redonda intitulada “Panorama Geral da Papiloscopia e Uso de Novas Tecnologias Aplicadas à Perícia Papiloscópica”, o evento contou a participação de Stephanie Treiber e Danilo Susini Haddad, peritos papiloscopistas da SEPOL/RJ. Tivemos a oportunidade de conversar com Stephanie Treiber sobre os pontos abordados durante a mesa redonda.
Sobre Papiloscopia
A papiloscopia é a ciência que estuda as impressões digitais e palmares com o objetivo de identificar e individualizar pessoas. Essas impressões são únicas para cada indivíduo, formadas por padrões de cristas papilares presentes na pele dos dedos e palmas das mãos. A análise desses padrões permite a identificação precisa e a diferenciação entre pessoas.
A Tecnologia Biométrica na Papiloscopia
A papiloscopia utiliza características biológicas exclusivas, como impressões digitais, retina, íris, voz e até mesmo a geometria da face, para autenticação e identificação. No contexto da papiloscopia, a tecnologia biométrica permite a captura, análise e comparação automatizada das impressões digitais, tornando o processo mais eficiente e confiável.
“A realização do XVI Congresso Brasileiro de Identificação no Rio de Janeiro foi um marco importante para a área de papiloscopia. O evento proporcionou um espaço para a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas de diferentes partes do mundo. Os principais destaques foram as discussões sobre as novas tecnologias aplicadas à perícia papiloscópica e os avanços na identificação humana, que certamente contribuirão para o aprimoramento das práticas na área, “declarou
Brasil tem o quarto maior banco de dados biométricos do mundo
Treiber nos informou durante a entrevista que o Brasil está em quarto lugar entre as nações com os maiores bancos de dados biométricos. Em primeiro lugar está a Índia, seguida pela China, Estados Unidos e Brasil. Inclusive, durante a entrevista, falamos sobre o Projeto Aadhaar, um case da empresa HID.
O sistema desenvolvido para o programa de apoio à renda para agricultores, lançado em 2014 pelo Aadhaar, foi utilizado como apoio no momento da pandemia. US$ 1,5 bilhão foi transferido digitalmente com rapidez para as contas bancárias de 30 milhões de pessoas, com pouco desperdício ou fraude e quase nenhum custo de distribuição.
Assista a Entrevista
Projeto Aadhaar, India o maior banco de dados biométricos do mundo.
XVI Congresso Brasileiro de Identificação
O Crypto ID cobriu o evento a convite da empresa HID.
Sobre HID

A HID impulsiona as identidades confiáveis de pessoas, lugares e coisas no mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem produtivamente e viajem livremente. Nossas soluções de identidade confiáveis proporcionam às pessoas acesso conveniente a lugares físicos e digitais e conectam coisas que podem ser identificadas, verificadas e rastreadas digitalmente.
Milhões de pessoas em todo o mundo usam os produtos e serviços da HID para navegar em suas vidas diárias, e bilhões de coisas estão conectadas por meio da tecnologia da HID.
Trabalhamos com governos, instituições educacionais, hospitais, instituições financeiras, empresas industriais e algumas das empresas mais inovadoras do planeta. Com sede em Austin, Texas, a HID tem mais de 4.500 funcionários em todo o mundo e opera escritórios internacionais que atendem a mais de 100 países. A HID é uma marca do Grupo ASSA ABLOY. Para mais informações, visite o site
Leia os artigos da HID publicados por Crypto ID aqui!
Inteligência editorial que orienta cenários estratégicos

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Provocamos reflexão que sustentam decisões.