O scanner de impressões digitais da HID acelera a resolução de casos e ajuda a combater fraudes, trazendo mais segurança à identificação criminal em SP

Durante anos, a Polícia Civil do Estado de São Paulo enfrentou desafios na área de registros e identificação criminal, especialmente porque cada um dos 27 estados brasileiros mantém programas independentes de identificação, sem integração entre eles, o que dificulta a criação de um registro criminal nacional atualizado.
Imagine que um brasileiro foi identificado com 43 identidades distintas, estratégia criminosa facilitada pela falta de um sistema unificado e transparente.

Em constante busca por atualização, a maior força policial estadual do Brasil investiu em tecnologia para reduzir as restrições de compartilhamento de identificação e permitir que as autoridades pudessem se movimentar para criar um sistema unificado e rapido tendo como base a biometria de cada cidadão.
Assim, a solução escolhida foi um sistema de identificação inteligente chamado BioKit, baseado em biometria com o scanner de impressões digitais de dez dedos da HID.

O que antes levava 5 dias agora é feito em minutos
Até o momento, o sistema BioKit com scanners de impressões digitais para dez dedos da HID está implantado em 500 delegacias de Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Este sistema transformou os processos de registro e identificação criminal, resultando num aumento de casos criminais resolvidos e numa redução acentuada da fraude de identidade.
O scanner é fácil de usar e fornece orientação clara por meio de pictogramas, um grande diferencial em relação a outras ofertas.
“O que costumava levar entre 4 a 5 dias agora é feito em minutos usando o sistema BioKit e a tecnologia de impressão digital HID. Nossos agentes podem identificar ou integrar suspeitos com precisão, e cada novo registro biométrico no ABIS contribui para fortalecer o sistema geral de identidade do nosso país e a capacidade de fazer justiça de forma mais rápida e inteligente”, comenta Luiz Ortiz, Delegado Chefe da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Na prática, o processo de autuação criminal ficou mais simples e eficiente. Primeiro, os agentes usam o HID Tenprint Scanner para capturar impressões digitais, as imagens são comparadas com o arquivo do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS) no Estado de São Paulo.
Se houver correspondência, a Polícia Civil avança com a investigação, caso contrário, o oficial cria um perfil biográfico/ biométrico para o indivíduo.
Tecnologia certificada pelo FBI
O scanner de impressões digitais da HID é certificado pelo Apêndice F do FBI (FAP 60) e é capaz de capturar impressões digitais com alta qualidade, mesmo em casos de pele seca ou danificada, utilizando uma membrana de silicone opcional. Essa certificação garante que o sistema atenda aos mais altos padrões de precisão e segurança.
Para Danilo Fernandes, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Golden Distribuidora, uma das maiores distribuidoras de produtos de TI do Brasil que, em parceria com HID, foi selecionada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo para implementar a solução, a tecnologia é uma ferramenta essencial para combater este tipo de fraude.
“Cada indivíduo incluído no sistema está vinculado a um único conjunto de impressões digitais que verifica sua verdadeira identidade. Com isso, o País tem uma poderosa ferramenta de verificação e prevenção de fraude”.
Para o futuro, o time da Golden Distribuidora planeja continuar a implementação da solução de sistemas biométricos da HID em todo o País, tornando o registro e identificação biométrica uma experiência simples, rápida e confiável para todos os cidadãos. Além disso, a solução pode ser utilizada para o controle da segurança das fronteiras, verificação de antecedentes em centros correcionais, tribunais, registros eleitorais e programas nacionais de identificação. Conheça a solução e detalhes.
Assista a este vídeo para conhecer um sistema biométrico integrado construído com o scanner de impressões digitais de dez dedos de alta qualidade da HID
Esse sistema transformou o processo de registro e identificação criminal da Polícia Civil do Estado de São Paulo, no Brasil, simplificando significativamente as operações e melhorando a precisão da correspondência.
Sobre HID

A HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.
A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.
Leia os artigos da HID publicados por Crypto ID aqui!
Tecnologia Biométrica Fortalece a Segurança Pública no Estado de São Paulo
Entrevista Sarra Ghaib da HID: Biometria e o Futuro da Segurança Pública Brasileira
Dia Nacional do Papiloscopista: Celebrando a Ciência por Trás da Identidade Humana
Soluções Biométricas para 2025: Intensificando a Segurança e a Eficiência na Esfera Governamental
Segurança Da Informação e Identificação Humana no Âmbito da Segurança Pública. Por Sarra Ghaib – HID

Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
O Crypto ID é uma plataforma de destaque no cenário de identificação digital, cibersegurança e tecnologia, atuando como referência em conteúdos especializados e atualizados sobre temas como certificação digital, blockchain, biometria, autenticação multifatorial e tendências regulatórias.
Fundado há mais de uma década, a plataforma se consolidou como uma fonte confiável para profissionais de TI, empresas e entusiastas da segurança digital.
A plataforma posiciona-se não apenas como um veículo de notícias, mas como um agente ativo na promoção de um ecossistema digital seguro.
Sua combinação de análises técnicas, cobertura de eventos e parcerias com líderes do setor faz dele um recurso indispensável para quem busca entender e se adaptar às transformações da identidade digital e da cibersegurança no Brasil.

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!