A atualização do Ethereum vai alterar o processo de mineração de criptomoedas dessa blockchain, e, segundo especialistas, esse é um momento histórico em nível global
Ethereum passa por atualização de blockchain
Essa quinta-feira, 15 de setembro, é um momento histórico para o mercado de criptomoedas.
A rede passará de um modelo de prova de participação (proof-of-work, ou PoW), conhecido por gastar muita energia e por ser dependente de computadores, para um de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS), que é muito mais ecológico e sustentável.
“O The Merge é uma importante atualização da rede Ethereum, fez com que ele tivesse uma nova onda de alta, subindo mais de 50% nos últimos períodos.
Após o The Merge, que é uma mudança fundamentalista muito forte, faz com que o Ethereum se valorize a longo prazo, mas a curto prazo as incertezas da economia global mediante a política de juros e macro global ainda têm impacto”, diz o especialista em criptomoedas Tasso Lago, gestor de fundos privados em criptomoedas e fundador da Financial Move.
Mas para os investidores, a boa notícia é que “No longo prazo, vemos fatores positivos para as criptos, o Ethereum inclusive com essas mudanças e atualizações, desde a IP 1559, Berlin, The Merge, vai ultrapassar o seu topo histórico tranquilamente, no longo prazo e se valorizar ainda mais”, avalia.
O que pode dar errado?
O especialista explica que o que pode dar errado é que pode haver falhas na migração de proof-of-work para proof of stake e não completar as transações.
“Se isso acontecesse o preço do ETH iria despencar, cair uns 20, 30% tranquilamente. Porém a probabilidade de isso acontecer é muito baixa, pois já tiveram êxito nas testnets, que são redes de teste que são validadas e essas mudanças já foram validadas em redes de testes antes de ir para a principal, então a chance de se dar errado é muito baixa”, explica Lago pontuando que “Se desse errado, só retardaria essa atualização, não seria nada demais”.
Atenção aos investidores
O especialista também pontua que no momento do “The Merge” existe a possibilidade de um airdrop, que é quando você holda um o ativo de ethereum, quem for holder e investidor de ETH poderá receber o ETH PoW, que é o ethereum no modelo antigo de proof-of-work.
“Há uma especulação sobre isso, ainda não está claro se aparentemente vai acontecer, mas há um debate se esse token vai ter alguma utilidade, basicamente há um consenso que esse token não vai ter nenhuma utilidade, que será apenas um token despejado no mercado. Os investidores vão receber esse token e se receber, o mais indicado é vender assim que receber”, finaliza o especialista.
O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.
6 dicas de como prevenir golpes com criptomoedas
Fintech de criptomoedas do sócio brasileiro Vinícius Feroldi, estreia nos telões da Times Square
Leia outros artigos sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização aqui!