Últimas notícias

Fique informado

Tokenização da soja: potencial por trás da queda no preço do grão  

3 de janeiro de 2024

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O futuro do uso de dados no agronegócio

Podemos esperar protagonismo das empresas especialistas em dados e das agtechs no futuro do agronegócio, setor de crescente importância

23 de dezembro de 2022

Tendências tecnológicas para o agronegócio ganhar ainda mais relevância em 2023

O Agronegócio é uma potência da economia nacional e, cada vez mais, mostra a sua relevância no cenário econômico e socioambiental

19 de dezembro de 2022

Tendências de tecnologia para o agronegócio em 2023

Soluções sobre tecnologia terão foco no aumento da produtividade do campo e na redução dos custos de produção

15 de dezembro de 2022

Os benefícios do Certificado Digital ICP-Brasil para o Agronegócio Brasileiro

Agronegócio é um dos setores que move a economia do nosso País e a Certificação Digital contribui para o negócio e sustentabilidade do setor

6 de dezembro de 2022

No mercado agro a tokenização viabiliza movimentações com resultados melhores para quem negocia e para quem investe. 

Por Cássio Krupinsk

O Brasil é um dos maiores produtores de soja do mundo e desempenha um papel significativo no mercado global de commodities agrícolas

Cássio Krupinsk
Cássio Krupinsk, CEO da BLOCKBR

É, inclusive, o maior exportador global, movimentando a cadeia produtiva do agronegócio.

No entanto, o preço do grão em 2023 atingiu o menor patamar em três anos. O valor registrado no Cepea até o mês de maio foi de R$ 139,85 a saca de 60 kg de soja, contra R$ 193,38 no mesmo mês do ano anterior, uma queda de 27,6%.   

A volatilidade na bolsa de Chicago, além da diferença significativa para baixo em relação ao valor por bushel negociado em 2022, também embasam esse período de enfraquecimento, mesmo diante de um novo recorde de produção da safra 2022/23, estimado em 322,8 milhões de toneladas, crescimento de 18,4% sobre a temporada anterior, segundo levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).   

Diante de todo esse contexto, a grande quantidade de soja disponível para comercialização confere espaço e flexibilidade para negociar em diversos mercados. É justamente aí que a tokenização pode ajudar, e muito. 

Oportunidades disruptivas  

Os produtores precisam aproveitar as oportunidades para evitar manter os produtos parados, ocupando as estruturas de armazenamento e sobrecarregando ainda mais a infraestrutura de transporte de grãos.

É possível, por exemplo, tokenizar uma safra de soja, ou seja, criar um arquivo digital criptografado na blockchain e alcançar um público potencial muito maior do que aquele que tem acesso aos produtos de investimento ligados ao agro – os CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e as LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).  

Outra possibilidade, é apostar em uma operação lastreada em soja, em que o token pode funcionar como meio de pagamento, inclusive para os investidores fora do Brasil, sem dependência do mercado interno.

Também podemos fazer um formato de tokenização de CCB (Cédula de Crédito Bancário) com trava de risco, prolongando a duração da operação.   

Tudo isso faz os investidores participarem da queda dos preços das transações, prevendo ainda aumento dos valores sem a necessidade de investir em commodities nas vias tradicionais. Isto é, haverá o investimento em soja privilegiando um processo muito mais eficiente, simples, seguro e prático.  

No mercado agro e em muitos outros, a tokenização ainda é uma forma de viabilizar movimentações com resultados melhores tanto para quem negocia quanto para quem investe.  

Sobre a BLOCKBR  

A BLOCKBR – DIGITAL ASSETS INFRASTRUCTURE é uma fintech especializada em tokenização de ativos e investimentos que entrega infraestrutura para agentes de mercado possibilitando uma migração simplificada para a tokenização. Especializada nas áreas jurídica, financeira, tecnológica e comercial, a BlockBR oferece transformação e interoperabilidade através de tecnologia entre investidores e ativos digitais.

Agrotools fortalece presença em Brasília para transformar o agro digital no Centro-Oeste

Inteligência Artificial: têm impactado o agronegócio brasileiro

Como o agronegócio pode se defender de um ciberataque

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!