Receita libera programa gerador do Imposto de Renda
O programa para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de 2016, referente ao ano-calendário de 215, estará disponível para download amanhã no site da Receita Federal.
De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração. O prazo de entrega da declaração vai de 1º de março a 29 de abril.
Para enviar a declaração, o contribuinte deverá usar o Receitanet, que também poderá ser baixado do site. Mas o envio só estará liberado a partir de 1º de março. Data em que estará disponível também os aplicativos para tablets e smartphones.
Há possibilidade ainda de declarar o IR online, diretamente na página da Receita Federal com certificado digital. Mas este serviço também só será liberado em março.
Este ano a estimativa é que 28,5 milhões de declarações de IRPF serão entregues, ante 27,8 milhões no ano passado.
Para simplificar o uso do programa, a Receita Federal substituiu as opções Gravar declaração e Transmitir declaração pelo ícone único Entregar declaração. Segundo Andréa Guimarães, as etapas prévias à transmissão continuarão acontecendo.
Novidades de 2016
– obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 14 (quatorze) anos ou mais (antes a idade era a partir dos 16 anos).
– obrigatoriedade para os profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia de informar o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global).
– botão “entrega da declaração”, que executará três funções ( verificar as pendências, fazer a gravação e transmitir a declaração) ao mesmo tempo.
A partir desta quinta, 25 de fevereiro, o rascunho da declaração ficará disponível apenas para importação de dados, retornando às demais funções no dia 2 de maio, já como rascunho da declaração de 2017.
Acesse aqui a apresentação contendo detalhes das novidades.
O programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 já está liberado no site da Receita Federal.
Foto: Insania publicidade | Polomasther