Últimas notícias

Fique informado
CREA-RJ e Soluti firmam parceria para dar mais agilidade aos profissionais associados

CREA-RJ e Soluti firmam parceria para dar mais agilidade aos profissionais associados

29 de julho de 2016

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Crea-SP entra na era da certificação digital

Presidente já assinou digitalmente decisões plenárias e isso foi só

27 de julho de 2016
CREA-RJ  | Soluti Certificação Digital

 

crea-rj soluti certificação digital

O CREA-RJ em parceria com a Soluti Certificação Digital  prepara o portal do Conselho para dar mais vantagens aos seus associados agregando segurança aos procedimentos em conformidade com as normas regidas pela MP 2.200/02 que trata do valor legal dos documentos eletrônicos no Brasil.

Desde dezembro de 2015 os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de todos os Estados brasileiros, passaram a emitir as novas carteiras profissionais com recursos digitais incorporados. Um desses recursos é o chip criptográfico próprio para o armazenamento do certificado digital. Desta forma, já era hora dos CREAs se mobilizarem para facilitar a emissão dos certificados digitais para seus associados.

Hoje, o CREA-RJ tem aproximadamente 160 mil associados entre engenheiros, agrônomos e técnicos do estado do Rio de Janeiro sendo que 60 mil mantém atividades constantes no Portal do Conselho.

A Autoridade certificadora Soluti fará a emissão de certificados digitais nas carteiras profissionais e manterá um ponto de atendimento dentro da sede do conselho para as emissões, mas a parceria não para por ai. Uma série de aplicativos desenvolvidos pela Soluti facilitarão a rotina dos profissionais.

A parceria entre o CREA-RJ e a Soluti tem como objetivo gerar facilidades para os associados para que cada vez mais eles possam utilizar os serviços do CREA-RJ pelo portal online evitando os deslocamentos até a sede do conselho. Para que isso fosse possível foram necessárias várias medidas de segurança, como autenticação forte, sistema de logs auditáveis e assinatura de documentos eletrônicos.

Simplificadamente, o projeto elaborado pela Soluti, sem nenhum onus para o CREA-RJ, consiste na autenticação do profissional no portal do CREA-RJ, acesso mobile e emissão de documentos eletrônicos.

julio mendes (2)

Júlio César Mendes | Gerente de Inteligência de Mercado da SOLUTI

“O que montamos para o Portal do CREA-RJ em termos de autenticação é muito semelhante a aplicação que roda com sucesso no site da Receita Federal do Brasil no Portal e-CAC. O Contribuinte se autentica com seu certificado ICP-Brasil e faz seus procedimentos gerando logs auditáveis”, explica o executivo da Soluti, Júlio Cesar Mendes que é Gerente de Inteligência de Mercado da Cia e responsável pelo projeto.

 

Autenticação feita pela solução S-Login

O Portal do CREA -RJ será acessado por meio de certificados digitais que é uma autenticação forte sem necessidade de memorização de senha por parte do usuário.  Esse recurso possibilitará ao portal  ter áreas reservadas  e particulares,  permitirá  ainda que alguns serviços como o CAT – Certidão de Acervo Técnico, que antes só poderia ser solicitado presencialmente possa ser totalmente online.

A autenticação com certificados digitais ICP-Brasil vai inibir as tentativas de fraudes na emissão de documentos por meio do portal. Adicionalmente, a equipe antes locada para suporte de perda de senhas e manutenção será em parte destinada à outras atividades, segundo os administradores do CREA-RJ.

Mobilidade

O Portal do CREA-RJ será totalmente integrado ao Certillion que é a plataforma de assinatura digital desenvolvida pela Soluti e e-SEC que pode ser acessada em desktops, tablets ou smartphones. Desta forma, mesmo nos escritórios, em viagens ou nas obras os profissionais poderão acessar o portal e emitir os documentos eletrônicos que precisarem.

Mendes nos adiantou que o projeto do CREA-RJ está dividido em fases e ainda vem mais novidades dessa parceria em relação as A.R.Ts, por exemplo.

 

 

 

TAGS

crea