Últimas notícias

Fique informado

2024 e os desafios da liderança em meio à era da Transformação Digital 

19 de dezembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

Percentual é superior à média global e de outros países como Japão e EUA; entretanto, gerenciamento do ambiente de nuvem no País ainda tem deficiências, criando pontos cegos e colocando dados em risco.

19 de dezembro de 2022

Transformação Digital e a Importância do parceiro de TI em seu processo

É neste cenário que o outsourcing de serviços de TI vem se mostrando uma estratégia bastante eficaz para apoiar a Transformação Digital nas empresas

31 de outubro de 2022

Transformação digital governamental requer cuidados com a segurança da informação

Diretor do programa que integra a Secretaria de Governo Digital declarou, que a responsabilidade pela segurança cibernética é multidisciplinar.

3 de outubro de 2022

Gestão de Acesso facilita com segurança a transformação digital e migração para a nuvem em setores críticos

Em setores críticos da economia, Gestão de Acesso é um elemento facilitador de processos de transformação digital e migração para a nuvem.

26 de setembro de 2022

Em meio a Transformação Digital, profissionais que ocupam cargos de liderança devem incentivar ideias inovadoras e ampla visão de futuro

Por Ricardo Scheffer

Ricardo Scheffer, CEO da SONDA Brasil

“Inovação distingue o líder de um seguidor”. Uma das frases icônicas de Steve Jobs não poderia fazer mais sentido no cenário em que estamos inseridos hoje.

Em um mundo impulsionado pela Transformação Digital, no qual mudanças são constantes e novas tecnologias emergem a cada momento, profissionais que ocupam cargos de liderança enfrentam desafios diariamente, pois eles não devem apenas se adaptar continuamente às demandas do mercado, mas também precisam liderar suas equipes incentivando ideias inovadoras e ampla visão de futuro.

É fato que não é uma tarefa fácil se adequar às demandas voláteis do mercado e propor ideias disruptivas a todo momento, principalmente com a quantidade de novidades surgindo a cada instante, que precisam ser absorvidas junto aos projetos de rotina.

Contudo, o ponto principal que precisamos entender é que profissionais que estão na liderança desempenham um papel fundamental para o sucesso de qualquer organização, sendo necessário estar, quase sempre, um passo à frente.

Prova disso é que, de acordo com a Gallup, empresa de pesquisas de opinião dos Estados Unidos, 70% dos colaborados corporativos acreditam que o líder tem papel importante no engajamento de seus colaboradores com o negócio. E o resultado, na maioria das vezes, representa o sucesso da operação.

Nesse contexto, existem alguns requisitos, conforme abordados abaixo, que um líder precisa cumprir para estar adequado à Transformação Digital e, ao mesmo tempo, alavancar a equipe e cumprir com as demandas atuais.

Conhecimento das ferramentas de trabalho: um líder eficaz deve entender profundamente as ferramentas e as tecnologias utilizadas em sua área. Isso não quer dizer que é preciso ser um expert em todas as áreas, mas é essencial ter um entendimento sólido do que sua equipe faz e quais instrumentos ela utiliza para cumprir suas funções.

Conhecimento do mundo de negócios: além de entendimento sobre sua área, um líder deve ter um conhecimento do mundo dos negócios, em geral. Em qualquer segmento, é preciso ter uma visão ampla das necessidades do mercado e como seus potenciais clientes estão se comportando e, assim, traçar estratégias eficazes para impulsionar o crescimento da organização.

Mente aberta para novas tecnologias: o mercado está em constante transformação, especialmente com a rápida evolução das tecnologias. Por isso, os líderes precisam estar dispostos a experimentar novas técnicas, recursos e abordagens, mantendo-se atualizados sobre as últimas tendências para aplicá-las, quando conveniente, em seus negócios.

Aptidão para mudanças: um estudo da Olivia, consultoria especializada em processos de transformação organizacional, concluiu que 37% dos líderes de empresas no Brasil não se sentem preparados para mudanças e 3% estão apenas um pouco preparados. Isso indica que quase metade das organizações não está completamente instruída para lidar com as transformações do mercado. Isso significa que, além da resiliência para contornar as mudanças e adversidades constantes, um líder precisa ter capacidade de adaptação como diferencial, o que somará pontos para qualquer empresa no mercado.

Conhecimento das pessoas/colaboradores: liderar não é apenas entender sobre negócios, volatilidade do mercado ou tecnologia; é sobre compreender pessoas. Entender as necessidades, aspirações e habilidades de uma equipe é essencial para maximizar o potencial de todos e, assim, buscar mais produtividade e, consequentemente, o sucesso.

Exposição a riscos e decisões arrojadas: como afirmou Steve Jobs, inovar é a chave para evitar ser apenas mais um e destacar-se no mercado. No entanto, o caminho da inovação é pavimentado por decisões arrojadas e riscos calculados. Permanecer na zona de conforto não leva ninguém à excelência e ao sucesso profissional. Por isso, um líder habilidoso precisa desafiar os paradigmas, pois suas maiores conquistas surgirão quando ele se permitir trilhar um caminho menos convencional.

Todo os pontos abordados mostram que, para se destacar como líder e conseguir contornar as adversidades momentâneas, é preciso não apenas acompanhar o ritmo das mudanças, mas as conduzir com coragem, visão e determinação, moldando as equipes e suas respectivas organizações para saberem lidar com um mundo digital em constante evolução, aproveitando todas as oportunidades que surgem para estar à frente no mercado.

Sobre a SONDA

A SONDA é líder regional em serviços de Transformação Digital, com faturamento de US$ 1,24 bilhão em 2022 e mais de 13 mil colaboradores, com presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Guatemala, Peru e Uruguai.

Para 72% dos líderes empresariais, falhas nos processos pode frear sucesso da Inteligência Artificial, aponta pesquisa

7 dicas para as empresas realizarem uma transformação digital eficiente

Três tendências para empresas em 2024

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CATEGORIAS

Destaques Notícias