O diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Pedro Paulo Lemos participou, no dia 25 de novembro, sexta-feira, do Simpósio Internacional de Regulação no Contexto da Economia Digital, que foi realizado na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde.
O evento foi promovido pela Agência Nacional das Comunicações (ANAC) com o objetivo de debater os desafios e temas que se colocam à regulação do setor das comunicações.
Além de apresentar o painel “A certificação digital e a Infraestrutura de Chaves Públicas como instrumento da economia digital”, Lemos recebeu uma homenagem, como representante do ITI, como forma de reconhecimento e agradecimento por toda colaboração prestada pelo ITI na construção e desenvolvimento da Infraestrutura de Chaves Públicas de Cabo Verde.
“É um momento importante para o ITI, de reconhecimento de uma parceria de sucesso realizada com o governo de Cabo Verde. Está na cultura do ITI cooperar com outros países ou instituições que queiram conhecer mais sobre a ICP-Brasil e desenvolver suas próprias infraestruturas”, afirmou Lemos.
Em 2011, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Agência Nacional das Comunicações de Cabo Verde – ANAC firmaram acordo de cooperação técnica e científica que previa a implantação da Infraestrutura de Chaves Públicas de Cabo Verde – ICP-CV.
De acordo com o documento “Reforço Institucional da ICP-CV”, o Brasil, representado pelo ITI, tinha a missão de capacitar 40 profissionais do governo cabo-verdiano para operarem o sistema de certificação digital do país, além de prestar assessoria técnica e administrativa.
Leia também: