O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini, foi o entrevistado da última live do ITI em 2016, realizada hoje, 7 de dezembro.
A entrevista teve como foco um balanço geral das realizações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, no ano corrente.
Entre os temas debatidos, a adoção da captura biométrica no ato da emissão do certificado ICP-Brasil teve destaque. A novidade foi implementada neste ano e já está em funcionamento em grande parte das Autoridades de Registro – ARs. Martini destacou a importância do processo e as dificuldades e aprendizados com o início do processo biométrico.
Também teve destaque na Live os 15 anos da ICP-Brasil, comemorados no dia 24 de agosto, o uso dos certificados em dispositivos móveis, a inclusão das cadeias da ICP-Brasil nos repositórios da Adobe, entre outros temas.
[button link=”https://www.facebook.com/iti.icpbrasil/videos/636161276509209/” icon=”fa-video-camera” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Aqui você assiste a Live completa![/button]
Sobre o ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é autarquia federal que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.
A Medida Provisória 2.200-2 de 24 de agosto de 2001 deu início à implantação do sistema nacional de certificação digital da ICP-Brasil. Isso significa que o Brasil possui uma infraestrutura pública, mantida e auditada por um órgão público, no caso, o ITI, que segue regras de funcionamento estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, cujos membros, representantes dos poderes públicos, sociedade civil organizada e pesquisa acadêmica, são nomeados pelo Presidente da República.