Netbr Anuncia Joint-Venture com a Norte-americana Identropy
A Netbr, empresa brasileira especializada em Gestão de Identidade e Acesso Privilegiado (conhecido como “cofre de senhas”), está concluindo uma operação de joint-venture com a sua congênere norte-americana Identropy.
O objetivo é criar uma companhia binacional com alta especialização em tecnologia e serviços neste sofisticado segmento de software, projetos e serviços profissionais. A iniciativa começa a valer já neste início de 2017 e permitirá às duas empresas a integração de estruturas de serviços, laboratórios, pessoas, parceiros e bases de clientes.
De imediato, a Netbr passa a expandir sua oferta local com os itens de portfólio da Identropy, e vice-versa. As duas empresas também unificam suas equipes de desenvolvimento, consultoria e operação, de modo que o capital intelectual da Netbr e da Identropy passe a constituir uma entidade única.
O nicho de IAM (Identity Access Management) e PAM (Privilege Access Management) está em forte expansão, por conta do avanço da nuvem, do aumento do risco de ataques cibernéticos e de violações/vazamento de informações críticas. Até algum tempo atrás, este era um mercado dominado por empresas de soluções horizontais (tais como Oracle, IBM, CA, Novell), mas hoje começa a migrar para fornecedores de nicho que buscam maior integração entre si.
Como parte do alinhamento, a operação conjunta coloca no mesmo portfólio as ofertas de duas desenvolvedoras e parceiras globais que são consideradas referências nesse segmento de TI. São elas, a Sailpoint – líder em governança de identidade (IGA) – e a Balabit, líder em controle de acesso (Privileged Session Management).
“Estas soluções serão os pilares de nossa oferta, integradas ao ambiente do cliente atual”, destaca André Facciolli, Diretor da Netbr. Segundo ele, cerca de 44% das empresas falham em atender as exigências de investigações de violação de dados, o que posiciona a solução Netbr-Identropy em situação estratégica.
De acordo a pesquisa da empresa Global Market Insights, o nicho de identidade e acesso está saltando para um patamar de US$ 26,74 bilhões ao ano até 2022. Os EUA, segundo a pesquisa, absorvem mais de 40% desse total e, na estimativa da Netbr-Identropy, o Brasil ficará com 3 a 5% das receitas anuais em projetos nessa área.
A partir da operação combinada, André Facciolli, assume como CEO local da Netbr-Identropy, já fortalecendo a base de clientes Netbr, e operacionalizando a Sailpoint no Brasil. A porção norte-americana da empresa prossegue sob direção do CEO da Identropy, Victor Barris.
Na avaliação de Victor Barris, a convergência entre as companhias coloca a Netbr-Identropy numa posição bem mais competitiva que a das empresas isoladas. “Nossa união acarreta na criação imediata de uma grande biblioteca de frameworks e ‘best practices’, abrangendo diferentes realidades econômicas e diferentes experiências em termos de verticais de indústria, especialmente para o Brasil onde existe certa carência deste conhecimento”, assinala Barris.
Receita de U$ 5 Milhões
A Netbr é pioneira em soluções de gerenciamento de identidade e privilégio no Brasil e tem mais de 10 anos de experiência no mercado, tendo participado em mais de 50 projetos de plataformas de gestão integrada neste segmento em empresas de médio e grande porte. Entre seus clientes estão companhias de missão altamente crítica, como TIM, Banco do Brasil, Sabesp, Cetip, Serasa, UOL entre outras.
A Identropy, por seu turno, também acumula uma década de experiência e soma mais de 200 projetos na área, envolvendo empresas como Capital One, Verizon, Marriot e US Golf Association. Mundialmente, a Identropy é um dos mais destacados parceiros internacionais da Sailpoint, empresa que atualmente domina o segmento de IGA (Identity Governance Administration).
Na expectativa da empresa a operação conjunta irá alavancar receitas da ordem de US$ 5 milhões ao longo de 2017. Cerca de US$ 300 mil estão sendo investidos para o alinhamento das operações e contratações locais