O balanço da Autocom 2023, maior feira de tecnologia e serviços para o varejo da América Latina, realizada pela Afrac
Soluções em softwares de gestão, hardwares, novos meios de pagamento eletrônicos, entre outras inovações, vão facilitar e agilizar o dia a dia do varejista
O balanço da Autocom 2023, maior feira de tecnologia e serviços para o varejo da América Latina, realizada pela Afrac – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços foi de recorde de visitantes, expositores e patrocinadores.
Já no primeiro dia, houve um crescimento de mais de 70% do público presente em relação ao ano passado, que por sua vez, já tinha sido maior que a última edição, em 2019.
O resultado desse sucesso se traduz em 80% de renovação de espaço e patrocínio para a 24ª edição, em 2024, antes mesmo do final desta edição.
Durante os três dias de Autocom, os visitantes que lotaram o Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte puderam conferir diversas tecnologias para a automação dos estabelecimentos varejistas, como um carrinho de compras inteligente que evita filas, pois o pagamento pode ser feito em um POS acoplado a ele, balança que reconhecem o produto, mostram o valor e a ficha nutricional, tokens que possibilitam a compra digital ser finalizada na loja física (phygital), totens de vários tamanhos e modelos que se adequam a qualquer tamanho de estabelecimento rodando com tecnologia Android – que barateia a implementação em mais de 30%, novos meios de pagamento eletrônicos, entre eles o reconhecimento facial, além de softwares de gestão, hardwares e outras soluções que vão facilitar e agilizar o dia a dia do varejista.
“A tecnologia democratiza o mundo dos negócios. Estabelecimentos de todos os tamanhos podem se beneficiar com as soluções que demonstramos durante a Autocom. E o mais importante: tudo já está disponível para implementação agora!“, explica Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da Afrac.
Congresso
O congresso também realizado pela Afrac em parceria com a Gouvêa Experience para a curadoria de gestão e conteúdo, contou com a abertura de Jacques Creyssel, presidente da FIRA – Federação das Associações Internacionais de Varejo que abordou as principais tendências do varejo e falou sobre a importância de uma política data driven em se tratando de relacionamento com o consumidor.
O executivo também pontuou a utilização da tecnologia e a automação como mola propulsora para a melhoria do desempenho em tempos de incerteza e a biodiversidade e elementos de ecologia como forma de os players do setor colaborarem com a manutenção do planeta.
“A reputação também é de grande importância! Os varejistas que sairão na frente com sucesso, serão aqueles com a melhor imagem, o melhor serviço e a melhor reputação ambiental e econômica”, explica Creyssel.
No segundo dia, Carlos Eduardo Brandt, Chefe da Gerência de Gestão e Operação do Banco Central, explanou sobre Pix: Impactos e agenda futura.
Carlos explicou as próximas etapas do projeto, como Pix Saque e Pix Troco, e explicou que este é um produto que dá segurança às pessoas para utilizarem o digital e que agrega valor para todos os agentes econômicos. “A objetivo é elevar o Pix à primeira opção de pagamento entre os clientes“, explicou o executivo.
No painel O Pix e o Open Finance, Carlos Brandt se reuniu com Karen Machado, Open Banking Executive Manager do Banco do Brasil, Marcos Cavagnoli, Open Banking Executive Manager do Itaú e Felipe Soria, Payments & Innovation Manager do Mercado Pago.
Karen comentou que o “Open Finance é uma das maiores revoluções do setor financeiro dos últimos anos. Traz segurança, redução de custos e vantagem para o varejista“.
No encerramento do Congresso, o fórum ‘Simplificação tributária e novas demandas para o avanço da automação no varejo” teve como participantes o senador pela União Brasil – PE, Efrahin Filho, Fernando de Paula, Presidente da ANR – Associação Nacional de Restaurantes, Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy e Marcos Gouvêa, Diretor Geral da Gouvea Ecosystem, com mediação de Peguim.
Os painelistas debateram a Proposta sobre Simplificação Tributária. Efrahin comentou que a proposta vai além de simplesmente tratar de princípios e normas.
“É relevante porque é um projeto construído em parceria com quem conhece o dia a dia da tecnologia de pagamentos. Nosso objetivo é desburocratizar para que o setor varejista se desenvolva ainda mais”.
Sobre a AFRAC
Fundada em 1987, a AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo entre seus associados os fabricantes de equipamentos de automação comercial, empresas de software, fabricantes de periféricos, distribuidores e revendas, meios de pagamentos, empresas de suprimentos do segmento de papel e de coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além de varejistas e demais canais de distribuição.
Mais de 84% das transações B2C e 92% de transações de pagamento passam de alguma forma pelas soluções da AFRAC.
Sobre a Francal Feiras
Maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, a Francal Feiras atua em 15 diferentes setores, conectando a indústria brasileira ao varejo e a importadores dos cinco continentes.
Concentra negócios, moda, conhecimento, soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um setor em constante transformação.
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