O balanço da Autocom 2023, maior feira de tecnologia e serviços para o varejo da América Latina, realizada pela Afrac
Soluções em softwares de gestão, hardwares, novos meios de pagamento eletrônicos, entre outras inovações, vão facilitar e agilizar o dia a dia do varejista
O balanço da Autocom 2023, maior feira de tecnologia e serviços para o varejo da América Latina, realizada pela Afrac – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços foi de recorde de visitantes, expositores e patrocinadores.
Já no primeiro dia, houve um crescimento de mais de 70% do público presente em relação ao ano passado, que por sua vez, já tinha sido maior que a última edição, em 2019.
O resultado desse sucesso se traduz em 80% de renovação de espaço e patrocínio para a 24ª edição, em 2024, antes mesmo do final desta edição.
Durante os três dias de Autocom, os visitantes que lotaram o Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte puderam conferir diversas tecnologias para a automação dos estabelecimentos varejistas, como um carrinho de compras inteligente que evita filas, pois o pagamento pode ser feito em um POS acoplado a ele, balança que reconhecem o produto, mostram o valor e a ficha nutricional, tokens que possibilitam a compra digital ser finalizada na loja física (phygital), totens de vários tamanhos e modelos que se adequam a qualquer tamanho de estabelecimento rodando com tecnologia Android – que barateia a implementação em mais de 30%, novos meios de pagamento eletrônicos, entre eles o reconhecimento facial, além de softwares de gestão, hardwares e outras soluções que vão facilitar e agilizar o dia a dia do varejista.
“A tecnologia democratiza o mundo dos negócios. Estabelecimentos de todos os tamanhos podem se beneficiar com as soluções que demonstramos durante a Autocom. E o mais importante: tudo já está disponível para implementação agora!“, explica Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da Afrac.
Congresso
O congresso também realizado pela Afrac em parceria com a Gouvêa Experience para a curadoria de gestão e conteúdo, contou com a abertura de Jacques Creyssel, presidente da FIRA – Federação das Associações Internacionais de Varejo que abordou as principais tendências do varejo e falou sobre a importância de uma política data driven em se tratando de relacionamento com o consumidor.
O executivo também pontuou a utilização da tecnologia e a automação como mola propulsora para a melhoria do desempenho em tempos de incerteza e a biodiversidade e elementos de ecologia como forma de os players do setor colaborarem com a manutenção do planeta.
“A reputação também é de grande importância! Os varejistas que sairão na frente com sucesso, serão aqueles com a melhor imagem, o melhor serviço e a melhor reputação ambiental e econômica”, explica Creyssel.
No segundo dia, Carlos Eduardo Brandt, Chefe da Gerência de Gestão e Operação do Banco Central, explanou sobre Pix: Impactos e agenda futura.
Carlos explicou as próximas etapas do projeto, como Pix Saque e Pix Troco, e explicou que este é um produto que dá segurança às pessoas para utilizarem o digital e que agrega valor para todos os agentes econômicos. “A objetivo é elevar o Pix à primeira opção de pagamento entre os clientes“, explicou o executivo.
No painel O Pix e o Open Finance, Carlos Brandt se reuniu com Karen Machado, Open Banking Executive Manager do Banco do Brasil, Marcos Cavagnoli, Open Banking Executive Manager do Itaú e Felipe Soria, Payments & Innovation Manager do Mercado Pago.
Karen comentou que o “Open Finance é uma das maiores revoluções do setor financeiro dos últimos anos. Traz segurança, redução de custos e vantagem para o varejista“.
No encerramento do Congresso, o fórum ‘Simplificação tributária e novas demandas para o avanço da automação no varejo” teve como participantes o senador pela União Brasil – PE, Efrahin Filho, Fernando de Paula, Presidente da ANR – Associação Nacional de Restaurantes, Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy e Marcos Gouvêa, Diretor Geral da Gouvea Ecosystem, com mediação de Peguim.
Os painelistas debateram a Proposta sobre Simplificação Tributária. Efrahin comentou que a proposta vai além de simplesmente tratar de princípios e normas.
“É relevante porque é um projeto construído em parceria com quem conhece o dia a dia da tecnologia de pagamentos. Nosso objetivo é desburocratizar para que o setor varejista se desenvolva ainda mais”.
Sobre a AFRAC
Fundada em 1987, a AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo entre seus associados os fabricantes de equipamentos de automação comercial, empresas de software, fabricantes de periféricos, distribuidores e revendas, meios de pagamentos, empresas de suprimentos do segmento de papel e de coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além de varejistas e demais canais de distribuição.
Mais de 84% das transações B2C e 92% de transações de pagamento passam de alguma forma pelas soluções da AFRAC.
Sobre a Francal Feiras
Maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, a Francal Feiras atua em 15 diferentes setores, conectando a indústria brasileira ao varejo e a importadores dos cinco continentes.
Concentra negócios, moda, conhecimento, soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um setor em constante transformação.
ANCD e AFRAC fortalecem parceria em evento de abertura da Feira AUTOCOM
Matera estreia na Autocom 2023 com solução Pix para PDV
Linx apresenta soluções de gestão para diversos setores na Autocom 2023
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Crypto ID é, sem dúvida, o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Leia outros artigos aqui!
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!