Os golpes tiveram aumento de 97% entre janeiro e julho deste ano e especialistas alertam sobre como manter smartphones mais seguros
A digitalização dos serviços bancários trouxe praticidade para a vida das pessoas, mas também uma nova preocupação.
Golpes e invasões passaram a ser táticas utilizadas por criminosos para subtrair quantias cada vez mais volumosas em aplicativos de bancos instalados nos aparelhos móveis dos usuários.
Um levantamento realizado pela empresa PSafe mostra que, entre janeiro e julho de 2022, foram mais de 5 milhões de tentativas de golpes neste formato via app bancário, um aumento de 97% nos casos registrados como tentativas no mesmo período do ano passado.
Os dados reforçam que a precaução ainda é a melhor maneira de garantir que ladrões não tenham acesso à conta corrente diretamente do celular.
Caso o golpista consiga realizar o login, é necessário dificultar transações e até empréstimos.
Para entender a melhor forma de proteger o aparelho, Tiago Drumond, especialista em segurança cibernética e head de tecnologia da ioasys, empresa especializada em criar soluções digitais; e Vinícius Oliverio, cofundador da Urmobo, startup referência em gerenciamento de dispositivos móveis, listam três dicas práticas para evitar tentativas de golpes e incômodos que acabam saindo muito caro.
Confira a seguir:
1 – Habilitar senhas
Segundo Tiago Drumond, a melhor forma de evitar que ladrões façam empréstimos ou operações em aplicativos de bancos é manter o smartphone com dispositivos de segurança ativos.
“Mesmo que os bancos construam soluções que tragam mais comodidade, é preciso evitar os serviços ‘sem senha’. Minha dica de segurança é habilitar e manter as senhas para todas as operações bancárias, além de instalar, quando possível, uma segunda forma de acesso, como código no e-mail ou a própria digital, além da numérica“, afirma.
2 – Evitar aplicativos desconhecidos
Vinícius Oliverio salienta que é preciso ter em mente que a internet contém muitas opções para golpes. Assim, deixe um alerta constantemente ligado.
“Algo importante para evitar golpes é não realizar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas, pois, ao evitar fazê-lo, há uma melhora na segurança do equipamento à medida que a probabilidade de um aplicativo em seu dispositivo ser malicioso é menor”, explica o executivo.
3 – Criar uma pasta segura
Outro ponto de atenção é a utilização de uma configuração chamada Pasta Segura.
“Manter os aplicativos de banco em uma pasta segura que solicite senha para acesso, diminui a probabilidade de um golpe deste tipo, pois mesmo com o dispositivo desbloqueado o acesso ao aplicativo de banco irá necessitar de uma senha a mais”, destaca Vinícius Oliverio.
Sobre a ioasys
A ioasys acelera a transformação digital em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design, norteada por agilidade e dados, sempre centrada em pessoas.
A equipe recebe demandas dos mais diversos segmentos e áreas corporativas, e realiza não só a entrega de soluções e produtos digitais, mas também é parceira no desenho da estratégia de transformação, estudos de mercado e tendências, formação e capacitação de times, com uma entrega ágil de ponta a ponta.
Foi fundada em Belo Horizonte em 2012 por Walter Neto e Gilson Vilela Jr. Em maio de 2021, passou por um processo de M&A sendo adquirida pela Alpargatas.
Nos seus dez anos de existência, já promoveu a transformação digital em grandes clientes como Banco Inter, Basf Agro, Havaianas, Suvinil, Burger King, Havan, Americanas, Latam Airlines, VR Benefícios, Fleury, CVC e Vale.
Sobre a Urmobo
Fundada em Ribeirão Preto (SP) em 2017 por Vicente Oliveiro, Vinicius Olivério e Thiago Carvalho, a Urmobo é uma plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis e gestão de ativos que garante a proteção da informação corporativa.
Por meio de um console web, a empresa oferece a gestão, administração, monitoramento e controle total de smartphones, tablets e coletores de dados, garantindo assim, mais segurança e produtividade aos colaboradores e ao negócio.
Com atuação no Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, Panamá e Equador e a gestão de mais de 100 mil dispositivos em sua plataforma, a startup possui uma solução única e com duas versões no Brasil – FIT (gestão básica) e PRO (para quem requer uma gestão mais profunda).
Atualmente, a empresa conta com parceiros como Biosev, Cevale, SLC Agrícola, Grupo BIG, Brinks, Braspress, supermercado Zona Sul, AES Brasil, Asics, Secretarias de Educação, entre outros.
Cuidado com os golpes na internet durante a Copa
5 dicas de como aproveitar as ofertas de Black Friday sem cair em golpes
Por que é tão fácil ser vítima de golpes digitais?
FEBRABAN alerta para golpes em aplicativos de mensagens
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!