Um data center híbrido oferece melhor segurança, desempenho, confiabilidade, agilidade, escalabilidade e redução de custos
A opção por um data center híbrido permite às empresas gerenciarem melhor seus dados no local ou em uma nuvem, seja ela pública ou privada.
Esta flexibilidade ajuda as organizações a enfrentar as crescentes ameaças que afetam a forma como os negócios são realizados hoje.
Por ser um ambiente de TI adaptável e flexível, um data center híbrido fornece às organizações um sistema viável e prático para responder em tempo real não apenas aos frequentes ataques de ransomware, mas a vários desafios dos negócios que estão em constante evolução.
Um data center híbrido oferece melhor segurança, desempenho, confiabilidade, agilidade, escalabilidade e redução de custos.
Todos esses benefícios implicam em novos desafios de gestão, pois os ambientes híbridos adicionam complexidade ao gerenciamento de servidores, armazenamento, redes e software em toda a infraestrutura de TI.
“As empresas devem ser capazes de recuperar dados e aplicativos na nuvem ou no local, independentemente de onde a organização inicialmente hospedou seus dados e aplicativos”, analisa Caio Sposito, country manager para o Brasil da Arcserve, principal provedor de proteção contra ataques de ransomware e resiliência de dados do mundo.
Na visão do executivo, três medidas são fundamentais para o gerenciamento e proteção de dados em um data center híbrido.
Backup centralizado
O gerenciamento centralizado de backup é essencial para uma proteção de dados bem-sucedida em um data center híbrido.
Muitos provedores de software de backup integram seu software de backup com o console de gerenciamento oferecido pelo provedor de nuvem, pelo gerenciamento de máquinas virtuais ou pelo sistema operacional. Isso torna o gerenciamento de backups como parte das operações em um ambiente específico mais simples.
Mas o mesmo não ocorre em um data center híbrido, onde um console separado e centralizado permite que usuários e administradores podem monitorar e gerenciar o backup e a recuperação de cargas de trabalho em execução no local e na nuvem, criando políticas como acordos de nível de serviço para cada ambiente e, em seguida, aplicá-los conforme a demanda de cada um.
Mobilidade da carga de trabalho
Em um ambiente híbrido, as cargas de trabalho residem na nuvem, no local ou em ambos os lugares. Uma solução de proteção de dados deve fazer mais do que identificar a localização do backup e reconhecer o ambiente em que uma carga de trabalho é recuperada.
É vital que a solução seja capaz de tomar as medidas necessárias para uma recuperação bem-sucedida dos dados.
Essa capacidade de fazer backup e recuperar cargas de trabalho em um ambiente de nuvem ou no local é essencial.
Proteção contra ransomware
Os cibercriminosos sabem que ao comprometer backups ou o software de backup, eles aumentam suas chances de obter um pagamento de resgate.
Assim, o software de backup implantado em um data center híbrido deve fornecer medidas para mitigar e repelir esses ataques, autenticando e autorizando qualquer usuário que queira acesso.
O software de backup também deve oferecer a capacidade de gerenciar tecnologias de armazenamento imutáveis, mantendo os backups em um formato legível, mas não mutável, impedindo assim os criminosos de criptografá-los.
“As organizações precisam de uma nova abordagem para atender às necessidades de segurança de dados de um data center híbrido, incluindo as mais recentes tecnologias como as de air-gapping, que comprovadamente defendem os backups contra ataques cada vez mais sofisticados. Elas permitem que as organizações façam backup de dados em discos ou fitas, que podem ser fisicamente separados do ambiente de produção”, conclui Caio Spósito.
A pandemia aumentou a necessidade de certificação dos data centers
Tecnologia de Inteligência Artificial (IA): Uma parte essencial para a continuidade dos data centers
Entenda como a privacidade de dados é fundamental para o setor de data centers
Como sistemas de energia integrados aceleram o movimento dos Data Centers em direção à integração