PSBio, prestador de Serviço Biométrico
Visando aprimorar a segurança do processo de emissão do Certificado Digital, e buscando a adequação das exigências feitas pelo órgão regulamentador, a Safeweb, uma das maiores Autoridades Certificadoras do país, deu mais um grande passo conquistando o credenciamento de Prestador de Serviço Biométrico (PSBio) junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (19).
Os PSBios são entidades com capacidade técnica para realizar a identificação e a verificação biométrica. Essas entidades tem a responsabilidade de identificar unicamente um indivíduo, utilizando os seus dados biométricos, e unificando os bancos de dados de toda ICP-Brasil. Também são responsáveis pela verificação biométrica do requerente de um Certificado Digital, a partir da comparação do que é coletado no processo de emissão com o que já está armazenado no sistema.
A normatização deste sistema existe desde 2015, e foi elaborada a partir da necessidade de aprimoramento dos mecanismos de segurança em relação à verificação de identidade de um requerente de Certificado Digital durante o processo de emissão. Ela também considera o sistema biométrico como o instrumento mais eficaz para identificar esse indivíduo. A resolução em questão, proposta pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), estabelece a criação do processo de credenciamento e do sistema biométrico, os processos de auditoria, os critérios de fiscalização, os procedimentos para identificação biométrica e os requisitos mínimos de segurança no PSBio.
Mesmo recente, a normatização já sofreu algumas alterações que passarão a valer a partir do dia primeiro de fevereiro. Essas adequações, aprovadas no final do ano passado, durante reunião do Comitê Gestor, deverão ser cumpridas por todos os Prestadores de Serviços Biométricos da ICP-Brasil.
Para o Presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella, o credenciamento da empresa como PSBio, atende ao requisito da conformidade às regras, mas também posiciona a Safeweb como referência no mercado.
[blockquote style=”2″]Esse credenciamento mostra o quanto estamos preocupados em prestar um bom serviço aos nossos clientes, com cada vez mais segurança. A Safeweb cresce na medida em que investe na melhoria da sua estrutura e dos seus sistemas. Iniciamos o ano muito bem e é assim que queremos seguir”, enfatizou.[/blockquote]