A Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais – OAB/MG firmou parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS para criação do INSS Digital, ferramenta que permitirá a classe dos advogados o acesso aos processos administrativos do INSS pela internet, com uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Agora, será possível aos advogados mineiros terem acesso a requerimentos de aposentadoria, pensão, salário-maternidade e aposentadoria especial sem necessidade de deslocamento até agências do INSS.
Os profissionais interessados em aderir ao INSS Digital devem solicitar o cadastramento à OAB Minas, no site da seccional, por meio do link www.oabmg.org.br/servicos/home/inssdigital
Durante o processo o advogado deve preencher um termo de sigilo necessário para efetivar o cadastro. Posteriormente, o advogado receberá um e-mail do INSS com informações sobre o cadastro e os dados para sua autenticação. Assista ao vídeo com o passo a passo no vídeo a seguir.
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Fonte: ITI
INSS terá todas as agências no modelo digital até julho
Nova forma de atender facilita atendimento e traz segurança
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prevê implementar o novo modelo de atendimento e de fluxo de processos em todas as agências até julho deste ano.
Atéo momento, 587 agências do INSS já passaram a adotar o INSS Digital em todo país.
Oprojeto INSS Digital consiste na adoção de uma nova forma de atender em que o cidadão terá acesso aos serviços com rapidez e segurança. O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra.
O INSS Digital abrange também o estabelecimento de parcerias entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações pode fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS. Os processos relativos a essas parcerias são enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados.
Um dos produtos do INSS Digital é a central de serviços Meu INSS (inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. Com mais de cinco milhões de usuários cadastrados, o aplicativo também está disponível para celulares.
O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar e gastar com isso. Além disso, através dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135) o cidadão e as entidades representativas podem acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.
Testado com sucesso ano passado na cidade de Mossoró/RN, o projeto fez com que o tempo médio de permanência do trabalhador na agência caísse de 120 para 30 minutos. O intervalo médio entre o segurado agendar e ser atendido passou de 42 para apenas um dia. O tempo médio de conclusão dos processos caiu de 81 para 13 dias.
Fonte: INSS