GDPR | General Data Protection Regulation
Esta semana, o Facebook começará a pedir permissão aos usuários para usar seus dados pessoais, o primeiro movimento oficial da rede social antes do prazo estabelecido para 25 de maio, disse o Facebook em uma postagem de blog.
Começando em primeiro lugar na UE, o Facebook pedirá aos usuários do site e do aplicativo “telas de permissão” que pedirão aos usuários para aprovar se querem que o Facebook use certos dados pessoais para recursos como reconhecimento facial ou para segmentar anúncios com base em detalhes políticos, religiosos e de relacionamento.
Esse aviso de permissão será lançado nos próximos meses para usuários nos EUA e no resto do mundo.
Os usuários não poderão impedir totalmente a segmentação de anúncios. O prompt só dará aos usuários a opção de “aceitar e continuar” (ou seja, eles devem aceitar as políticas do Facebook antes de prosseguir) ou “gerenciar configuração de dados” (através do qual os usuários poderão limitar manualmente os tipos de dados que os anunciantes podem usar para alvo deles).
Por enquanto, o Facebook continuará a operar sob um modelo de publicidade alimentado por anúncios direcionados, portanto não haverá uma opção abrangente para os usuários optarem por não participar, disse o vice-diretor de privacidade do Facebook, Rob Sherman a Reuters.
Para chegar a esse ponto, Sherman disse que, se um usuário se sente desconfortável com seus dados sendo usados para segmentá-los com anúncios, eles “podem optar por não estar no Facebook”.
Aceitar anúncios segmentados será uma condição para usar o serviço. Assim, mesmo que um usuário opte por compartilhar determinados dados, eles ainda serão exibidos e qualquer anúncio no Facebook será segmentado com base nos dados permitidos pelos usuários.
Por enquanto, é improvável que a iniciativa tenha impacto nos negócios do Facebook. O CEO do Facebook Mark Zuckerberg declarou na semana passada que sempre haverá uma versão do Facebook gratuita, mas há especulações de que o Facebook oferece um serviço pago aos usuários que preferem Opte por não compartilhar seus dados.
A receita publicitária do Facebook por usuário varia, mas é mais alta nos EUA e Canadá, onde cada usuário oferece à rede social US $ 82,44 por ano, portanto, o usuário médio dos EUA ou do Canadá precisaria pagar uma média de US $ 7,00 por mês para usar a plataforma, segundo TechCrunch analysis.
Essa opção ainda não parece decolar, já que 77% dos americanos disseram que não pagariam por um Facebook livre de anúncios, segundo pesquisa recente da Toluna per Recode
[blockquote style=”3″]Em 2010, um jovem Mark Zuckerberg disse aos legisladores que o Facebook seria sempre gratuito. Oito anos depois, Zuckerberg, atualizou sua posição no Congresso , dizendo: “Sempre haverá uma versão do Facebook que é gratuita”. [/blockquote]
Enquanto isso, do restante que disse que estaria disposto a pagar pelo Facebook sem anúncios, 41,6% disseram que pagariam apenas entre US $ 1 e US $ 5, enquanto 25% disseram que pagariam entre US $ 6 e US $ 10.
Fonte: Business Insider
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