No próximo dia 30 de maio se encerra o prazo limite para a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), que é parte integrante do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).
A ECD tem por objetivo substituir a escrituração tradicional, feita em papel, pela versão digital. O alerta é feito pela Serasa Experian, que promove a certificação digital como tecnologia para a desmaterialização dos processos com atributos de validade jurídica, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.
A ECD passou a ser obrigatória desde 2013
Tendo em vista a complexidade do processo, é preciso ficar atento às constantes adequações que a Receita Federal promove no programa. Estão obrigados à entrega da ECD empresassujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real, tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto; empresas imunes e isentas que auferiram em 2017 receitas, doações, incentivos, subvenções, contribuições, auxílios, convênios ou ingressos assemelhados, com valor maior ou igual a R$ 1,2 milhão; as Sociedades em Conta de Participação (SCP), como livros auxiliares do sócio ostensivo; e as microempresas e empresas de pequeno porte (EPP) que recebam aportes de capital também ficam obrigadas a entregar a ECD 2018.
Quem não cumprir o prazo de entrega ou atrasar e omitir informações pode sofrer multa e outras penalidades, conforme o artigo 57 da Medida Provisória nº 2.158-35.
A ECD proporciona maior controle fiscal e previdenciário por parte do governo e beneficia as empresas por meio da padronização das questões contábeis.
Além disso, as empresas reduzem custos com impressão, papel, insumos, passam a ter maior acesso e apuração de informações, além do cruzamento de dados contábeis e fiscais.
As cópias de todas as transmissões são autenticadas e validadas por meio do Certificado Digital e há facilidade de visualização, através de layout padrão.
Outra vantagem é que o cumprimento às leis tributárias de maneira totalmente automatizada reduz a possibilidade de fraudes e de sonegação fiscal e isso permite maior controle sobre a gestão contábil e fiscal.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br