CEO e fundador da Smartspace by Digivox indica varejistas a investirem em Inteligência Artificial durante o período de promoções
A Black Friday é uma das datas do varejo mais esperada pelos consumidores devido a muitos descontos atrativos. De acordo com a pesquisa da MField, que revela um crescimento de 32,3% das intenções de compra da população brasileira nesse período que antecede as festas de fim de ano, os consumidores estão mais atentos, pesquisando e comparando preços com antecedência. A estimativa de ticket médio é entre R$151 e R$300, para compras online e lojas físicas.
Mas muito além dos descontos expressivos, é necessário redobrar a atenção na jornada de compra do consumidor, e isso esbarra em um pilar extremamente importante que é a experiência de compra.
O atendimento oferecido durante essa época muitas vezes é o que faz o cliente fechar um negócio, e nessa disputa de atenção durante a Black Friday, proporcionar um serviço de excelência é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar os clientes já existentes.
Uma das tecnologias que será divisor de águas durante a Black Friday deste ano é a Inteligência Artificial. Segundo pesquisa do Pagar.me, plataforma de pagamento digital da StoneCo. em colaboração com o E-commerce Brasil, Equals e Nuvemshop, 35,7% dos varejistas têm planos de investir em IA durante essa época do ano.
Para auxiliar esse público, Ary Vilhena, CEO e fundador da Smartspace by Digivox, listou algumas dicas. Confira:
Priorize a automação dos canais de atendimento com IA Generativa: automatizar os canais de atendimento e implementar um assistente virtual garante uma comunicação rápida entre empresa e seus clientes, e tem sido prioridade para as marcas que querem ser relevantes durante a Black Friday.
Vemos que o varejo está sendo moldado pela tecnologia, e nesse cenário, a comunicação instantânea trazida pelo WhatsApp vem se apresentando como a favorita para que os clientes se conectem com as empresas. Por meio de chatbots e voicebots alimentados por inteligência artificial, já é possível incluir essas operações nos canais de atendimento ao cliente.
Aposte em uma estratégia Omnichannel: a integração de todos os canais de atendimento em uma estratégia omnichannel é fundamental para manter uma conversa eficaz com seu público, independentemente de onde ele esteja.
O atendimento omnichannel abrange redes sociais, SMS, WhatsApp, lojas físicas, call centers, e-commerce e outros canais de comunicação. Tudo unificado!
Invista em Chatbots e Voicebots: com a tecnologia alavancando negócios no varejo, a comunicação com o cliente pode ser otimizada com recursos de inteligência artificial. É o caso de soluções como assistentes virtuais que utilizam IA para atendimento ao cliente por chat (chatbots) ou por voz (voicebots).
Ter um assistente virtual é estratégico para o varejo pois ajuda na gestão de estoques, consulta de preços, pesquisas de satisfação, rastrear pedidos e trazem uma agilidade e escalabilidade para o atendimento no varejo. É uma oportunidade de estabelecer um atendimento 24/7 e fornecer suporte imediato, tornando a experiência do cliente mais conveniente e acessível.
Utilize o WhatsApp para disparo de campanhas promocionais: O Brasil é o segundo país do mundo com mais contas ativas no WhatsApp, atrás apenas da Índia. Isso é um reflexo do quão eficaz o aplicativo é para a comunicação e negócios, por isso, o uso do WhatsApp é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais popular entre as empresas de varejo durante a Black Friday.
Esse recurso permite o envio de ofertas especiais e informações sobre produtos diretamente para os celulares dos clientes. O mais interessante é que isso pode ser feito sem que seja necessário que o cliente inicie uma conversa, tornando a abordagem proativa, mais dinâmica, diligente e menos invasiva.
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