Últimas notícias

Fique informado

5 dicas de cibersegurança para o seu dia a dia

10 de novembro de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Confira algumas dicas de cibersegurança que separamos e que são essenciais para proteger seus dispositivos de invasões maliciosas

Por Karoliny Gouveia Sabino – Equipe de Redação

No dia a dia, passamos por diversas situações que colocam em risco nossa identidade e dados.

Existem muitos casos em que acabamos esquecendo as regras básicas da cibersegurança e nos colocamos à mercê de alguns perigos virtuais, podendo ser extremamente prejudiciais à nossa segurança.

Antes de continuar, o que é Cibersegurança?

É a atividade de proteger os dados e informações em sistemas, celulares e computadores contra ataques cibernéticos e ameaças maliciosas. A segurança é tratada em muitos processos, desde a proteção das redes e aplicativos, até a educação do usuário.

É importante destacar que saber sobre a cibersegurança não é apenas necessário como essencial para navegarmos, protegendo nossas redes e aparelhos de ameaças.

Por isso, sempre procure ler e pesquisar mais sobre o conteúdo, é importante estarmos atentos a essas invasões.

Existem muitas falhas de segurança que permitem que os invasores atuem livremente no controle de seus dados.

Sendo assim, confira algumas dicas de cibersegurança que separamos e que são essenciais para proteger seus dispositivos de invasões maliciosas:

1. Cuidado com conexões de Wi-fi públicas

Como a rede pública tem o livre acesso para todos conectarem, um hacker tem facilidade em acessar as informações.

Por isso, sempre que estiver em algum lugar aberto e não estiver com internet, evite conectar seu celular à rede pública, procure um pacote de dados móveis que caiba no seu bolso e proteja seus dados de ameaças.

2. Cuidado com SMS e E-mails suspeitos

Sempre é bom ficar de olho e tomar cuidado antes de clicar em algum e-mail suspeito ou SMS.

Se o e-mail do remetente ou SMS – Short Message Service, “Serviço de Mensagens Curtas” –  estiverem com um título alegando ser de uma empresa, ou abordando um assunto suspeito que não tem haver com o conteúdo que é consumido por você, é importante excluir ou denunciar para o suporte.

E assim, evitar o roubo de dados e informações.

3. Coloque autenticação de dois fatores nas suas redes

Essa dupla autenticação é uma camada extra de proteção que impede os acessos indevidos a contas em caso de vazamento de senhas ou perdas de dispositivos.

Essa função está presente em vários aplicativos como: Instagram, Facebook, Gmail e Mercado Livre.

Cada site tem um jeito diferente de fazer essa verificação, pode ser por biometria, senha ou código via SMS.

É extremamente importante ativar essa verificação para proteger seus dados e informações de ameaças cibernéticas.

4. Cuidado ao deixar seu computador ou celulares desbloqueados

É importante ressaltar o quanto é essencial proteger seu celular com alguma senha. O ideal é colocar a sua digital ou FaceID – desbloqueio com o rosto – , mas sempre procure protegê-lo de alguma maneira.

Sempre quando for sair do local em que for deixar o celular, seja pra ir em um banheiro em um restaurante ou até mesmo dentro da bolsa, nunca se esqueça de bloquear a tela.

Isso evita o acesso a informações em seus aparelhos por pessoas não autorizadas.

5. Evite a repetição de senhas

Sempre que for proteger seu aparelho ou alguma rede social com senha, evite repeti-las.

Coloque uma senha em cada rede, procure diferenciar bastante entre uma e outra, e nunca coloque uma proteção fácil, sempre use caracteres especiais, evite sequências de números, datas de aniversário ou nomes de pessoas próximas.

Isso acaba evitando a facilidade que o invasor teria se entrasse em alguma rede. Quando se protege com uma senha difícil, é bem mais complicado de invadir.

Essas são apenas algumas dicas básicas de cibersegurança para o seu dia a dia.

Não deixe de se aprofundar mais sobre o assunto e pesquisar não apenas dicas, mas outros temas importantes que envolvem a proteção de seus dados. 

Em nosso portal, temos uma categoria especificamente voltada para esse tema, não deixe de ler e se informar. É essencial manter os nossos dados longe das ameaças cibernéticas.

O que é realidade virtual?

O Metaverso é sustentável?

É possível roubar NFTs? Conheça os golpes que envolvem as NFTs!

Como será a comercialização de NFTs na web3?

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!