Últimas notícias

Fique informado

5 tendências do mercado de dados para 2024

10 de outubro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Desafios para as mulheres no mercado de TI

A Soluti lançou o Projeto Ada Lab, com o objetivo de ampliar a participação das mulheres no mercado de TI e fomentar a representatividade feminina.

30 de junho de 2023

Startups usam Inteligência Artificial para revolucionar diferentes mercados

Do mercado imobiliário à indústria musical, ferramentas baseadas em IA surgem com o propósito de levar mais facilidade para o dia a dia

29 de maio de 2023

Chegada do 5G acelera processo de realidade aumentada no mercado imobiliário

A prova disso, é a chegada do 5G no Brasil, que vai promover inovação em diversos setores, incluindo no mercado imobiliário

28 de dezembro de 2022

Gartner prevê que o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento de low-code crescerá 20% em 2023

Segundo o Gartner, os desenvolvedores representarão pelo menos 80% dos usuários para ferramentas de desenvolvimento low-code

21 de dezembro de 2022

Em 2023, alta tecnologia será decisiva para empresas se manterem competitivas no mercado

Com 2023 já batendo na porta, os preparativos para o novo ano começaram e, como sempre, há lições valiosas que podem ser colocadas em prática

2 de dezembro de 2022

Na contramão do mercado de tecnologia, Grupo Stefanini amplia contratações no mundo inteiro

Próximo passo do programa Stefanini Everywhere é expandir para países onde a empresa não tem operações e atingir 4.000 cidades em dois anos

30 de novembro de 2022

Grandes players centralizam talentos de TI e quem paga o preço é o mercado

A pesquisa mostra que a retenção dos talentos atuais é relatada como o maior desafio para as empresas, juntamente com a remuneração.

21 de novembro de 2022

“O mercado está em constante evolução, e as empresas precisam estar atentas às novas tecnologias para se manterem competitivas”

O ano de 2024 promete ser um ano de ampla inovação tecnológica no setor de dados. Até lá, segundo o Gartner, 60% dos investimentos governamentais em IA e análise de dados impactarão diretamente as decisões e resultados operacionais em tempo real.

Em vista disso, Rubia Coimbra, Vice-Presidente da Cloudera para América Latina, destaca as cinco principais tendências que permearão o mercado com a ascensão da inteligência artificial generativa e a nuvem híbrida.

Os dados são a moeda mais valiosa da era digital. Em um mundo cada vez mais conectado com soluções de inteligência artificial, a Cloudera acredita que “a sua inteligência será tão inteligente quanto são os seus dados”.

De acordo com Rubia, isso ressalta a necessidade de estabelecer bases sólidas e confiáveis para a IA, afinal, a inovação não se limita apenas aos produtos finais – é preciso incluir a parte estruturante, os alicerces, como, por exemplo, a engenharia dos dados, responsável pela curadoria das informações antes de disponibilizá-las para serem consumidas por aplicações. É aí que nasce a IA generativa.

O mercado está em constante evolução, e as empresas precisam estar atentas às novas tecnologias para se manterem competitivas, sem perder de vista que tudo começa pelo dado. Enquanto a inteligência artificial tem sido um tópico em alta nos últimos anos, pouco se discute a hierarquia de necessidades de organizações data driven, que passa por várias fases antes de chegar em IA“, comenta Rubia.

1. Nuvem híbrida e multicloud

O futuro é híbrido, especialmente no que diz respeito aos dados. A adoção de nuvem híbrida e multicloud demonstra um entendimento da complexidade atual das necessidades de infraestrutura de TI.

Isso permite que as empresas tenham flexibilidade para equilibrar custos, desempenho e segurança, escolhendo a infraestrutura mais adequada para cada aplicação. As tendências apontam que essa infraestrutura, na vasta maioria dos casos, combinará várias nuvens, além do ambiente on-premise.

Essa é uma abordagem que podemos considerar inteligente, pois reconhece que diferentes cargas de trabalho podem exigir diferentes ambientes de computação. Isso também ajuda a minimizar o risco de dependência de um único provedor de nuvem“, explica a executiva.

2. Governança de dados

A governança de dados desempenha um papel fundamental na modelagem de novas tecnologias. Envolve a definição de políticas, procedimentos e responsabilidades para garantir a qualidade, integridade e segurança dos dados.

Isso é crucial, especialmente em um cenário onde os dados crescem exponencialmente e se movimentam em tempo real entre vários ambientes.

Para isso, a governança estabelece regras para a coleta, armazenamento, acesso e compartilhamento de dados, garantindo conformidade com quaisquer regulamentações em vigor.

Além disso, ela estabelece bases sólidas para garantir que as ferramentas utilizadas gerem valor real na tomada de decisões.

3. Influência do consumidor

Os consumidores modernos não apenas compram produtos, mas também buscam experiências personalizadas, conveniência e valores alinhados com os seus. “Isso inclui design, velocidade e sofisticação. Para alcançar o sucesso nos negócios, é preciso compreender o que de fato os consumidores buscam“, aponta Rubia.

A análise de dados possui um grande papel nesse ponto de vista, pois permite que as empresas capturem informações sobre o comportamento do consumidor para responder com ofertas sob medida. “Como exemplo, podemos mencionar o uso de análise de sentimentos em mídias sociais, análise de jornada do cliente e personalização em tempo real“, complementa a executiva.

4. Colaboração geradora de valor

Segundo Rubia, a colaboração é uma força motriz fundamental para o sucesso. “Quando ouvimos atentamente as necessidades das pessoas e as transformamos em produtos ou serviços escaláveis, podemos criar soluções que realmente atendam às demandas do mercado“, destaca a executiva.

A comunidade Open Source é um dos exemplos notáveis pela Cloudera de colaboração bem-sucedida, seja no desenvolvimento de software ou de hardware. “A velocidade de inovação do Open Source é algo vibrante que devemos nutrir e celebrar“, complementa Rubia.

5. Capacitação em ética em IA

A capacitação dos recursos humanos é essencial para promover a ética na inteligência artificial. A cultura de aprendizado contínuo e a criação de programas de capacitação são necessárias para acompanhar a rápida evolução tecnológica.

Isso ajuda a garantir que a IA seja desenvolvida e utilizada de maneira adequada, considerando aspectos como viés algorítmico, privacidade e transparência. A ética não é apenas uma responsabilidade, mas também uma vantagem competitiva que ganha a confiança dos clientes.

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, o sucesso das empresas dependerá da sua capacidade de adotar essas tendências de maneira estratégica e eficaz. A Cloudera está comprometida em auxiliar as empresas na jornada de transformação, fornecendo a primeira plataforma de dados híbrida do mundo, agnóstica e baseada em tecnologias Open Source, para garantir flexibilidade e liberdade aos clientes.

Cloudera premia marcas inovadoras e transformadoras e promove iniciativas de voluntariado

Durante o Evolve 2023, a Cloudera reconheceu as cinco empresas mais inovadoras e transformadoras, destacando-se no uso inteligente dos dados em seus respectivos setores de atuação. As empresas vencedoras foram:

– Arquitetura de dados moderna: Safra

– Transformação de indústria: Banco do Brasil

– Inovação em nuvem: Itaú

– Dados Para o Bem: Serpro

– Conexão do ciclo de vida de dados: Vivo

Ao longo do evento, a Cloudera promoveu o Cloudera Cares, um programa de voluntariado da Cloudera, no qual a equipe é capacitada para fazer a diferença em suas comunidades e apoiar organizações.

À vista disso, foi trazido para São Paulo o programa “Match Donation”, em que os participantes puderam doar para instituições de caridade, e a Cloudera igualou as doações, até US$ 1.500 no total.

As instituições apoiadas foram “Da Periferia para a Faria Lima”, que inspira jovens oferecendo apoio em suas trajetórias, e “Cidadão Pró-Mundo”, que promove a integração social através do ensino de inglês para jovens de escolas públicas no Brasil.

Sobre a Cloudera

Na Cloudera, acreditamos que os dados podem tornar o que é impossível hoje, possível amanhã. Capacitamos as pessoas a transformarem seus dados em IA empresarial confiável para que possam reduzir custos e riscos, aumentar a produtividade e acelerar o desempenho dos negócios.

Nosso open data lakehouse permite o gerenciamento seguro e a análise portátil de dados nativa da nuvem, ajudando as organizações a gerenciarem e analisar dados de todos os tipos, em qualquer nuvem, pública ou privada.

Com tantos dados sob gestão quanto os provedores de nuvem, somos o parceiro de dados preferido das principais empresas em quase todos os setores.

A Cloudera tem orientado o mundo sobre o valor e o futuro dos dados e continua liderando um ecossistema vibrante alimentado pela inovação implacável da comunidade de código aberto.

Cloudera e marcas associadas são marcas comerciais ou marcas registradas da Cloudera, Inc. Todos os outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

10 serviços que vão manter sua empresa fora da mira dos hackers

Gartner divulga as oito principais previsões de cibersegurança para 2023-2024

Como preparar as empresas para adotarem Inteligência Artificial e aumentarem a produtividade

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!