Últimas notícias

Fique informado

5G completa um ano e avança pouco no Brasil

11 de julho de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Para especialista em tecnologia, a tecnologia se expandiu muito abaixo do que poderia e usuários ainda enfrentam problemas de conexão

Ao completar um ano de ativação nesta quinta-feira (06/07), o 5G pouco avançou no país, na avaliação de especialistas em inovação tecnológica.

Para eles, essa expansão ao longo desse período, foi pequena diante do que essa geração de tecnologia pode oferecer de benefícios e agilidade à sociedade em geral. Hoje, o país registra uma cobertura em 315 municípios.

Dessa forma, o 5G já alcançou mais de 10 milhões de usuários nessas cidades, segundo o Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis).

A expectativa é de que esse número de pessoas aumente ainda mais durante este ano, pois 1.610 municípios já receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativar o sinal.

Porém, a ativação depende de as operadoras implantarem os equipamentos e fazerem o pedido junto ao órgão.

Ruy Rede, especialista em Tecnologia e CEO da BTTECH

De acordo com o especialista em tecnologia e CEO da BTTECH, Ruy Rede, o avanço dessa tecnologia ainda foi muito pouco perto do que ela pode oferecer.

“As propagandas criaram as expectativas de um mundo totalmente novo com experiências incríveis, mas os usuários finais ainda vivem os problemas de conexão e queda de linha. Talvez o lado de games tenha sentido melhor este avanço, mas ainda há muito a se fazer para que a tecnologia tenha seu aproveitamento”, avalia.

O CEO da BTTECH vai mais além e destaca que as companhias de telefonia não têm um incentivo financeiro para acelerar esses processos. Com isso, querem acentuar os investimentos feitos nas tecnologias anteriores.

“As empresas ainda não descobriram a fórmula ideal para transformar essas novidades (do 5G) em margem de lucro. O pensamento não está errado, mas atrasa o processo de chegada da tecnologia às mãos do cliente final”, analisa. O especialista avalia quais serão os próximos passos do 5G no país:

Economicamente viável

O especialista afirma que, apesar de empolgante, a tecnologia precisa ser útil e economicamente viável para se manter. Por isso, há a necessidade de se criar novos produtos voltados para a tecnologia.

“Já existem telefones e outros produtos de IoT (conectados à internet) suficientes no mercado para que as empresas criem novos serviços e produtos baseados nessa nova realidade. Há demanda para absorver a criatividade de muitas coisas que os usuários finais sequer imaginam a existência”, ressalta o especialista.

Agentes inovadores e inventores

O CEO da BTTECH afirma que o 5G abriu tantas possibilidades. No entanto, ainda aguarda agentes inovadores e até mesmo inventores de produtos para a nova tecnologia.

Para ele, esses personagens farão com que a utilização da tecnologia aconteça numa rapidez típica dessa geração tecnológica.

“Se olharmos a história, o telefone levou mais de 50 anos para atingir 50 milhões de usuários e a internet um pouco mais de 3 anos. A diferença do mundo atual é enorme e agora a expectativa é que tudo aconteça na velocidade do 5G.

Sobre a BTTECH

A BTTECH é uma lawtech fundada pelos mesmos sócios do BTLAW, escritório com mais de 70 anos de atuação. Criada com o objetivo de oferecer ferramentas digitais que facilitem o dia a dia das empresas, com menos papel e mais tecnologia, a startup une a expertise jurídica do escritório com a de desenvolvedores de softwares.

Dentre os produtos, o BTDOCS, um software de gestão de contratos; o BTCORP (solução para publicação das informações exigidas pela Lei das S.A. na internet) e o OPEN BANKING (infraestrutura pronta que simplifica a implantação da operação de Open Finance nas instituições, segundo as regras da LGPD e do Banco Central).

Temos excelentes artigos sobre o Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo.

Somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech então segue a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!

Você também você pode se interessar por Criptoativos.

25jun(jun 25)18:1527(jun 27)18:15Febraban Tech 2024 - 25 a 27 de junhoO evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho de 2024 e falará sobre inteligência artificial generativa, internet 5G e 6G e outros assuntos18:15 - 18:15 (27) gmt Transamerica Expo Center - São Paulo, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP

O 5G e as novas oportunidades para a indústria de telecomunicações

Inteligência artificial, big data e 5G são a chave para a competitividade do setor financeiro

Provedores debatem desafios e oportunidades com a chegada do 5G

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!