Como já mostrado pela Kaspersky, 3 em cada 10 brasileiros ainda têm dificuldades em reconhecer mensagens falsas
Apesar disso, as pessoas não sabem como evitar a coleta online de dados ou como reconhecer golpes.
Empresa ensina a sair da retranca e evitar tomar uma goleada
Apesar da maioria dos brasileiros (62%) demonstrar preocupação com sua segurança online, 40% das pessoas ainda desconhecem como funciona a coleta de seus dados pessoais no ambiente digital.
Para ajudar os internautas, a Kaspersky vai aproveitar o clima do futebol e explicar como driblar as ameaças de forma mais eficiente e antecipar perigos online ao adotar comportamentos proativos.
Para que os cibercriminosos cheguem aos gols – roubando dados ou dinheiro das vítimas – é necessário que eles furem suas defesas.
Como já mostrado pela Kaspersky, 3 em cada 10 brasileiros ainda têm dificuldades em reconhecer mensagens falsas – portanto as pessoas acabam clicando em qualquer link sem se preocupar.
Mas como barrar um golpe que é uma mensagem fraudulenta, sem conseguir reconhecê-la como uma ameaça? Por exemplo, recentemente os internautas brasileiros receberam um link malicioso que pedia dados sensíveis prometendo o álbum de figurinhas – nesta situação, a primeira defesa deveria ser consultar se a promoção é verdadeira.
O passo a passo é simples. Para matar no peito, não clique em mensagens com promoções, seja no WhatsApp, redes sociais ou e-mail.
Depois, verifique quem está enviando a mensagem – importante ter em mente que o roubo do WhatsApp é um golpe muito popular no Brasil, portanto desconfie mesmo que a pessoa seja conhecida.
Os golpistas costumam explorar também nomes de empresas famosas, então fique de olho em erros de digitação ou edições que tornem o nome da marca estranho.
E jamais responda ou compartilhe o link – não passe essa bola adiante.
Além do remetente, analise também para qual endereço/site o link está direcionando.
Se a mensagem é de um banco, o site precisa conter o nome dele – o mesmo ocorre para promoções, descontos ou qualquer outra mensagem “urgente”.
Essa etapa é importante para evitar marcar um gol contra.
Uma maneira de verificar se a mensagem/promoção/desconto é verdadeira é acessando o site oficial da empresa – mas para o gol valer, essa consulta precisa ser feita pelo navegador e digitando o site verdadeiro da organização mencionada.
Caso o site – também pode ser perfil nas redes sociais – não contenha a informação desejada, é um indício de que se trata de uma fraude.
Se a pessoa tiver clicado na mensagem, é importantíssimo analisar o que está sendo solicitado.
Foi prometido um desconto em troca de suas informações? Desconfie imediatamente e siga os passos para checar se a promoção realmente existe.
Jamais informe dados pessoais, número do cartão de crédito ou suas senhas.
“Mesmo os mais vigilantes às vezes cometem erros, mas é importante sempre se manter alerta. Ninguém gosta de perder! As dicas valem mesmo para quem tem um programa de segurança instalado no celular ou computador, pois há golpes como o roubo do WhatsApp que não usam códigos maliciosos e, neste caso, o bom senso e conhecimento de segurança são suas únicas defesas. Agir corretamente garantirá a vitória sempre“, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina.
O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de soluções e serviços de segurança especializados que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução.
Ficou com dúvida? O treinador te ajuda! Veja o resumo com as recomendações da Kaspersky e evite perder o jogo contra o cibercrime:
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Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997.
O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo.
Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 240.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante.
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