Algumas empresas não budget para investir em segurança da informação, e muitas vezes ficam à mercê da invasão de dados colocando em risco todo o patrimônio
Ano passado o impacto gerado por fraudes em publicidade digital chegou a U$ 7,2 bilhões
Os hackers não têm como alvo somente grandes corporações, qualquer um está vulnerável à invasão da privacidade digital. Mesmo que o investimento em segurança seja alto e a empresa conte com uma equipe bem treinada nesse sentido, ela pode ter seus dados invadidos. Exemplo disso aconteceu no último dia 20, com a invasão à Comissão de Valores (SEC) da Bolsa norte-americana, e com o Banco da Grécia no dia 26.
Pensando nisso, Emmanuel reuniu algumas dicas de segurança simples para a proteção de
empresas e usuários quando o assunto envolve a invasão da privacidade digital. Envio anexa uma foto do porta-voz, e qualquer dúvida estou à disposição.
Segurança da informação é uma das maiores preocupações dentro das empresas, principalmente quando o tema envolve roubo de dados digitais. Esse tipo de invasão cresceu tanto que hoje representa o segundo lugar na lista das principais criminalidades no mundo – perde apenas para o tráfico de drogas.
Com isso, as empresas precisam investir cada vez mais em tecnologias que a protejam de hackers, pois o prejuízo financeiro pós-invasão pode ser milionário, ou seja, muitas vezes menor que os investimentos em segurança.
Ano passado o impacto gerado por fraudes em publicidade digital chegou a U$ 7,2 bilhões, e foram contabilizadas mais de mil invasões às empresas e agências somente do governo norte-americano. Os casos mais recentes foram: a invasão à Comissão de Valores (SEC) da Bolsa norte-americana, no último dia 20; e a invasão ao Banco da Grécia no último dia 26.
Para dar dicas de segurança às empresas, Emmanuel Santana, co-fundador e CTO da Reamp – empresa que oferece tecnologias e serviços para gestão de mídia e dados – listou oito medidas simples de prevenção contra a fraude digital. Emmanuel defende a teoria de que é possível criar privacidade digital com algumas soluções acessíveis. Confira:
1 – Cuidado com o anti-vírus: muitas ferramentas se passam por “anti-vírus” para acessar dados de administrador do computador. Para se prevenir desse ataque, verifique a empresa desenvolvedora e utilize sistemas operacionais atualizados;
2- Fique atento com ferramentas que prometem fazer milagres como deixar o computador mais rápido: normalmente estão repletas de malwares;
3- Ao configurar o roteador, mude as senhas padrões. Soluções simples evitam o ataque por DNS, impedindo que hackers façam invasões em internet bankings dos usuários, por exemplo;
4- Ao navegar em sites que exijam login, verifique a extensão do endereço (https://) e se o certificado de segurança é válido. Alguns ataques replicam páginas da internet, e essa medida ajuda na prevenção de fraude;
5- Não memorize suas senhas em computadores que não são seus. Prefira usar gerenciadores de senhas como o LastPass, Dashlane e KeePass para armazenar suas senhas – eles impedem invasões via keyloggers, por exemplo. Além disso, sempre que possível, prefira criar logins compostos por senhas e configurações via celular;
6- Em dispositivos móveis, prefira acesso com a impressão digital, e configure as ferramentas de localização disponíveis no aparelho para bloquear caso seja roubado;
7- Cuidado com o que é dito dentro de ferramentas que não usam criptografia: as mensagens podem ser lidas por qualquer usuário que faça parte daquela rede;
8- Cuidado com o e-mail de recuperação de senha: se estiver inválido por conta de domínio expirado ou falta de uso, ele pode estar sendo usado por outra pessoa.
Sobre a Reamp:
A Reamp atua no mercado brasileiro desde 2010. Um dos seus diferenciais é a oferta completa entre tecnologias e serviços para mídia, transformando a coleta, gestão e análise de dados em pilares fundamentais para conhecer melhor seus consumidores, planejar e controlar a compra de mídia e aprimorar a comunicação com a audiência desejada. A empresa é hoje uma das principais consultorias de mídia no país, e atende companhias como GM, Movida, Samsung, Livelo, Rock e Rio e outras.