Uma API de assinatura digital confiável segue as normas e obrigatoriedades estabelecidas pela ICP-Brasil, assegurando a conformidade com a legislação vigente
A digitalização e desmaterialização de processos são etapas inevitáveis da transformação paperless e tendem, no curto prazo, a deixar de ser um diferencial competitivo para se tornar requisito indispensável para a atuação das corporações.
Inserida nessa tendência está a assinatura digital de documentos, que permite às empresas eliminar gargalos inerentes à sua atuação: lentidão de processos burocráticos, gastos com impressão, armazenamento e transporte de documentos.
Nesse cenário, a melhor maneira para que essas empresas consigam adotar essa tecnologia nas suas rotinas é por meio de uma API de assinatura digital. Ela permite a comunicação com essas funcionalidades a partir do próprio sistema de forma segura, rápida e flexível.
E o que observar ao escolher uma API de assinatura digital? Neste post, você vai ver as principais vantagens e o que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma API de assinatura digital. Acompanhe!
O que é uma API de assinatura digital
Há muitos casos em que uma organização precisa de uma solução de assinatura digital. Por exemplo, quando o volume de assinaturas é muito elevado ou quando quer acelerar esse processo por meio da transformação paperless.
Nesse caso, as organizações contam com algumas opções: podem contratar uma solução SaaS, podem desenvolver internamente a solução dentro do seu sistema ou, então, integrá-la por meio de API.
No caso da API de assinatura digital há um elo dentro do sistema da empresa com a solução de assinatura, que leva a requisição de um usuário do seu sistema para o software assinador e devolve como resposta para ele o documento assinado.
Mas qual a vantagem de optar pela API de assinatura digital em vez das outras opções? Confira a seguir!
Vantagens da API de Assinatura Digital
Foco no core business
Com API de assinatura digital não será necessário montar um time especialista para desenvolver a solução. O desenvolvedor não precisa entender de certificação digital, criptografia avançada ou como o software assinador funciona. Assim, pode se dedicar ao core business.
Investimento reduzido
O investimento inicial para lançar a feature será consideravelmente menor, já que a API será paga por assinaturas requisitadas.
Lança a funcionalidade mais rápido
A integração de uma solução pronta de um fornecedor especialista acelera o lançamento da feature. Com isso, a opção de assinar digitalmente no próprio sistema chega mais cedo para os usuários.
Atualização a cargo do fornecedor
O cumprimento de regulações do setor, manutenção e atualização do sistema são terceirizados e garantidos pelo fornecedor especializado.
Compliance
Garantia de adequação às normas da ICP-Brasil e atendimento a todos os padrões de assinatura estabelecidos, além de legislações específicas de setores como saúde e educação.
Sistema mais completo
O sistema da organização vai concentrar todas as principais demandas dos processos, reunindo as funcionalidades necessárias para realizar as ações em um único software.
Melhor experiência do usuário
O cliente não vai precisar acessar um outro sistema de assinatura para fazê-la. Toda a operação vai permanecer no sistema com que o time já habituado. Assim, a usabilidade é melhor e os processos se tornam mais ágeis.
Vantagem competitiva
Em alguns casos, fazer a integração de assinatura digital no seu produto e lançá-la rapidamente para os usuários por meio de API pode ser uma maneira de se diferenciar no mercado e ante a concorrência.
9 pontos a considerar ao escolher uma API
Saber o que levar em consideração no momento da escolha é essencial para ter a certeza de contar com uma solução adequada e que atenda às expectativas da empresa. Veja 9 pontos a avaliar na hora de escolher uma API.
1. Fornecedor de confiança
Quando falamos de transformação paperless, nos referimos a investimentos que permitem às organizações tornarem-se mais ágeis e flexíveis, facilitando sua adaptação às mudanças do mercado.
Nesse sentido, a escolha de uma API de assinatura digital passa por assegurar que a solução foi desenvolvida em uma plataforma robusta e elaborada por um fornecedor especialista que entenda o cenário atual e as exigências do setor.
2. Características da API
Observar se a fornecedora segue o padrão de mercado, adotando as tecnologias modernas e boas práticas em suas APIs.
As APIs da BRy, por exemplo, têm arquitetura REST, autenticação OAuth, boa documentação, webhook e exemplos em múltiplas linguagens de programação.
3. Funcionalidades
A solução de assinatura digital tem todas as funcionalidades que a organização precisa? Em alguns casos, é necessário combinar APIs para obter todas as funções que precisam: assinatura digital e eletrônica, certificado digital em nuvem e carimbo do tempo.
4. Documentação e códigos de exemplo
A documentação da API de assinatura digital deve ser clara, trazer exemplos relevantes e elencar todos detalhes de como ela funciona, bem como as instruções para que ela possa ser aplicada sem que haja desperdício de tempo e esforço.
Avalie a documentação em detalhe e, se ela não for padronizada, não deixe de tirar todas as dúvidas com o fornecedor. Questões como forma de pagamento ou até limitações, como quantidade de requisições em um período de tempo, podem ser importantes para o negócio.
Além disso, dependendo da complexidade da API, é fundamental que o fornecedor conte com um repositório de códigos com exemplos de uso dos serviços em diferentes linguagens de programação.
5. Performance e resiliência
Qual o tempo de resposta a uma requisição? E quanto a possíveis quedas e erros, com que frequência é preciso fazer novas requisições? As interrupções vão atingir os usuários? E o que acontece se você precisar escalar a operação?
Todas essas perguntas precisam ser respondidas ao selecionar o fornecedor da API de assinatura.
6. Segurança e compliance
Verificar os padrões de segurança da informação adotados e observar se o compartilhamento de dados está de acordo com requisitos legais do seu setor, bem como se existem mecanismos para solicitar a permissão dos usuários.
7. Testes de certificação digital
Para que a assinatura digital possa ser feita, é necessário que o usuário tenha um certificado digital válido. Sendo assim, é preciso garantir que os desenvolvedores possam fazer os testes necessários com certificados digitais específicos para essa finalidade.
8. Suporte durante e pós-implementação
Além de todos os fatores citados anteriormente, outro ponto importante na escolha da melhor API de assinatura digital é poder contar com suporte para tirar dúvidas e orientar, caso seja necessário.
Em projetos mais complexos de implementação, também pode ser interessante contratar uma consultoria mais específica para realizar a integração com total segurança.
E depois da implementação, se houver um problema específico com o serviço de um fornecedor de API, você precisa saber como o fornecedor vai responder.
9. Inovação do fornecedor
Você precisa ter segurança de que o fornecedor vai continuar a criar melhorias para o serviço de assinatura, tornando a operação mais fácil. Não apenas se o fará, mas em que velocidade.
Quão burocrática é a evolução do produto que você está escolhendo integrar? Verifique, da mesma forma, se o fornecedor busca o feedback dos clientes e usuários para embasar essas atualizações.
Por que integrar assinatura digital ao seu software
Vantagens de utilizar uma API de assinatura digital para integração:
– Competitividade: a empresa passa a contar com soluções altamente tecnológicas para solucionar problemas tradicionais, garantindo mais fluidez aos processos.
– Compliance: uma API de assinatura digital confiável segue as normas e obrigatoriedades estabelecidas pela ICP-Brasil, assegurando que a empresa mantenha-se em conformidade com a legislação vigente.
– Economia de recursos: como comentamos, a integração por meio de API dispensa a necessidade de uma equipe dedicada ao desenvolvimento, manutenção e atualização do sistema. Além disso, reduzem-se gastos como impressão, custódia de documentos, entre outros.
– Eficiência: como a integração via API permite que a empresa migre para o digital, o trâmite de documentos torna-se mais ágil, reduzindo a burocracia e aumentando a produtividade.
– Otimização de processos: a API apenas adiciona as funcionalidades desejadas ao sistema que a empresa, seus clientes e colaboradores já utilizam, agilizando o processo de adaptação.
– Paperless: como vimos, a assinatura digital permite a digitalização dos processos da empresa e possibilita a eliminação dos papéis nas suas rotinas.
– Segurança: por meio da integração, é possível ter controle total de quem possui acesso às informações. Além disso, a empresa tem a certeza de contar com uma aplicação desenvolvida por especialistas na área.
Publicado originalmente em https://www.bry.com.br/blog/api-de-assinatura-digital/
Sobre a Bry

Há mais de 24 anos, construímos confiança através da tecnologia. Somos a Bry, uma trust tech que faz parte do grupo Certifica&Co e atua no desenvolvimento de soluções seguras para assinaturas digitais, certificação eletrônica, integração de APIs e formalização digital de documentos. Ajudamos empresas e instituições públicas a digitalizarem seus processos com segurança, eficiência e validade jurídica.
Mais do que provedores de tecnologia, somos parceiros na transformação digital com confiança. Nosso foco é unir inovação, performance e conformidade para que o digital seja um ambiente seguro, ágil e acessível para todos.
Leia outros artigos da Bry aqui!
Como integrar assinatura digital ao software da sua empresa
API de certificado digital na nuvem: como funciona e quais as vantagens
Como a assinatura híbrida facilita a gestão de documentos digitais




























