Últimas notícias

Fique informado

Inteligência Artificial: têm impactado o agronegócio brasileiro

29 de agosto de 2023

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Pagamentos com criptomoedas passam a ser aceitos pelo Banco do Brasil

Os pagamentos com criptoativos devem ser feitos dentro da plataforma

17 de fevereiro de 2023

4 tendências para o mercado de pagamentos em 2023

Em 2023, essas tendências devem passar por melhorias e ganhar novas funcionalidades, além de novidades que prometem revolucionar o setor

30 de dezembro de 2022

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

Com o ITP o consumidor inicia uma transação fora do ambiente de sua instituição financeira e paga diretamente suas contas sem precisar de cartões de débito ou crédito. 

17 de novembro de 2022

TOTVS lança sistema que gerencia assinaturas, contratos e pagamentos de empresas que atuam no modelo de economia recorrente

Desenvolvido no modelo SaaS (software as a service), o sistema aprimora a gestão de planos e pagamentos,

16 de novembro de 2022

A inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, com soluções que mudam a maneira como as pessoas trabalham

Empresas como a ignitia, por exemplo, auxiliam produtores na tomada de decisões e a obterem resultados mais eficazes no campo.

A inteligência artificial (IA) vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, com soluções e ferramentas que mudam a maneira como as pessoas interagem e trabalham, e a tendência é que esse mercado cresça cada vez mais.

De acordo com dados levantados pela empresa de pesquisa Markets and Markets, a expectativa é que o mercado de IA crescerá para uma indústria de US$190 bilhões, até 2025.

No agronegócio, esse cenário não poderia ser diferente, especialmente quando se trata de otimização e tomada de decisões informadas.

Um exemplo disso é a ignitia, uma empresa de inteligência climática que ilustra a interseção entre a IA e o agronegócio por meio de soluções avançadas de previsão do tempo, direcionadas para a agricultura em regiões tropicais.

“Ao empregar tecnologia avançada de IA e aprendizado de máquina, a ignitia coleta, analisa e interpreta dados climáticos complexos para fornecer previsões meteorológicas altamente precisas. Essas previsões ajudam os agricultores a tomar decisões fundamentadas sobre plantio, colheita, irrigação, melhor momento de pulverização e adubação, minimizando as incertezas climáticas”, explica o gerente de desenvolvimento de mercado da empresa, Fernando Bastos.

Ainda de acordo com Bastos, a relação entre IA e agronegócio pode ser evidenciada por vários casos de sucesso, como a otimização das colheitas com base em dados históricos e condições climáticas, que tem resultado em maior eficiência e qualidade dos produtos.

A gestão inteligente da irrigação, impulsionada pela IA, economiza água e maximiza o crescimento das culturas. Além disso, na ignitia fornecemos previsões climáticas precisas, permitindo decisões bem informadas”, completa.

Na Nigéria, onde a ignitia tem forte atuação, a empresa Value Seeds é um desses casos de sucesso. Líder em sementes, atualmente, apoia cerca de 6 mil pequenos agricultores com o sistema de previsão da ignitia.

Esses produtores receberam previsões climáticas de alta precisão por meio de mensagens SMS e, também, acesso ao painel completo de inteligência climática para os consultores agrícolas da Value Seeds.

“Para se ter uma ideia, em 2020, antes de utilizarem o sistema da ignitia, os agricultores tinham uma previsão de 60% de acurácia, provenientes de outras plataformas, e acabavam tendo muitas perdas com fenômenos inesperados, como chuvas e estiagem, que são bastante comuns em climas tropicais. No ano seguinte, a acurácia das previsões, com a ignitia, passou para 90%, o que ajudou a aumentar a qualidade e a produtividade nas lavouras”, ressalta o gerente.

Outro caso concreto que demonstra como a IA tem contribuído para resultados mensuráveis na agricultura é a identificação precoce de doenças e pragas por meio de análises que ajudam a evitar perdas significativas nas lavouras.

Neste contexto, as ferramentas auxiliam na aplicação de insumos de maneira eficaz, reduzindo custos e, até mesmo, impactos ambientais.

Mas, para que o produtor tenha sucesso, é preciso que ele tenha conhecimento sobre o cotidiano do mercado e tenha o planejamento correto para gerir seu negócio.

Quando se tem ferramentas inteligentes que conseguem agrupar e coletar dados e gerar novas informações todos os dias, este planejamento se torna mais correto e, como consequência, a tomada das decisões melhora e o tempo de ação fica mais rápido”, finaliza Fernando Bastos.

Sobre a ignitia

Fundada em 2010 por cientistas suecos, a ignitia é a primeira empresa do mundo a entregar previsão com modelo específico para climas tropicais e personalizada para cada fazenda. O sistema desenvolvido entrega informações de alta precisão por meio de aplicativos, plataformas, alertas e dados digitais.

O sistema de previsão da ignitia é baseado no equivalente a mais de 30 anos de horas-homem de pesquisa e desenvolvimento, abordando as principais adversidades das regiões tropicais, como a variabilidade climática.

Com isso, todos os segmentos do mercado agro, seja agroindústria, rede de distribuição, fornecedores de insumos, bancos, seguradoras e todos tipos de agricultores grandes, médios ou pequenos, conseguem obter informações específicas e relevantes para as suas fazendas e tomar decisões importantes e personalizadas, como o preparo do solo, aplicação de fertilizantes e aplicação de defensivos.

Inteligência Artificial é estratégia à prevenção da inadimplência e recuperação de crédito

Curso online e gratuito ensina como a Inteligência Artificial pode potencializar os anúncios online

Freshworks incorpora IA generativa para ajudar times de suporte, vendas e marketing a melhorar qualidade e eficiência

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!