Depois de 16 dias, enfim terminou a grave dos CORREIOS que afetou todo o Brasil. Todos os serviços foram interrompidos, mesmo os especiais contratados por empresas.
Por William Bergamo
Sem entrar no mérito dos motivos das reivindicações, fato é que a greve causou muitos transtornos aos cidadãos brasileiros por envolver além de envio de encomendas pessoais, deixaram de receber documentos importantes, contas de consumo e boletos diversos, mas, no fim do dia, as empresas sem dúvida foram as mais prejudicadas.
Prejudicadas em seus recebimentos, principalmente as empresas de consumo dos serviços de telefonia, gás, luz e aguá e outras porque deixaram de cumprir prazos em função de extravio de contratos e documentos importante como no caso de licitações por exemplo. Um verdadeiro apagão.
Fala-se muito na mídia e nos eventos e congressos, de praticamente todas as áreas de atuação, da Transformação Digital, mas uma greve como essa demonstra o quanto as empresas ainda estão longe de iniciar-se nessa transformação.
Com os recursos de tecnologia atualmente disponíveis, é possível que empresas, de qualquer setor econômico, possam evoluir na comunicação com seus usuários, clientes e fornecedores quanto ao envio de recebíveis pelos serviços prestados e na assinatura e envio de documentos eletrônicos.
Imagine se, ao invés de contratos impressos sua empresa utilizasse contratos assinados eletronicamente. Daria celeridade na coleta das assinaturas, que não precisariam mais ser presenciais, eliminaria o tempo de reconhecimento de firma em cartórios e o envio por motoboys e correio no caso de contratos firmados com as partes que não estão na mesma cidade.
E, imagine se sua empresa pudesse enviar as cobranças via emails que podem ser lidos pelos clientes em seus smartphones, com um console de administração em que sua empresa comprova o recebimento e a leitura do cliente e produz relatórios completos sobre o envio, leitura e resposta recebidas.
Nós, da e-Safer, pensando nisso desenvolvemos a solução ENVIO SEGURO que faz a entrega de boletos, notificações, alertas, contratos e qualquer outro documento de forma segura, com rastreabilidade e confirmação de entrega com valor jurídico.
O Envio Seguro faz a custódia dos documentos eletrônicos enviados, gerando evidencias e relatórios de acompanhamento entrega e leitura. Podendo a qualquer momento resgatar um relatório forense de entrega com eficácia probante.
De uma forma muito simples e segura, ambas as partes, podem, a qualquer momento, verificar o documento original (dados, data e certificados de assinatura e integridade do documento).
Hoje, já atendemos clientes de diversos segmentos, com mais de 10 milhões de envios mês, ou seja, 10 milhões a menos de cartas enviadas pelo correio, refletindo uma significativa economia de custos, tempo e de arvores… dentro outros impactos positivos.
Tudo isso tem segurança digital, jurídica e com a chancela do carimbo do tempo.
Falar em Transformação Digital é simples, mas só poderão realmente realizar isso as empresas que já estão aplicando os recursos tecnológicos disponíveis para este fim. O plano estratégico e a mudança de cultura da empresa é o primeiro passo para que a Transformação Digital realmente se torne uma realidade.
* William Bergamo – CEO & Co-Founder at e-Safer Consultoria em Tecnologia da Informação