Últimas notícias

Fique informado

A NA-AT Technologies, chega ao Brasil com tecnologia multibiométrica para assinatura de documentos eletrônicos

26 de agosto de 2021

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A NA-AT Technologies, empresa internacional de origem mexicana, oferece agora ao mercado brasileiro soluções que garantem um alto nível de segurança nas assinaturas remotas de contratos, proporcionando total validade jurídica, reduzindo o roubo e usurpação de identidade com tecnologia multibiométrica

FAD Assinatura Autógrafa Digital líder no México chega ao Brasil com atributos de tecnologia biométrica garantindo alto nível de segurança na assinatura remota de acordos e contratos.

A multipremiada empresa de soluções biométricas e principal fornecedora do setor financeiro mexicano, NA-AT Technologies, chegou ao Brasil por meio de seu carro-chefe, FAD® Assinatura Autografa Digital, com atributos únicos que atestam a identidade digital dos envolvidos. O objetivo é trazer ao mercado brasileiro soluções que garantam um alto nível de segurança na assinatura remota de contratos, com tecnologia biométrica e de alto nível de segurança.

A FAD® alcançou no México um aumento de até 300% na colocação de novos produtos financeiros e uma redução de 99% nos pedidos de repúdio à assinatura de contratos nas mais de 200 empresas que atualmente operam com suas soluções, consolidando a empresa como o principal provedor do setor financeiro mexicano.

Recursos de segurança exclusivos reduzem o risco de fraudes

Carlos Chavarría, Diretor Geral da NA-AT

De acordo com Carlos Chavarría, Diretor Geral da NA-AT, por conta das mudanças implementadas durante a pandemia no Brasil, as tecnologias de assinatura eletrônica passaram a ser utilizadas em larga escala pelas empresas. Somente em 2020, houve um aumento de 80% nas tentativas de fraude de identidade, segundo levantamento feito pela FEBRABAN.

“Dentro deste cenário, nosso objetivo no Brasil é trazer para os bancos, seguradoras e todas as empresas abertas à inovação digital, soluções para fechamento de acordos que garantam eficiência e alto nível de segurança. Queremos reduzir drasticamente o roubo e a usurpação de identidade, por meio de nossa tecnologia para assinatura eletrônica e validação multibiométrica, proporcionando total autenticidade jurídica”, afirma.

Em termos de segurança digital a solução conta com características únicas que certificam a identidade digital dos envolvidos, garantindo a diminuição de riscos, cumprimento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e, ainda, aderência aos princípios das Leis Modelo para Comércio Eletrônico da UNCITRAL (Comissão das Nações Unidas para o Direito do Comércio Internacional).

“Nossa solução cumpre com todos requisitos para que uma assinatura eletrônica tenha total validez legal como acessibilidade, integridade e atribuição. Ou seja, assegura que todos os que assinam tenham acesso ao documento a qualquer momento; garante que o documento não sofra alteração ao longo do tempo e que somente a própria pessoa possa assinar em seu nome. Graças aos diferentes elementos tecnológicos aplicados ao documento, a solução proporciona maior segurança que o papel”, comenta.

Prevenção de fraudes e roubo de identidade

Um estudo realizado em 2020 pela Market and Markets (M&M), prevê que a fraude por roubo de identidade chegará a mais de 100 bilhões de dólares até 2023, somente na América Latina. O dado alarmante está relacionado a maneira como os contratos são assinados.

Hoje, a viabilização de um contrato exige a assinatura de duas ou mais pessoas. No entanto, muitas vezes não são os titulares que assinam, mas outras pessoas em seu nome, resultando em sérios problemas em relação à fraude de roubo de identidade. A assinatura de documentos através da FAD® conta com recursos como vídeo da assinatura, vídeo de aceitação do acordo, geolocalização e constância de conservação aprovada pelas autoridades, evitando fraudes e garantindo a segurança digital”, esclarece Chavarría.

Vale lembrar que, há quase 20 anos, foi criada no Brasil a Medida Provisória 2200-2, que tem por objetivo regulamentar as especificações técnicas a serem adotadas para assinaturas eletrônicas, visando proporcionar segurança e legalidade nas relações eletrônicas. Segundo Chavarría, sua importância e necessidade de adequação têm sido vitais para a emissão de documentos digitais. 

Não cair no atraso tecnológico tem sido uma questão prioritária para o mercado brasileiro, um gigante com oportunidades de negócios em tecnologia. Seu grande potencial econômico permite a entrada de soluções biométricas como a FAD®, melhorando a eficiência principalmente do setor financeiro, com o objetivo de transformar a maneira como os acordos são realizados”, finaliza o executivo.

A FAD® Assinatura Autografa Digital já promoveu uma redução de 99% nos pedidos de repúdio à assinatura de contratos nas mais de 200 empresas que atualmente operam com suas soluções, consolidando a empresa como o principal provedor do setor financeiro mexicano.

Sobre NA-AT Technologies

NA-AT Technologies é uma organização de origem mexicana com presença internacional.

Foi fundada em 2005 com o objetivo de desenvolver plataformas tecnológicas para transformar o ecossistema financeiro latino-americano por meio de tecnologias que permitem digitalizar processos, validar identidade e legitimar operações remotas.

Seus clientes incluem grandes empresas como Santander, Scotiabank, American Express, HSBC, New York Life Insurance, AXA Seguros, JPMorgan, Toyota, Volkswagen, MetLife, entre muitas outras.

ASSINATURA ELETRÔNICA E DIGITAL

O Crypto ID artigos e notícias sobre aspectos técnicos e regulatórios sobre Assinatura Eletrônica e Digital. Acesse a nossas colunas especiais sobre Assinatura Digital e Eletrônica e Documentos Eletrônicos.

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DIGITAL E DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

No Brasil a validade de documentos eletrônicos está fundamentada na Medida Provisória 2.200-02 /2001 de agosto de 2001, Lei nº 13.874 de 20 de setembro de 2019, Lei 14.063 de 23 de setembro de 2020, Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020 e Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023.