Últimas notícias

Fique informado
A Nomeação do Novo Presidente do ITI: Enylson Camolesi

A Nomeação do Novo Presidente do ITI: Enylson Camolesi

12 de dezembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O Instituto Nacional de Tecnologia (ITI), uma das instituições técnicas mais competentes e eficientes do Brasil, tem novo Diretor- Presidente, Enylson Camolesi. Nomeado em 11 de dezembro de 2023 pelo Ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa dos Santos publicado no Diário Oficial da União (DOU)

Camolesi traz consigo uma vasta experiência e um compromisso com a excelência técnica. Podemos estar confiantes de que sua liderança resultará na construção de uma estrutura ainda mais técnica e robusta para o ITI.

A Trajetória Profissional de Enylson Camolesi

Enylson Camolesi, o recém-nomeado diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), tem uma carreira distinta e diversificada.

Ex-Assessor Especial do presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Camolesi é formado em engenharia eletrônica pela Unicamp com pós-graduação em economia pela mesma universidade e MBA em Sistemas de Informação (FGV), foi ainda diretor-executivo de relações Institucionais da Telefônica-Vivo, e atua há mais de 25 anos no setor de telecomunicações, com passagem inclusive pela administração pública.

Telefônica: Gerente de Planejamento

A jornada profissional de Camolesi começou na Telefônica, onde atuou como Gerente de Planejamento de dezembro de 1999 a janeiro de 2002. Durante seus dois anos e dois meses na empresa, ele demonstrou competências notáveis em liderança e gestão de equipes de alta performance.

Presidência da República: Diretor

Em agosto de 2003, Camolesi assumiu o cargo de Diretor na Presidência da República, onde permaneceu por quatro anos e sete meses. Neste papel, ele continuou a demonstrar suas habilidades de liderança e gestão de crises, ao mesmo tempo em que desenvolvia competências em advocacy e política pública.

Vivo (Telefônica Brasil): Diretor

Em março de 2008, Camolesi ingressou na Vivo (Telefônica Brasil) como Diretor. Durante seus 14 anos e três meses na empresa, ele foi responsável por uma equipe de 35 pessoas, atuando em processos críticos e posicionamento público junto às esferas estaduais, municipais e federal. Ele desenvolveu competências em várias áreas, incluindo experiência do cliente, relações institucionais, relações governamentais, gestão de crises, assuntos governamentais, equipes de alta performance, atividades de lobbying, FCPA (Lei sobre Práticas de Corrupção no Exterior), advocacy 1e política pública.

Agora, como presidente do ITI, Camolesi está pronto para aplicar sua vasta experiência e habilidades para liderar a instituição em sua missão de manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

ICP-Brasil e SIC

O ITI desempenha um papel crucial na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e no Serviço de Identificação do Cidadão (SIC). Estes são componentes vitais de nossa infraestrutura digital brasileira e são essenciais para a segurança e a confiabilidade de nossas transações online.

A CIN – Carteira de Identificação Nacional, em particular, é nosso maior instrumento de cidadania. Ela fornece uma forma segura e confiável de identificar os cidadãos e é um componente essencial de nossa infraestrutura digital.

O Papel do Presidente

Como presidente do ITI, Camolesi atuará como dirigente máximo da instituição, exercendo o papel de Autoridade Certificadora Raiz – AC Raiz da ICP-Brasil. Ele será responsável por executar as políticas de certificação e as normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil.

O Comitê Gestor da ICP-Brasil

O Comitê Gestor da ICP-Brasil é a autoridade gestora das políticas relacionadas ao Sistema Nacional de Certificação Digital. Este comitê é responsável por estabelecer as normas da ICP-Brasil e aprovar políticas e diretrizes para a Certificação Digital. Como presidente do ITI, Camolesi também atuará como secretário deste comitê, desempenhando um papel crucial na formulação e controle da execução das políticas públicas relacionadas à ICP-Brasil.

Olhando para o Futuro

Segundo as diretoras e fundadoras do Crypto ID, o maior canal de comunicação sobre Identificação Digitall do Brasil…

A nomeação de Enylson Camolesi como presidente do ITI é um marco significativo para a organização. Com sua vasta experiência e habilidades em áreas como liderança, gestão de crises, relações institucionais e governamentais, e política pública, Camolesi está bem posicionado para liderar o ITI em direção a um futuro promissor”, Susana Taboas.

“Camolesi como presidente do ITI deverá agregar um desenvolvimento positivo que pode levar a melhorias significativas na forma como a organização opera e se prepara para o futuro ao lado de uma equipe técnica altamente capacitada. Estamos ansiosos para ver o impacto de sua liderança no ITI”, complementa Regina Tupinambá.

  1. Nota Crypto ID
    Advocacy é um mecanismo utilizado para influenciar tomadores de decisão na mudança ou na criação de políticas públicas em favor de uma causa, de forma a resolver ou minimizar problemas sociais. Também é conhecido como “lobby do bem”, o advocacy exige a definição de um plano estratégico com definição de objetivo, públicos, processos, recursos e pessoas envolvidas. Pessoas físicas, empresas e organizações podem fazer advocacy ↩︎

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!

Publicado decreto com novas atribuições para o ITI