Dados integram o Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022 e apontam crescimento acima da média para o mercado brasileiro
São Paulo, 25 de abril de 2022 – A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software apresentou, durante a solenidade de posse da nova Diretoria para o Triênio 2022-2024 e de 1/3 de seu Conselho Deliberativo, a prévia do Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022. De acordo com dados da International Data Corporation (IDC) analisados pela ABES, o Brasil hoje detém 1,65% dos investimentos em tecnologia em nível global, e 40% dos investimentos em toda a América Latina.
Considerando o total de investimentos globais em tecnologia da informação (software, hardware e serviços) durante o ano de 2021 – que foi de US$ 2,79 trilhões –, o Brasil figura na décima posição neste ranking de investimentos, com US$ 45,7 bilhões aplicados, e lidera na América Latina, cujo total de investimentos alcançou US$ 115 bilhões.
O Brasil segue como referência entre os países considerados emergentes, apresentando um alto grau de maturidade em investimentos em TI – que prioriza os valores dedicados ao desenvolvimento de software e incremento da oferta de serviços.
O total aplicado se distribui em 25% para o mercado de software (U$ 11,3 bilhões), 18% para o mercado de serviços (U$ 8,1 bilhões) e 58% para o mercado de hardware (U$ 26,3 bilhões), o que mostra que o país caminha para a média global, cuja distribuição é de 26% em software, 27% em serviços e 47% em hardware.
Em nível nacional, a ABES aponta um ligeiro aumento da dispersão dos investimentos em TI pelo país.
Nas regiões Nordeste e Norte, o crescimento foi de 1%, enquanto na região Sul o aumento foi de 2%. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a queda foi de 2%.
“O crescimento do mercado de tecnologia, em nível global, foi de 11% em 2021. Entretanto, no mesmo período, o Brasil apresentou um crescimento superior a 17%, o que mostra o potencial do país neste segmento. A tendência, para 2022, é que haja um crescimento global na ordem de 6,4%, e o Brasil, mais uma vez, deve apresentar índices bem acima da média, uma vez que a expectativa de crescimento do nosso mercado seja em torno de 14,3%, atrás apenas da Turquia, cujo crescimento é estimado em 16% para este ano”, aponta Jorge Sukarie Neto, conselheiro da ABES.
Confira outras tendências apresentadas em primeira mão pela ABES durante o evento:
Implantação do 5G: A IDC estima que o 5G movimentará no Brasil cerca de US$ 25,5B até o ano de 2025, na impulsão de tecnologias como AI, Big Data & Analytics, Cloud, Segurança, AR/VR, Robotics e IoT.
IoT: Em 2022 é esperado que um total de US$ 1,6B seja direcionado para soluções serviços relacionados a Internet of Things, o que representa crescimento de 17,6% sobre o ano anterior.
Cybersecurity: Serviços de segurança totalizarão quase US$ 1B no Brasil em 2022, o que representa crescimento médio de quase 10% YoY desde a pandemia. As soluções de segurança superão US$ 860M neste ano, com nuvem recebendo qrande atenção.
Ambiente Híbrido (Cloud): Os gastos com infraestrutura como serviço (IaaS) na nuvem pública alcançarão US$ 1,9B em 2022, com crescimento acima de 36%. A nuvem privada mantém ritmo de crescimento mais discreto, avançando 7,9% e atingindo gastos de US$ 540M no Brasil.
Uso de Dados: Em 2022, é esperado que um total de US$ 2,9B seja direcionado para soluções e serviços de Big Data & Analytics, o que significa aumento de 10,8%. Para AI/ML, o crescimento esperado para os gastos em 2022 é de 28% YoY, alcançndo um montante de US$ 504M.
A íntegra do Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022 será apresentada pela ABES em agosto.
Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.
Paulo Milliet Roque é o novo Presidente da ABES
ABES se une a entidades do setor em prol da federalização legislativa da Inteligência Artificial