A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software removeu da web, no ano de 2021, 115.485 anúncios, links e sites com conteúdos que davam acesso a arquivos que violam o Direito Autoral
Balanço anual de monitoramento da associação aponta queda no número de anúncios removidos, resultado de programa de proteção à propriedade intelectual
A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software removeu da web, no ano de 2021, 115.485 anúncios, links e sites com conteúdos que davam acesso a arquivos que violam o Direito Autoral e a Propriedade Intelectual dos associados da entidade.
A ação acontece desde 2005 e é realizada por meio do trabalho de Monitoramento da Internet da associação. Com isso, a ABES já conseguiu derrubar mais de 890 mil conteúdos ilegais desde o início do monitoramento. O número de links removidos saltou de 56.928 em 2020 para 112.429 em 2021, e de 110 sites no ano retrasado para 117 sites no ano passado.
“A diminuição do número de anúncios removidos se deve ao maior controle estabelecido pelos sites que disponibilizam esse tipo de conteúdo, em parceria com as Entidades de Classe que representam os detentores dos direitos autorais, como é o caso da ABES. Em contrapartida, identificamos a migração deste conteúdo ilegal para outras plataformas de distribuição em que há um menor controle, onde estamos focando nossos esforços para minimizar ao máximo essa prática”, explica Carolina Marzano, assessora de comitês da ABES.
Entre janeiro e julho de 2022, a ABES contabilizou 38.816 links removidos por violarem os direitos de propriedade intelectual. Foram retirados do ar 719 anúncios que promoviam produtos piratas.
Além disso, a entidade foi responsável por derrubar 53 websites que ofereciam downloads ilegais de software.
“A ABES faz um monitoramento contínuo da internet e notifica diretamente os próprios portais de e-commerce e os provedores de acesso. Esta ação tem o objetivo de proteger os consumidores, que podem estar expostos a vírus, malwares e sequestro de dados. Também protege o consumidor que pode estar infringindo as leis brasileiras de propriedade intelectual sem saber”, declara Paulo Milliet Roque, presidente da ABES.
Empresas Associadas à ABES podem contar com esse serviço de monitoramento gratuitamente encaminhando eventuais conteúdos ilegais para o Setor de Monitoramento de Internet.
A entidade também promove a integridade ética entre seus associados por meio do programa Uma Empresa Ética, que incentiva e oferece gratuitamente às associadas os meios para implantar os três pilares essenciais de uma política de integridade e conformidade ao arcabouço legal: a elaboração e implementação de um código de ética; treinamento de compliance aos colaboradores e a adoção de um canal de denúncias independente. Para saber mais acesse o site da iniciativa.
ABES apresenta prévia das tendências para o mercado brasileiro de software em 2022
ABES se une a entidades do setor em prol da federalização legislativa da Inteligência Artificial
Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, sustentável, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
A associação aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que tem como meta mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de boas práticas corporativas, com o compromisso de apoiar 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, por meio da Mobilização pela Redução da Desigualdade e da iniciativa Um Empresa Ética. A plataforma do Pacto Global inclui o monitoramento de compromissos públicos já divulgados pelas companhias relacionados à sustentabilidade e a produção de conhecimento sobre o avanço para os ODS.
Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Atualmente, a entidade representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 208 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de 63,7 bilhões em 2019.
Acesse o Portal ABES ou fale com a Central de Relacionamento: +55 (11) 2161-2833.
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!