A AC SDI foi homologada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI como uma Autoridade Certificadora da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ICP – Brasil em 13 de outubro de 2021, conforme publicação no Diário Oficial da União. A AC SDI foi credenciada como Autoridade Certificadora de 2º nível na hierarquia da AC Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados que tem o papel de PSS – Prestador de Serviço de Suporte e SPBIO Prestador de Serviço Biométrico.
A Cerimônia de Geração de Chaves aconteceu no dia 9 de setembro de 2021, no Data Center do Serpro, e contou com a presença de Daniel Schneider, Diretor de Negócios, CEO – AC SDI, Raphael Pecly, Serpro, Francisco Silveira, Serpro e Ronaldo Íon, Serpro.
Daniel Schneider, Diretor de Negócios, CEO – AC SDI, é contador perito e empresário do setor tecnológico sediado em Brasília que iniciou suas atividades na ICP-Brasil em 2019 com a homologação de uma Autoridade de Registro na capital federal. Em apenas dois anos de atuação expandiu sua atuação para outros estados o que o motivou a se tornar uma AC de segundo Nível.
“Empreender no setor de tecnologia é o caminho natural para os empresários que pretendem crescer exponencialmente nos próximos anos e a identificação digital no cenário atual é imprescindível para acompanhar o movimento migratório para o mundo digital das empresas e cidadãos e por isso nos tornamos uma AC de 2º nível”, afirma Daniel Schneider.
Segundo o empresário, a escolha pelo Serpro para ser seu PSS – Prestador de Serviço de Suporte, ocorreu naturalmente porque eles já operavam como uma AR deles e avaliam como excelente o atendimento que recebem.
“Além do atendimento de suporte técnico e regulatório do Serpro como PSS, eles dispõem de uma série de serviços complementares que facilitam muito a operação da AC como o serviço de PSBio e da plataforma de videoconferência que é fantástica!”, complementa o empresário.
Schneider diz que a AC SDI treina sua equipe para atender com o mesmo empenho desde o cidadão comum que precisa emitir apenas um certificado digital ICP-Brasil até grandes empresas.
O empresário que já atendeu empresas como AmBev S.A, Banco Citibank S.A, Johnson & Johnson S.A, São Paulo Alpargatas S.A, Direcional Engenharia S.A, Zara Brasil, Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A., Iguatemi S.A., Alexandre Herchcovitch; entre outras, diz que, principalmente as empresas de prestação de serviço como é a atividade de emissão de certificados digitais, para prosperar precisam estar em sintonia com conceitos como diversidade, inclusão e respeito.
Em relação aos serviços que a AC SDI vai ofertar ao mercado Schneider revela que além dos certificados digitais ICP-Brasil para pessoas físicas e jurídicas estão em seu radar os certificados para objetos metrológicos IoT e certificados para servidores web que são os Certificados TLS – Transport Layer Security, o protocolo que substituiu o SSL – Secure Sockets Layer, ICP-Brasil.
“Até o final do ano teremos finalmente a Raiz da ICP-Brasil reconhecida pelos principais navegadores utilizados no mundo com a obtenção do selo “ WebTrust for SSL” e o reconhecimento da Raiz brasileira pelo consórcio CA/Browser Fórum que desde 2005 atua como um conselho internacional de autoregulamentação das Autoridades Certificadoras e empresas de navegadores. Com isso, é esperado o aquecimento do mercado ICP-Brasil para emissão dos certificados SSL e estamos nos preparando para isso, assim como, para o atendimento de projetos de emissão de certificados metrológicos IoT. Também já estamos preparando nosso atendimento no modelo de AR eletrônica.”
“2022 será um ano de muita expansão para o mercado de certificação digital o que nos diz que, nós da AC SDI, começamos na hora certa” finaliza Schneider.
Os caminhos da massificação da Certificação Digital no Brasil
Crypto ID entrevista: Pedro Motta – Como opera uma AC Pública da ICP- Brasil