Em parceria com o Ministério da Saúde, Prefeitura de Mesquita (RJ) e a Biostation, ação itinerante aposta em solução inovadora para agilizar atendimento e reduzir filas para exames preventivos de câncer e saúde da mulher.
A Prefeitura de Mesquita (RJ), em parceria com o Ministério da Saúde, lançou a carreta da saúde da mulher do programa “Agora Tem Especialistas”, que ficará 30 dias no município para ampliar exames preventivos e reduzir a fila de espera por mamografias e outros procedimentos. Os atendimentos começam no dia 19 de janeiro e a expectativa é que cerca de 1.500 mulheres sejam atendidas ao longo da ação. Para facilitar o fluxo e o retorno das pacientes às unidades básicas de saúde, a municipalidade testará pela primeira vez em grande escala no país a tecnologia de biometria palmar da Biostation, para agilizar os atendimentos, realizar o cadastro das pacientes e acesso aos prontuários. A autenticação biométrica será feita em segundos, de forma 100% sem contato, permitindo rastreabilidade de cada atendimento.
Com as soluções da Biostation, empresa brasileira especializada em soluções de autenticação digital e orquestração antifraude baseadas em biometria com IA, haverá maior agilidade, precisão nos atendimentos e melhor gestão da saúde pública de maneira geral. “Estamos honrados em contribuir para uma iniciativa nacional, que une tecnologia e cuidado com a vida. A biometria palmar aumentará a eficiência dos trabalhos reduzirá filas e trará mais conforto e segurança às mulheres que buscam atendimento”, comenta Leonardo Araújo, CEO da Biostation.
Por meio de uma plataforma unificada, a Biostation possibilitará o agendamento digital inteligente, a confirmação ativa e automação de fila, validação biométrica, além da pesquisa pós-atendimento da paciente, via WhatApp, e análise de indicadores, contando também com uma mensageria multicanal integrada para facilitar a comunicação com o cidadão.
A nova tecnologia da Biostation já está sendo testada em outras ações de inovação digital do Governo Federal e Estadual, além de empresas privadas nos segmentos de saúde, educação, transportes e setor financeiro.
Na área da saúde as novas tecnologias têm ganhado espaço globalmente: o mercado de saúde digital, que inclui soluções como inteligência artificial, prontuários eletrônicos e telemedicina, foi estimado em US$ 379,44 bilhões em 2025, e projeta crescimento expressivo nos próximos anos devido à digitalização de serviços e adoção de novas ferramentas digitais.
Mesquita registrou mais de 7,2 mil atendimentos do SAMU em 2025, destacando a importância de inovações que otimizem serviços públicos de saúde e acelerem o acesso a cuidados essenciais.
Sobre a Biostation
A Biostation é uma empresa brasileira especializada em soluções de autenticação digital e orquestração antifraude baseadas em biometria. Nascida como spinoff da DINAMO Networks — referência em segurança digital e infraestrutura crítica de criptografia, com atuação em projetos como PIX e DREX — a marca reúne múltiplas tecnologias biométricas em uma plataforma unificada, segura por HSM, para garantir validação de identidade robusta em ambientes de alta criticidade. Com foco em setores como saúde, educação, transportes, serviços públicos e financeiros, a Biostation oferece soluções que reforçam integridade, privacidade e governança de dados, reduzindo fraudes e aumentando a eficiência dos processos. A empresa traz ao mercado uma proposta de autenticação biométrica integrada, inteligente e alinhada às melhores práticas internacionais de segurança digital.





























