AES Brasil: Liderando com Sustentabilidade e Inovação Tecnológica
A AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, recebeu recentemente dois importantes reconhecimentos relacionados à sua performance ESG.
A utilização de tecnologias avançadas como IA e ferramentas de gestão tem sido fundamental para alcançar esses resultados. A empresa integrou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 17° ano consecutivo e está entre as 15% mais bem avaliadas globalmente na indústria de electric utilities na S&P Global Corporate Sustainability Assessment (CSA).
Ambas as avaliações consideram aspectos de sustentabilidade corporativa, destacando a importância da eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
O ISE B3 é o índice da bolsa de valores brasileira, e a S&P Global CSA é uma pesquisa que avalia milhares de empresas em todo o mundo, abrangendo diversos setores da economia, e é realizada pela S&P, uma empresa global de informações e análises financeiras.
“Nossos compromissos com as práticas ESG são parte da nossa estratégia de negócios. Entendemos que a maneira de gerir nossos negócios considerando as práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e com governança sólida, ética e transparente faz com que a AES Brasil seja uma empresa segura e confiável, que gera valor positivo para os públicos com os quais nos relacionamos”, afirma Erika Lima, diretora de Estratégia e ESG da AES Brasil. “Os reconhecimentos reiteram nossa atuação contínua para gerar impactos positivos para toda a nossa cadeia de valor”, completa Erika.
A AES Brasil em maço de 2024 finalizou mais uma edição do projeto Geração+ em quatro municípios do interior de São Paulo: Barra Bonita, Santa Maria da Serra, São Manuel e São Pedro. A ação socioeducativa se destina a professores e estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e aposta na transformação social a partir de um debate que inclui temas como Fauna e Flora, Gestão de Resíduos Sólidos, Energia Elétrica e Lazer e Segurança.
Com o apoio das Secretarias Municipais de Educação dos municípios envolvidos, o projeto envolveu 214 professores, 2.852 alunos em 12 escolas nesta edição, que foi a sexta da história. Desde que foi lançada, em 2018, a iniciativa já foi implementada em 62 escolas de 25 municípios de São Paulo, conseguindo atender 1.177 professores e 18.255 alunos.
Os participantes do projeto foram incentivados a discutir e explorar mais sobre práticas ambientalmente sustentáveis. Além disso, realizaram projetos visando estimular a adoção de boas práticas no dia a dia.
Na EMEFEI Ida Innocenti Luizetto, em São Manuel, os alunos fizeram um levantamento dos equipamentos eletrônicos e hidráulicos para refletirem sobre formas de consumir energia elétrica e água conscientemente. Na mesma cidade, a EMEF Milton Monti criou um podcast com os estudantes para discutirem o assunto, identificando os locais da casa que mais consomem energia e propondo soluções para reduzir o desperdício.
“Com atividades para o presente e olhos para o futuro, o projeto convoca crianças e educadores a adotarem ações que transformem o nosso mundo em um lugar mais justo e acolhedor – tanto para a atual geração quanto para as futuras. Acreditamos que é nosso compromisso ir muito além de gerar energia.”, diz Andrea Santoro, gerente de ESG da AES Brasil.
Na edição mais recente, educadores e estudantes receberam visitas de um permacultor para implementação de composteiras nas escolas, contribuindo com a fauna e flora do ambiente. Na EMEB Professor Benedito Modesto de Paula em São Pedro, o que era visto como lixo virou recurso logo após os estudantes aprenderem sobre gestão de resíduos sólidos e compartilharem com os outros colegas. Além disso, as instituições exploraram os eixos temáticos por meio de desenhos, leitura e organização de ações diretas nas escolas.
Dividida em etapas, professores participaram de encontros de capacitação e na conclusão das atividades, os educadores e gestores se encontram novamente para conferir os resultados obtidos ao longo do ano. Todo recurso didático do projeto foi pensado para complementar as ações da escola, uma vez que estão alinhados aos objetivos presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
A iniciativa faz parte do Programa AES Brasil Gera+ que reúne projetos sociais desenvolvidos pela Companhia, promovendo ações nas comunidades que integram suas áreas de atuação. O programa se baseia em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e segurança hídrica. Para saber mais sobre o Geração+ acesse o site do projeto: https://geracaomais.com.br
Tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial (IA) e ferramentas de gestão avançadas, são cruciais para que empresas como a AES Brasil possam gerir recursos de forma sustentável e eficiente. Essas tecnologias permitem uma análise mais profunda e um controle mais rigoroso sobre o impacto ambiental das operações da empresa, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente e para o alcance de metas de sustentabilidade.
O mundo e o mercado de energia estão mudando, exigindo atitudes responsáveis e inovadoras. Temos força além do propósito de acelerarmos juntos o futuro da energia. Uma nova relação, mais coletiva, responsável, prática e acessível.
Somos a AES Brasil, uma empresa que oferece soluções customizadas para geração e comercialização de energia elétrica 100% renovável para atender as diferentes demandas e necessidades de nossos clientes.
Temos o compromisso de ser a melhor escolha do cliente no mercado livre de energia com resiliência, competitividade e responsabilidade.
Escala global, impacto local
A AES está profundamente enraizada na cultura e nos costumes locais. Investimos em nossas comunidades da maneira que faz mais sentido para elas. Aprendemos, crescemos, expandimos e partilhamos as experiências que temos para levar inovação de um mercado para outro, mudando juntos o futuro da energia.
Mesmo que sua empresa seja de pequeno ou médio porte você também pode contribuir com a sustentabilidade do planeta. Como? Utilizando, por exemplo, a Tecnologia de Assinatura Eletrônica para assinar documentos. Essa tecnologia elimina o uso de papel, deslocamentos desnecessários e espaço com o armazenamento de documentos.
Faça a sua parte! Leia Assinatura Certa e Certificação Ambiental: Como Alinhar Tecnologia e Sustentabilidade? E adicionalmente você vai aprimorar o fluxo de trabalho da sua empresa Assinatura eletrônica pode gerar uma redução de até 90% nos processos de rotina das empresas.
Assinatura eletrônica pode gerar uma redução de até 90% nos processos de rotina das empresas.
Assinatura Certa e Certificação Ambiental: Como Alinhar Tecnologia e Sustentabilidade?
O necessário investimento na gestão de Segurança da Informação para a sustentabilidade empresarial
Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça projetos que usam IA na preservação ambiental
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.