Agências de publicidade avançam em IA no programa Google AI Assessment 2025
Cadastra está entre as agências reconhecidas na edição 2025 do programa, junto com AlmapBBDO, EssenceMediacom, i-Cherry, Monks e WPP Media Services.
Segundo o AI Assessment do Google, que mede o avanço das agências no uso de IA, AlmapBBDO, Cadastra, EssenceMediacom, i-Cherry, Monks e WPP Media Services destacaram-se em 2025 ao atingirem o estágio Multimomento após dez meses de treinamentos, projetos e avaliações.
Cada agência foi analisada em relação aos pilares de adoção de inteligência artificial, que incluem fundação de dados ou como as empresas estão capturando dados primários e treinando a IA para alavancar objetivos de negócio; como estão ativando a IA, empregando as soluções disponíveis no marketing; e a maturidade das equipes em relação à IA, considerando treinamento e certificação, categorizada como Nascente, Emergente, Conectada e Multimomento.
Houve crescimento em todos os patamares, mostrando que o mercado está mudando de fase no que diz respeito à tecnologia e se movendo da fase exploratória em direção à adoção plena. Os programas que fazem parte da iniciativa de AI Assessment do Google continuarão sendo realizados até o final de 2025. Outras agências devem chegar ao patamar multimomento ainda este ano.
Em relação ao quadro atual, oito agências estão no patamar Conectadas. Já em Emergentes, temos apenas duas. Entre as nascentes, que ocupavam o patamar inicial do índice, temos apenas três. Somente neste ano, o Google treinou mais de 3.500 profissionais de 19 das maiores agências do País.
“A indústria da publicidade, por sua natureza, é uma adotante precoce e abraçou a inteligência artificial. No terceiro ano deste projeto, observamos que as agências não apenas aprofundaram seu entendimento sobre como a IA pode aprimorar a criatividade, otimizar a mídia, qualificar a mensuração e impulsionar o desenvolvimento profissional, mas também estão explorando novos caminhos para expansão das suas ofertas e até mesmo abrindo novas unidades de negócio, buscando rapidamente integrar e capitalizar as oportunidades que a IA oferece”, avalia Gustavo Portes, Head de Dados, Mensuração e Programática para Parceiros no Google.
“Ser a única agência ful service a conquistar o índice máximo de maturidade pelo segundo ano, reforça nosso compromisso com uma atuação de vanguarda. Aplicação de tecnologia é uma decisão estratégica e de longo prazo”, comenta Rafaela Alves, COO da AlmapBBDO.
“Há mais de 25 anos somos pioneiros no mercado, tendo excelência como base. Esse reconhecimento reforça nosso domínio em fundação de dados e a maturidade das nossas equipes em IA, que são diferenciais para entregar crescimento aos nossos clientes”, afirma Thiago Bacchin, fundador e CEO da Cadastra.
“A busca constante pelo novo, a tecnologia e a curiosidade são nossa base. Ser reconhecido pelo segundo ano consecutivo valida a nossa essência. Integramos soluções Google, dados e IA na rotina, gerando valor para clientes e alinhamento ao mercado”, afirma Denis Ribeiro, Head de Data & Tech da EssenceMediacom.
“Essa conquista reflete nosso foco em unir estratégia, dados e tecnologia para gerar valor real aos nossos clientes. A inovação também está ligada a pequenas evoluções e aprendizados do dia a dia. Mais do que adotar IA, estamos integrando-a em nossa cultura e processos, impulsionando eficiência e inovação em cada entrega”, afirma Adriano Nadalin, responsável pela operação da i-Cherry.
“Ser reconhecida como Agência Multimomento pelo segundo ano consecutivo evidencia a solidez da nossa parceria com o Google, que busca impactar positivamente mais de 160 clientes e fomentar uma cultura de inovação entre nossos mais de 1.400 profissionais”, afirma Pedro Milanezi, Senior Media Operations Director, da Monks.
“Esse reconhecimento reflete o trabalho conjunto de times que acreditam na inovação como meio de potencializar conexões humanas. Mais do que dominar ferramentas, buscamos entender como a IA pode ampliar o impacto das marcas e gerar resultados reais para nossos parceiros”, afirma Mell Azevedo, Head de Parcerias da WPP Media Services.
Renovação para 2026 e prêmio com IA
O AI Assessment está confirmado para o próximo ano. Novos desafios, programas e treinamentos continuarão a ser pensados pelo Google, em prol do contínuo desenvolvimento contínuo do mercado.
Um deles é o NextGen Partners Awards, uma premiação inédita para reconhecer os melhores projetos e campanhas criadas por agências a partir do uso de soluções avançadas de IA do Google em 3 categorias. As inscrições estarão abertas no dia 9 de janeiro. Os projetos inscritos serão julgados por líderes multidisciplinares do Google. Os vencedores serão anunciados em uma celebração ao mercado publicitário, a ser realizada em março de 2026.
Sobre a Cadastra A Cadastra é uma empresa global especialista em serviços tecnológicos aplicados ao marketing para fazer as empresas crescerem. Nativa digital, está há 25 anos combinando múltiplas expertises para entregar uma revisão estratégica e operacional e impulsionar resultados com mais eficiência. Oferece soluções de tecnologia, inteligência artificial, marketing, consultoria, dados e analytics, criatividade e cloud de ponta a ponta e com metodologia proprietária. Com mais de 900 profissionais, atuação em cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 e 2023 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech) e foi listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento de 2018 a 2021. Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022.
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Nossa equipe atua em parceria com a área de marketing e negócios das empresas, com agências de publicidade, performance e relações públicas conectando a estratégia de comunicação das marcas com o público que decide a adoção de soluções para segurança da informação, cibersegurança e transformação digital.
Fale com a gente: +55 11 9 9286 7046 ou contato@cryptoid.com.br





























