A empresa desenvolveu um algoritmo capaz de recomendar conteúdo personalizado para cada indivíduo, levando em consideração diversos parâmetros e fazendo com que a trilha de conhecimento criada seja mais precisa e adequada ao momento de cada usuário
Gestores apostam no equilíbrio entre trabalho e descanso com programas de incentivo para atrair e fidelizar colaboradores
Na busca pela atração e retenção de talentos não basta mais oferecer apenas o trivial, e empresas de todos os portes passam a buscar alternativas para encantar os colaboradores. Neste sentido, vale tudo.
O home office – ou trabalho híbrido – passou a ser institucionalizado, mas é preciso ir bem além, seja através de programas de treinamento individualizados de acordo com a necessidade de cada profissional, uma gestão de benefícios mais eficaz ou programas de incentivo que brilham os olhos dos profissionais.
Auxiliar as pessoas em seu crescimento profissional é uma das apostas das empresas que investem cada vez mais em soluções para tornar mais eficientes os processos de treinamento, comunicação e engajamento de equipes.
Atenta a esta tendência, a startup Beedoo lançou recentemente um sistema de Inteligência Artificial que utiliza mais de 15 informações diferentes sobre o comportamento dos usuários para recomendar informações relevantes para sua evolução.
A empresa desenvolveu um algoritmo capaz de recomendar conteúdo personalizado para cada indivíduo, levando em consideração diversos parâmetros e fazendo com que a trilha de conhecimento criada seja mais precisa e adequada ao momento de cada usuário.
O algoritmo analisa, por exemplo, os indicadores de desempenho que estão ruins do usuário, os temas mais buscados na base de conhecimento, os assuntos mais importantes do momento, as dúvidas mais recorrentes, os resultados dos testes nos cursos e até mesmo o humor do usuário.
“Conforme o trabalhador vai navegando na plataforma dentro de sua jornada diária, o Bee AI vai recomendando os conteúdos no momento mais apropriado, gerando mais relevância e engajamento“, explica Alvaro Manzione, co-fundador e idealizador das metodologias utilizadas pelo Beedoo.
O caso da startup é um exemplo de como a nova geração que chega ao mercado de trabalho encara o lado profissional.
Não é mais questão de salário versus produção, mas sim a qualidade de vida e o propósito das empresas que deve ser levado em conta.
Na avaliação de Anderson Belem, CEO da Otimiza, startup especializada em benefícios corporativos, há uma melhora na produtividade e maior engajamento dos colaboradores quando existe conexão com um programa de incentivo e ações que contribuam para uma maior felicidade das equipes.
E nem tudo necessariamente envolve grande custo, caso do benefício flexível. Com a implantação dos modelos de trabalho híbrido e remoto em boa parte das empresas, oferecer proventos tradicionais pode não ser suficiente para atender as necessidades dos empregados.
Com foco nesta questão, a Otimiza possui em seu cartão de benefícios flexíveis o “crédito flexível”, opção que possibilita ao colaborador distribuir o recurso da forma que for mais conveniente, transferindo o valor único recebido no aplicativo para qualquer das carteiras de benefícios existentes no valor que desejar.
“Um vale refeição não é interessante para quem trabalha em home office e almoça em casa, assim como um vale transporte não tem importância para quem não pega ônibus, trem ou metrô. Benefícios flexíveis são soluções criativas a favor das empresas“, afirma Anderson Belem.
Incentivo em dinheiro
Com a chegada do PIX e suas praticidades, empoderar o colaborador através da liberdade de escolha se tornou mais comum também nos programas de incentivo, que focam em recompensas que variam de acordo com o alcance de metas.
Tradicionalmente, profissionais com bons resultados trocavam seus pontos por aparelhos eletrônicos, jantares em restaurantes exclusivos e até viagens.
Mas esse cenário vem mudando, segundo um levantamento feito pela Incentivar, primeira plataforma especializada em incentivo inteligente do Brasil, que atualmente atende companhias de todos os portes, incluindo marcas líderes de seus segmentos como Coca-Cola Femsa, iFood, Wizard, Remax, Hypera, Marilan, entre outras.
De acordo com a pesquisa da empresa, a opção de receber recompensas em dinheiro, através do PIX, já corresponde a 15% dos resgates feitos na plataforma, considerando o primeiro semestre deste ano.
Esse número equivale a um crescimento de 80% quando comparado ao mesmo período de 2021.
O CEO da Incentivar, Rodolfo Carvalho, explica que o programa de incentivo não apenas aumenta o engajamento, como também auxilia a própria empresa na tomada de decisões, à medida em que o colaborador apresenta seus resultados na plataforma.
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