Últimas notícias

Fique informado

Alta em ataques cibernéticos impulsiona a necessidade de soluções de segurança na nuvem

31 de julho de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Fim de ano registra aumento de 126% em fraudes monetárias on-line

Com a chegada do Natal, criminosos virtuais aproveitam para lançarem ataques em busca de dados sigilosos e fraudes monetárias

1 de dezembro de 2022

Combate a fraudes: 5 estratégias para o e-commerce gerar autoridade e segurança

Diante deste cenário, os consumidores se tornaram cada vez mais atentos a aspectos relacionados à confiabilidade do e-commerce

23 de novembro de 2022

Cuidado com os golpes na internet durante a Copa

Faltam poucos dias para o início da Copa do Catar e, de acordo com a Meta Foresight, cerca de 85% dos brasileiros irão acompanhar o evento

17 de novembro de 2022

Golpes e Fraudes: a necessidade da educação financeira para formação de redes de proteção

Com o aumento de golpes e fraudes no país, algumas empresas estão adotando novas estratégias de comunicação com seus clientes, propondo a formação de redes de proteção.

6 de outubro de 2022

Especialista explica como se proteger de golpes e fraudes via cartão de crédito

Para 2022, a previsão é que as fraudes se intensifiquem; uma das tendências é o Phishing, um golpe comum e eficiente

21 de junho de 2022

Ataques cibernéticos cresceram 31% no primeiro trimestre do ano; infraestrutura robusta e medidas avançadas de segurança dos provedores de nuvem podem prevenir ataques a dados e sistemas

No atual cenário de ameaças cibernéticas em constante evolução, as empresas enfrentam um desafio crescente para proteger seus dados e sistemas contra violações.

De acordo com relatório da Trend Micro, os ataques cibernéticos aumentaram 31% no primeiro trimestre deste ano, demandando urgência em uma abordagem eficaz em termos de cibersegurança.

Para o CEO da dataRain, Wagner Andrade, a nuvem computacional é uma alternativa segura e altamente recomendada para prevenir esses problemas, principalmente devido a dois fatores principais: a infraestrutura robusta e as medidas avançadas de segurança implementadas pelos provedores de nuvem, como a AWS, considerada a mais segura do mercado.

Segundo Andrade, “não é uma questão de saber se uma violação de dados vai acontecer na sua companhia, mas quando ela vai acontecer”.

Essa afirmação reflete a realidade atual, com um crescimento significativo no número de fraudes e ataques cibernéticos em todo o mundo. No Brasil, em particular, as estatísticas são alarmantes, com 103,16 bilhões de tentativas de ataques registradas apenas no ano passado.

Esse número representa cerca de 30% de todos os casos na América Latina e Caribe, de acordo com dados do FortiGuard Labs.

O executivo ressalta as funcionalidades da nuvem para esta finalidade, incluindo o investimento pesado em infraestrutura de alta qualidade, por parte dos provedores, o que inclui data centers protegidos, sistemas de backup redundantes e medidas de segurança física avançadas.

“Esses recursos são projetados para garantir a integridade e a disponibilidade dos dados, protegendo-os contra ameaças externas”, disse.

Além disso, segundo Andrade, os provedores de nuvem adotam medidas avançadas de segurança cibernética para proteger os dados armazenados e isso inclui criptografia robusta de dados em repouso e em trânsito, autenticação de múltiplos fatores, detecção de ameaças em tempo real, firewalls sofisticados e sistemas de monitoramento contínuo. 

O CEO da dataRain desmistifica a questão de que só empresas grandes devem adotar a nuvem e ressalta que a medida pode ser adotada por companhias de qualquer porte.

“Vale lembrar que pequenas empresas são particularmente vulneráveis devido à escassez de equipes técnicas dedicadas à segurança e à menor capacidade de investimento nessas áreas”, disse o executivo que ressalta a questão da elasticidade, que permite que as empresas dimensionem seus recursos de acordo com necessidades específicas em determinado momento. 

Ataques –  Os ataques de DDoS, ransomware e outras formas de vírus representam grandes desafios para as empresas.

Enquanto os ataques DDoS visam sobrecarregar os sistemas, os ransomwares criptografam dados e bloqueiam o acesso até que um resgate seja pago. Nesse contexto, a nuvem computacional surge como uma alternativa segura e eficaz para proteger os dados empresariais. 

Segundo Andrade, investir em nuvem é investir em tecnologias de segurança, como Firewalls e Shields, que impedem o acesso não autorizado e identificam a origem de ataques.

Além disso, práticas gerenciais rigorosas, como a definição e rotacionamento de senhas e a criptografia de dados críticos, são essenciais para proteger as informações corporativas.

Outro recurso é o AWS Identity and Access Management (IAM), um serviço da Web que ajuda a controlar o acesso aos recursos de forma segura, para gerenciar, de maneira centralizada, permissões que controlam quais recursos os usuários poderão acessar.

No entanto, o CEO da dataRain ressalta que a segurança cibernética vai além das soluções tecnológicas. “É importante também desenvolver uma mentalidade de segurança em todos os colaboradores da empresa. Isso pode ser alcançado por meio de programas de treinamento abrangentes e da designação de profissionais especializados em segurança. Andrade afirma que a conscientização e a responsabilidade individual na empresa são fundamentais para reduzir os riscos cibernéticos”.

Sobre a dataRain

A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real, com foco em inovação e transformação digital.

Atua fortemente nos setores de Serviços Financeiros, Saúde, Farma, Biotecnologia, Educação e Pesquisa, Governo, Energia e Utilities e Agronegócio.

Ostenta cerca de 200 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe. Com segurança, confiabilidade, inovação, agilidade e escalabilidade, a dataRain é reconhecida por seu compromisso com o sucesso e o crescimento dos seus clientes e pela excelência técnica de seus serviços.

Epidemia de ataques cibernéticos: segurança digital e a conformidade a LGPD são o caminho para conter essa crescente no setor da saúde

Low-Code: inovação e segurança em tempos de ataques cibernéticos, por Ricardo Recchi

Brasil teve aumento de 7% em ataques cibernéticos no segundo trimestre de 2023

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!