Durante o caso da Apple contra o FBI, diversas empresas têm se colocado a favor da companhia fabricante de iPhones; como a Microsoft, que vai apresentar uma moção a favor da rival, e Mark Zuckerberg, que defendeu principalmente a criptografia. A Amazon também emitiu um comunicado em apoio à Apple, mas não parece haver muita concordância entre palavras e ações da gigante do varejo.
Isso porque a Amazon anunciou o fim do suporte para criptografia de disco na sua versão customizada do Android que alimenta os dispositivos da linha Fire. A companhia está perguntando aos seus usuários se irão continuar usando o software desatualizado ou atualizar e deixar seus dados desprotegidos.
O motivo alegado pela empresa foi de que seus usuários não estavam contentes com o recurso. Um porta-voz da Amazon disse em um comunicado que “quando lançamos o Fire OS 5, removemos algumas características da empresa que descobrimos que os clientes não estavam usando.”
A situação é no mínimo curiosa, pois nos últimos dias a Apple está enfrentando o FBI ao negar fornecer meios para que autoridades possam obter informações de usuários em seus dispositivos. A Amazon verbalmente deixou seu apoio à Apple, mas deixou também seus próprios dispositivos vulneráveis.
Jeremy Gillula da Electronic Frontier Foundation comentou que simplesmente dizer que a Amazon oferece apoio à Apple não é suficiente.
Ações falam mais que palavras. Remover encriptação diz muito mais para mim que enviar declarações em apoio à Apple, especialmente quando você é um fabricante de dispositivos que também podem oferecer suporte à criptografia.
A empresa silenciosamente está removendo o suporte para criptografia os dispositivos Fire HD e o Fire HDX 8,9 com o sistema Fire OS 5 que foi lançado no mês passado e é baseado no Android Lollipop.
A Amazon não fez um anúncio oficial, mas informa seus usuários sobre a mudança durante o processo de atualização. A empresa avisa que os usuários podem continuar com a versão mais antiga e ter as vantagens da criptografia, mas isso incorre na desatualização de firmware, o que também é um risco.
Vários usuários dos dispositivos Fire já começaram a expressar seu descontentamento no fórum da Amazon após notar a mudança. Alguns especialistas também pediram a empresa a reconsiderar a sua decisão.
Fonte: Tudo Celular