Nota da ANCD
A Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) fará sua próxima reunião em Brasília, na quarta-feira, dia 5. Participarão toda a diretoria e conselheiros associados da entidade.
Na pauta, serão tratados todos os temas propostos pelo Comitê Gestor do ITI. A ideia é tirar posições conjuntas sobre cada um deles.
“Esse, portanto, será um encontro bastante importante para todo o nosso setor, pois a participação no Comitê é de suma importância”, destaca Antonio Cangiano, diretor-executivo da ANCD.
—-…—-
A ANCD que é a Associação Nacional de empresas é composta por representantes das Autoridades Certificadoras: ACBr, Boa Vista, Certisign, Safeweb, Serasa, Soluti e Valid.
No dia seguinte, 6 de julho, quinta-feira, acontecerá a primeira reunião com os novos membros do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, que será realizada na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, em Brasília, das 9h às 18h.
Entre os assuntos em pauta na reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil estarão os seguintes temas:
Criação de um regime específico para emissão de certificados digitais para servidores públicos federais da ativa e militares da união;
Proposta de obrigatoriedade de auditoria WebTrust para as Autoridades Certificadoras – ACs que emitem certificados para usuários finais e OCSP para certificados SSL,
Medida que visa a facilitar o processo de inserção das cadeias da ICP-Brasil nos principais navegadores;
O estabelecimento de novos prazos para adequação das entidades da ICP-Brasil ao sistema biométrico de cadastro de requerentes ao certificado;
Fim da homologação de equipamentos por parte da ICP-Brasil, passando todo processo para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.
Também serão deliberados temas diretamente ligados ao Comitê, como a possibilidade de deliberação virtual. Se aprovada, atos como alterações em redação, modificação de prazos ou variações em temas anteriormente debatidos poderão ser deliberados via e-mail, tornando mais ágil a implementação de ações definidas pelo Comitê.
Ainda na reunião, devem ser indicados os nomes dos novos membros titulares e suplentes da Comissão Técnica Executiva do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – COTEC/CG-ICP-Brasil.
Foto: Istock