A VR Software automatiza e facilita acesso aos dados do sistema de gestão por meio do Whatsapp e simplificará ações complexas para o varejo
A aplicação da inteligência artificial (IA) está avançando nos mais diversos setores da economia brasileira e no varejo supermercadista, em específico, novos recursos e possibilidades acabam de chegar aos varejistas pelas mãos da VR Software, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para supermercados.
A recém-criada solução de IA da companhia, focada em aprimorar a gestão do varejo alimentar, será lançada na Apas Show, feira que acontece entre os dias 13 e 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Essa inédita inovação é integrada ao sistema de gestão (ERP) disponibilizado pela VR Software e permitirá aos seus usuários acessarem dados com extrema rapidez e de qualquer lugar a partir da realização de perguntas simples, feitas de forma escrita, por meio do WhatsApp, ou falada, por intermédio da Alexa, a assistente virtual da Amazon.
A dinâmica de utilização desse recurso, portanto, se baseia no princípio de um chatbot, com a diferença de que o usuário pode perguntar aquilo que ele deseja saber, ao invés de interagir com um menu dotado de opções pré-programadas para serem escolhidas.
Neste primeiro momento, a ferramenta de inteligência artificial da VR Software permitirá a exploração de dados de vendas, considerando os indicadores relacionados ao desempenho de todas as categorias comercializadas pelo varejista e de suas lojas.
“Se o objetivo, por exemplo, for acompanhar o andamento das vendas de um determinado item, basta uma simples pergunta para o supermercadista obter, de maneira instantânea, os principais dados a respeito do seu questionamento, acompanhados de um link para acessar um relatório mais aprofundado”, explica o head de Inteligência Artificial da VR Software, Matheus Leite.
A visão atual e o histórico de tíquete médio, volume de vendas, faturamento, dentre outros dados, são alguns dos indicadores que podem ser obtidos de forma automática por meio da interação com a ferramenta, cujo avatar foi batizado de Vox. E essa apuração pode acontecer por SKU, por categoria, por seção ou considerando o desempenho total de cada loja que integra uma empresa supermercadista, inclusive o comparativo entre elas.
“O nosso sistema de ERP para supermercados reúne uma infinidade de dados e observamos que muitos clientes, por conta da correria do dia a dia, não conseguem explorá-los com frequência e a contento. O que fizemos, então, foi resumir vários cliques no sistema em uma única pergunta, que pode ser realizada de qualquer lugar e a qualquer momento a partir da rede social mais usada no Brasil”, analisa Leite.
“Essa nova forma de acessar dados permitirá ao varejista uma gestão mais apurada do negócio, pois o conhecimento dos números de forma instantânea e em tempo real viabiliza decisões mais rápidas e corretas. O que estamos entregando, portanto, é mais eficiência e produtividade para empresas supermercadistas de todos os portes.”
IA ativa para indicar ações e soluções — A solução de inteligência artificial da VR Software já nasce com os próximos capítulos definidos, uma vez que ela poderá ser ensinada e treinada a indicar, de maneira ativa, ações estratégicas para o dia a dia do varejo, conforme explica o CEO da companhia, Vinicius Borgo. “A partir da leitura do CRM, por exemplo, ela indicará quais são os melhores produtos para serem colocados em promoção em uma determinada semana, com base no histórico de comportamento dos clientes e de vendas das lojas, associado à análise de outros fatores, como sazonalidade, clima, proximidade de feriados, dentre outros.”
O executivo ainda destaca que a ferramenta tem a capacidade de contribuir com a definição de preços, uma das demandas mais estratégicas para o varejo, além de atuar de maneira ativa em uma das maiores dores dos supermercados, que é o controle de produtos próximos ao vencimento, sinalizando os itens que necessitam de observação e que, portanto, podem ser colocados em oferta.
“Existe uma avenida de oportunidades para os supermercados. A automação proporcionada pela inteligência artificial da VR Software transformará a rotina dos varejistas e proporcionará muita segurança para a escolha dos melhores caminhos”, afirma Borgo.
Outros lançamentos da VR Software na Apas Show 2024
Sistema de gestão em nuvem
A VR Software acaba de disponibilizar para o mercado a sua versão de ERP (sistema de gestão) 100% em nuvem, batizada de VR Master Web. Desenvolvida com base em diversas entrevistas com supermercadistas, de modo a compreender suas atuais necessidades e desejos, a solução tem como principais atributos a alta performance, a estabilidade e a segurança, visto que a ferramenta conta com os mais recentes recursos e práticas de proteção de dados.
Além disso, ela é escalável, de modo acompanhar os perfis de operação das empresas, dá a garantia de o varejista contar com um sistema que estará sempre atualizado e é flexível, pois permite o acesso de qualquer lugar.
“A adoção do VR Master Web proporciona uma considerável redução de custo ao varejista, afinal, ela otimiza a infraestrutura de TI do seu supermercado e a mão de obra envolvida nessa área”, pontua a Product Owner, Maria Viviani Motta. “O uso de um ERP em nuvem dispensa a manutenção de um servidor local dedicado a rodar esse sistema, assim como reduz a periodicidade de atualização dos computadores da empresa, em termos de aumento da capacidade de processamento e de armazenamento”, complementa a especialista.
Gestão e monitoramento de PDV (frente de caixa)
Os check-outs têm vital importância no processamento das vendas, na prevenção de perdas e na experiência de todos os consumidores que passam por uma loja. Por isso mesmo, a chamada “frente de caixa” precisa contar com soluções que garantam a fluidez e segurança dessa operação.
Durante a Apas Show, a VR Software apresentará a nova versão do seu sistema VR PDV, que recebeu importantes atualizações, tornando-o mais ágil, seguro e com uma interface visual que proporciona mais clareza das informações de vendas que estão sendo processadas. “No total, 18 novas funcionalidades foram incorporadas”, esclarece Maria Viviani Motta.
Outro destaque da companhia será a nova versão do sistema VR PDV Admin, dedicado ao monitoramento de tudo o que é registrado pelos check-outs e self-checkouts. Esse aplicativo é responsável por informar a situação de cada terminal e mostrar, em tempo real, tudo o que está sendo processado nos caixas, assim como solicitações dos operadores para a resolução de problemas por parte dos fiscais de caixa.
A novidade, agora, é que o sistema passou a ser integrado com câmeras, permitindo que os fiscais vejam se as informações registradas por meio da leitura do código de barras estão condizentes com as imagens, o que é essencial para evitar falhas e fraudes.
“Sem um recurso como esse o fiscal tem uma visão muito limitada da atuação dos operadores de caixa e depende de um sinal luminoso para saber se algum caixa está precisando de suporte”, observa a especialista da VR Software.
“Em breve, teremos uma nova funcionalidade para o controle remoto dos fiscais, onde eles poderão autorizar o cancelamento de uma compra, por exemplo, sem a necessidade de ir ao caixa. Isso se traduz em redução do tempo das filas.”
E-commerce e integração entre canais
Durante a Apas Show, outro importante foco da VR Software estará na promoção da sua plataforma VR Omnichannel, solução que oferece diversas funcionalidades para a digitalização da operação supermercadista e para a integração entre os canais físico e digital.
Com a ferramenta, o varejista pode estruturar a sua operação de e-commerce, concedendo aos seus clientes a possibilidade de receberem suas compras em casa ou, então, de retirar seus pedidos na loja.
“Mas o grande diferencial dessa ferramenta é que ela possui um CRM (sistema para gestão de relacionamento) integrado, o que permite ao supermercadista criar e usufruir de um clube de vantagens”, explica o Head de Inovação da VR Software, André Teté.
“Mesmo que o varejista não queira vender pela internet, ele pode usar a plataforma para criar o seu clube. Com isso, ele consegue registrar o histórico de compras dos seus clientes e passa a ter condições de enviar comunicados e promoções personalizadas, baseadas nos perfis e hábitos dos diferentes clusters de consumidores que compram em seus canais. A própria ordenação dos produtos na tela do aplicativo torna-se customizada.”
Os atrativos do VR Omnichannel não param por aí. Com ele, o varejo digitaliza o tradicional folheto de promoções, o levando para dentro do aplicativo, e configura a lista de produtos que deve ser exibida nas TVs de ofertas, presentes em seções como padaria e açougue.
E na mesma plataforma, ele conta com módulos geradores de artes que, de forma automática, criam layouts de cartazes para ofertas e promoções, bem como imagens para serem postadas nas redes sociais.
“Outro recurso compreende a disponibilização de uma carteira digital, para onde o consumidor direciona seu cashback e, também, os trocos provenientes das transações em dinheiro nas lojas físicas, cujo valor pode ser usado no pagamento de futuras compras”, detalha André.
Atualmente, 700 supermercados usam essa solução para atender um universo de quatro milhões de consumidores. Diariamente, 200 mil pessoas usam um aplicativo de e-commerce que conta com a plataforma VR Omnichannel, sendo o perfil majoritário mulheres com mais de 55 anos.
Controladoria à distânica e BI
Também estará em evidência na Apas Show o software VR Controller360, um sistema de controladoria que automatiza a gestão orçamentária de uma empresa varejista Com ele, é possível ter uma visualização simples e precisa do quanto é permitido gastar no mês e do quanto é preciso arrecadar. “Na feira, será apresentado um novo recurso que acaba de ser embarcado nessa ferramenta, que é um detalhamento analítico do desempenho das promoções, tanto em relação à performance de vendas dos itens promocionados, quanto ao impacto em toda a loja gerado pelo incremento de fluxo”, revela o diretor do VR Controller, Glauson Leal.
Sobre a VR Software e seu conceito de solução completa
A VR Software é especializada no fornecimento de tecnologias para supermercados, oferecendo sistemas para simplificar e evoluir as operações do varejo alimentar de ponta a ponta, do PDV à contabilidade, seja nas lojas físicas e on-line. Fundada em 2006 em Limeira (SP), possui 18 unidades de atendimento por todo o País, com mais de 400 colaboradores especialistas em tecnologia. Conta com mais 3 mil clientes, espalhados por 24 estados brasileiros, somando um total de 16.500 PDVs em funcionamento com a solução da VR, sendo responsáveis por transacionar cerca de R$ 91 bilhões por ano.
“Temos como essência o propósito de fornecer ao varejo tudo o que ele precisa para ter eficiência em sua gestão. É um facilitador quando você liga para uma única empresa que possui todas as soluções que se conversam entre si. No dia a dia, isso faz muita diferença, pois somos testemunhas da complexidade enfrentada por empresas que trabalham com diversos fornecedores de sistemas. Quando um deles solta alguma atualização, é preciso correr atrás dos demais para fazer uma nova integração”, analisa o CEO da VR Software, Vinicius Borgo. “Por isso, trazemos para dentro de casa tudo o que o varejo precisa para ter mais eficiência e produtividade. O nosso negócio, portanto, é a gestão completa de supermercados.”
Forcepoint anuncia solução completa baseada em IA para proteção de dados da nuvem ao endpoint
A IA generativa transforma a essência do seguro cibernético
Inteligência Artificial Generativa revoluciona o setor de turismo
Em parceria inédita, Alura e Google lançam curso gratuito sobre Inteligência Artificial
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.