Promovido pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos e MCI Brasil, concurso cultural lançado na Campus Party, em Recife, escolheu aplicativo Dropper, de Pedro Paulo Corrales Faria, como melhor criação. Premiação será no dia 27/11, último dia do XXI Simpósio, em Brasília.
Um aplicativo que vai incentivar a identificação, em tempo real, de problemas como vazamento de água, falta de água em prédios e casas, enchentes e água parada com risco de dengue: assim é o Dropper, aplicativo criado pelo clínico geral e programador Pedro Paulo Corrales Faria, primeiro colocado no concurso cultural promovido pela ABRH e MCI Brasil.
“O Dropper é um aplicativo georeferenciado de interface simples, agradável e intuitiva, para população informar problemas e se educar quanto ao consumo de água e para as autoridades planejarem ações estratégicas”, descreve Pedro na defesa da tecnologia que foi desenvolvida em parceria com o programador Yelken Gonzales.
Através do Dropper, todos podem ter a mão e em tempo real, acesso aos dados sobre problemas comuns relacionados à água e o local onde estão ocorrendo. O aplicativo traz informações relevantes a respeito de níveis dos reservatórios na região do usuário, além de atividade educativa que ensina, por exemplo, o funcionamento do relógio contador de água residencial, além de informações sobre a fatura.
Preenchendo as informações no relógio do aplicativo, é possível calcular o valor da conta e armazenar os dados. Quando houver economia de água, o usuário é parabenizado e informado sobre o quanto foi economizado em litros.
A cerimônia de entrega do prêmio de R$ 5 mil ao primeiro colocado será dia 27/11, durante o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Brasília (DF). O aplicativo estará disponível em breve para download nas plataformas Android e IOS.
Inovação
Em busca de ações que procuram sensibilizar a sociedade para a gravidade do problema da escassez de água, a ABRH e a MCI Brasil promoveram o concurso de aplicativos em parceria com a Campus Party. “Recebemos 89 inscrições e nove propostas de aplicativo foram submetidas”, explica Rodrigo Cordeiro, PCO Director da MCI Brasil. “Estamos muitos satisfeitos com o resultado e cada vez mais convencidos da importância da tecnologia como uma das formas de contribuir com a resolução dos problemas da sociedade”, completa.
Na escolha do melhor aplicativo, a comissão se valeu de critérios como utilidade para a População (50%), inovação, criatividade e originalidade (30%) e usabilidade e Design (20%).
Duas outras iniciativas receberão menções honrosas na cerimônia de premiação pelo segundo e terceiro lugar.
A premiação vai ao encontro do tema principal da próxima CampusParty Brasil, que ocorrerá entre 26 e 31 de janeiro, em São Paulo. A temática “Feel The Future” foi pensada com a missão de inspirar e preparar o público participante para os grandes desafios e mudanças que a humanidade viverá nos próximos anos. No evento serão apresentadas inovações tecnológicas que vão transformar os principais setores econômicos do planeta nas próximas décadas, como, por exemplo, o aplicativo Dropper e as outras iniciativas premiadas.
Sobre a ABRH
A ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que tem como finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas dedicadas ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário. O XXI Simpósio Brasileiro de Recursos que acontece de 22 a 27 de novembro de 2015, em Brasília/DF e deve reunir mais de três mil pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais e visitantes: http://www.abrh.org.br/xxisbrh/.
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador. Em fevereiro de 2015, a Campus Party Brasil realizou sua oitava edição em São Paulo com mais de 120 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 21 países e de todos os Estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6 mil barracas e contaram com uma internet de 50 gigabytes para aproveitar mais de 600 horas de atividades e conteúdos. Neste ano também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou a sua quarta edição no último mês de julho reunindo mais de 60 mil visitantes, 4 mil campuseiros e mais de 300 horas de conteúdo. Para mais informações acesse: http://brasil.campus-party.org/.
SERVIÇO
O quê: XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Quando: de 22 a 27 de novembro de 2015
Onde: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – SDC Eixo Monumental – Lote 05 – Ala Sul 1º Andar Brasília/DF
Site do evento: www.abrh.org.br/xxisbrh
Twitter: @abrh_oficial| Facebook: www.facebook.com/ABRHBrasil | Linkedin: goo.gl/VwXUhT
Informações para a imprensa e credenciamento
Timepress Comunicação Empresarial (11) 940 355 881 (Nextel)
Cristina Bighetti cristina@timepress.com.br
Santelmo Camilo santelmo@timepress.com.br
Monique Limberger monique@timepress.com.br
Marcelo de Troi marcelo@timepress.com.br
Siga a Timepress: @timepressCOM |www.timepress.com.br | www.facebook.com/timepresscomunicacao