Na tarde de ontem, 23, foram realizadas duas mesas completando as apresentações do primeiro dia do 13º CertForum – Fórum de Certificação Digital, Etapa Brasília.
As aplicações do Governo Federal que utilizam o certificado digital ICP-Brasil com objetivo de proporcionar mais segurança, celeridade e economia de insumos foi tema da primeira mesa da tarde.
O sistema e-Protocolo, da Agência Nacional de Águas – ANA, foi tema da apresentação da coordenadora do Centro de Documentação do órgão, Andréia Xavier. A coordenadora explicou que o e-Protocolo, sistema que permite o protocolamento por meio digital sem a necessidade de apresentação dos documentos em papel, faz parte do projeto “Papel Zero”, que visa a substituição de papéis por documentos digitais na Agência.
“A certificação digital ICP-Brasil é uma importante aliada nesse processo, pois ela garante a validade jurídica dos documentos assinados digitalmente”, destacou Xavier.
Em seguida, a analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Zahra Gadelha, falou sobre o novo sistema do Ministério, o Decom Digital, que possibilita a assinatura digital de documentos de defesa comercial, inclusive por representantes do exterior.
“O uso de documentos assinados digitalmente com o certificado ICP-Brasil traz uma série de benefícios. O uso do certificado pelas partes do exterior envolvidas, por exemplo, agrega mais segurança aos processos”.
Encerrando a mesa o diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Márcio Borges, e o gerente da Divisão de produtos do MTE da Dataprev, Flávio Sampaio, apresentaram o Sistema de Requerimento de Seguro-Desemprego – RSD.
“A adesão ao sistema digital de requerimento de seguro-desemprego, por meio do EmpregadorWeb, foi muito importante para o combate às fraudes. Com o uso do certificado, caso alguém tende solicitar o seguro de forma fraudulenta, temos como identificar e chegar até o fraudador”, afirmou Borges.
Os usos do certificado digital na área da saúde foi o tema da última mesa do primeiro dia do 13º CertForum – Etapa Brasília.
O diretor executivo da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS, Marcelo Silva, o Analista em Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória, Paulo César Fernandes, e o diretor de Tecnologia da Informação e Processos do Grupo Santa Helena Saúde, Adriano Carlos Gliorsi, apresentaram iniciativas que estão melhorando a gestão da saúde, tanto no setor público quanto privado, e proporcionando mais segurança e eficiência nos atendimentos prestados.
A foto ao lao é do Diretor executivo da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS, Marcelo Silva, durante a mesa Certificação digital na saúde.
A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS
A cobertura completa do 13º CertForum estrará disponível no Boletim Digital da próxima semana. Os vídeos com a íntegra de todas as palestras serão disponibilizados em breve no canal do ITI no Youtube.
Fonte e Foto: ITI