Essa vantagem fez com que, ao contrário do imaginado, 2022 tenha sido um ano particularmente bom para o mercado industrial
Para a indústria latino-americana, 2023 será um ano com grandes desafios e isto representa, consequentemente, muitas oportunidades para as empresas do segmento.
A dinâmica da América do Norte fará com que os mercados entrem em uma recessão curta, mas significativa, o que representará um cenário interessante para a região devido ao “gap” existente quando os efeitos dos Estados Unidos e Canadá forem sentidos.
Na América Latina, são processados e fabricados produtos com demanda que se estendem por décadas, como o Cobre e o Lítio.
Essa vantagem fez com que, ao contrário do imaginado, 2022 tenha sido um ano particularmente bom para o mercado industrial.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Banco Mundial, o PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina deverá crescer 3% em 2022.
Na região, não temos assistido a grandes projetos, mas sim a uma espécie de “despertar” pós-pandemia, onde houve uma reativação a vários níveis, com um crescente foco em projetos de modernização e manutenção.
Perspectivas para o mercado industrial no pós-pandemia
Nesta fase pós-pandemia, pela primeira vez, a indústria enfrenta muitos desafios ao mesmo tempo.
Entretanto, os segmentos com maior recuperação foram petróleo e gás, mineração e farmacêutico.
Enquanto as duas primeiras tiveram um período de ajuste, a indústria farmacêutica exigia uma resposta imediata à crise.
Segundo cálculos da IQVIA, haverá um crescimento do mercado farmacêutico geral (varejo e canal institucional) de 12,5% em 2022 e 10,5% no próximo ano.
E este segmento é o primeiro a se beneficiar da automação, tanto para seus processos quanto para sua regulação.
Neste sentido, a automação anda de mãos dadas com a agilidade e resiliência necessárias em momentos cruciais como a pandemia.
Indo de encontro a isto, a nuvem ganhou grande relevância na forma de projetar, operar e controlar processos.
Desta forma, a pandemia talvez tenha sincronizado todas as indústrias para terem senso de urgência na digitalização de suas operações.
Mercado industrial e tecnologia caminham juntos
Destacam-se aqueles que possuem amplo conhecimento da realidade do mercado latino-americano, entendendo os desafios e exigências das indústrias, tanto no segmento de automação e digitalização, quanto nos de sustentabilidade e produtividade.
Desta forma, as indústrias precisam entender onde estão em relação ao uso da tecnologia e, ao mesmo tempo, como avançar para o próximo nível operacional, centralizar suas operações, monitorar remotamente o que acontece em suas diferentes plantas e, claro entender como obter um ótimo sistema de segurança que os proteja de ataques cibernéticos.
Tudo isto, respondendo às necessidades de sustentabilidade, que não é um problema da indústria, e sim, uma questão humana, uma vez que estar em sintonia com o que está acontecendo mostra relevância ao mercado.
Assim, é evidente que a necessidade das empresas em digitalizar suas operações as levou a sincronizar para avançar para outro patamar tecnológico e cada vez mais será possível observar uma necessidade homogênea das indústrias de evoluir isso de forma acelerada.
Especialistas projetam a quinta revolução industrial no Futurecom 2022
Por que 5G está criando as condições perfeitas para a IIoT – IoT industrial
Em 2023, alta tecnologia será decisiva para empresas se manterem competitivas no mercado
Especialistas falam sobre as tendências do 5G para 2023
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!