Este é o primeiro tratado firmado entre dois países, motivado pelas preocupações com a evolução acelerada da tecnologia.
Em uma iniciativa pioneira, os Estados Unidos e o Reino Unido assinaram um acordo para cooperação na avaliação e gestão de riscos associados aos novos modelos de inteligência artificial (IA) na segunda-feira, 1º de abril de 2024
Os Estados Unidos e o Reino Unido e 16 outros Países firmaram um acordo inédito para a cooperação na avaliação e gestão de riscos dos novos modelos de inteligência artificial, diante das crescentes preocupações com as versões recentes dessa tecnologia. Ambas as nações colaborarão no desenvolvimento de testes avançados.
O acordo de segurança em inteligência artificial entre os Estados Unidos e o Reino Unido foi assinado
Os 16 países que assinaram o acordo de segurança em inteligência artificial com os Estados Unidos e o Reino Unido são:
- Austrália
- Canadá
- Chile
- Coreia do Sul
- Estônia
- França
- Alemanha
- Israel
- Itália
- Japão
- Nova Zelândia
- Noruega
- Polônia
- Singapura
- República Tcheca
- Nigéria
Com o objetivo de desenvolver métodos robustos para avaliar a segurança da IA e seus modelos, o tratado foi formalizado em Washington, contando com a presença da ministra da Ciência do Reino Unido, Michelle Donelan, e da secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo.
A parceria possibilitará troca de conhecimento entre o Instituto de Segurança em IA (AISI) do Reino Unido e uma entidade similar nos Estados Unidos.
Você pode encontrar mais informações sobre o acordo nos sites do Departamento de Segurança Interna dos EUA (CISA) e do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC).
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.