A validade jurídica dos diplomas de graduação emitidos digitalmente será garantida pela assinatura dos documentos com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
A informação foi publicada pelo Ministério da Educação hoje, 12, no Diário Oficial da União – DOU, por meio da Portaria nº 554.
O normativo estabelece os parâmetros para emissão, registro e guarda de diplomas digitais.
A Portaria também destaca a necessidade de uso do Carimbo de Tempo da ICP-Brasil, tecnologia que atesta a data e a hora exatas em que um documento foi criado ou recebeu a assinatura digital.
Os diplomas deverão ser assinados com certificados ICP-Brasil, tipo A3 ou superior, pelos signatários, como realizado atualmente, e pela Instituição de Ensino Superior, sendo dispensada a assinatura digital do diplomado.
Os diplomas digitais deverão ser emitidos no formato Extensible Markup Language – XML, valendo-se da assinatura eletrônica avançada no padrão XML Advanced Electronic Signature – XadES.
Também deverá ser utilizado o Padrão Brasileiro de Assinatura Digital – PBAD e adotada uma política de assinatura que permita a guarda a longo prazo do documento.
O Ministério da Educação desenvolverá e distribuirá aplicativo para leitura do QR Code, que constará no documento digital, validação do XML e visualização dos dados do diplomado.
As novas regras valem para Instituições de Ensino Superior – IES públicas e privadas que fazem parte do Sistema Federal de Ensino.
As entidades terão vinte e quatro meses para implementar o diploma digital. Segundo o Ministério, as novas especificações visam garantir a validação dos diplomas digitais a qualquer momento, a interoperabilidade entre sistemas, a atualização tecnológica de segurança e a possibilidade de múltiplas assinaturas em um mesmo documento.
A emissão de diplomas digitais vem sendo regulamentada pelo Ministério da Educação desde o ano passado, quando foi emitida a Portaria nº 330, que estabelece a adoção do meio digital para expedição de diplomas e documentos acadêmicos.
Leia também…
Bett Educar: Maior evento de educação e tecnologia da América Latina acontece em maio
Bett Educar reúne principais autoridades do segmento e discute os caminhos para transformar o ensino. Feira acontece de 14 a 17 de maio, no Transamerica Expo Center.
Imprensa Oficial do Estado emite diplomas de alunos da Univesp com o Assina.SP
Com o serviço Assina.SP, a Imprensa Oficial do Estado passa a contribuir com a celeridade e transparência nas emissões dos diplomas dos alunos da Univesp.
Diploma na parede é passado: entenda as vantagens do e-diploma
A versão em papel do diploma é facilmente fraudado. Pessoas utilizam informações errôneas e o nome de instituições indevidamente. O e-diploma elimina as fraudes!
Diploma Digital é a onda do momento
Portaria 330/2018 MEC, o problema, os desafios, o formato eletrônico do diploma, a validação do diploma, padrão de assinatura, registro do diploma, olhando para o futuro. Por José Luiz Brandão, CEO da e-SEC.
O Diploma Digital no âmbito das instituições de ensino superior, públicas e privadas, pertencentes ao sistema federal de ensino deverá ser assinado por um certificado digital ICP- Brasil.
eBook: Tudo o que você precisa saber sobre gestão de contratos digitais