Últimas notícias

Fique informado

Ataques cibernéticos colocam em risco a reputação e trazem prejuízos para empresas

16 de abril de 2022

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

Plataforma lista três ameaças reais que podem impactar na cibersegurança e interferir na imagem e nos negócios das empresas

O avanço tecnológico e o conforto que as compras online oferecem ao consumidor, mostram uma tendência de crescimento do e-commerce no mundo todo.

Como a movimentação financeira se intensifica na medida em que as pessoas aumentam suas compras realizadas pela internet, as operações tornam-se alvo de fraudes. As ameaças são reais e podem trazer muitos problemas para quem compra e para quem vende por meio da rede.

As ameaças vêm evoluindo em quantidade e na sua complexidade, tanto nos ataques digitais, quanto nos ataques realizados por seres humanos.

Algumas ameaças são conhecidas por ataques a software por meio de vírus, e-mails e websites de phishing (responsáveis por roubar dados e senhas), golpes de engenharia social (que manipulam pessoas para roubar informações privadas) e roubos de dispositivos móveis (que armazenam informações confidenciais). 

A Azion, empresa que desenvolve e oferece serviços de performance e segurança cibernética, aponta três situações que podem oferecer sérios riscos a uma empresa.

O vazamento de dados de usuários é um dos crimes cibernéticos mais comuns. Quando isso acontece, as consequências para a reputação das empresas são imediatas. O CISO (diretor de segurança da informação) da Azion, Maurício Pegoraro, afirma que o vazamento de dados é apenas o começo dos problemas das empresas.

Maurício Pegoraro, CISO da Azion

Um vazamento de dados nunca acontece sozinho, o vazamento dessas informações contribui para uma imagem negativa, sendo que a reputação e credibilidade serão afetadas negativamente. Isso ocorre, principalmente, se outros foram prejudicados, o que demonstra o descuido com a segurança digital da empresa”, alerta.

Outro ponto de atenção são os chamados “Eventos de Segurança Interna”. Nesse caso, o ataque cibernético parte de dentro da própria empresa. Seja por um funcionário insatisfeito, ou que esteja motivado por outro sentimento, como raiva, inveja ou frustração.

Para Maurício Pegoraro, da Azion, é importante que a empresa acompanhe seus colaboradores. “Tem que cuidar da satisfação desse trabalhador. É preciso fazer com que ele se sinta parte do time, que ele esteja feliz e motivado. Deste modo, você reduz a chance de um evento desta natureza”, explica.

O phishing é mais um problema que exige cuidados. O cibercrime é uma tentativa de fraude para obter ilegalmente informações como número da identidade, senhas bancárias, número de cartão de crédito, entre outras, por meio de e-mail ou outras ferramentas.

Vivemos uma época em que as quadrilhas digitais estão atacando. Mais uma vez é importante a valorização de funcionários, porque um dos meios mais empregados por esses criminosos é a cooptação de trabalhadores insatisfeitos, que têm acesso ao sistema e que são pagos para instalar malwares, por exemplo”, finaliza o CISO da Azion, Maurício Pegoraro.

Proteger dados é o grande objetivo da segurança da informação e, em meio à era digital, a informação gera valor e credibilidade às organizações, ajuda a garantir sua vantagem competitiva, por isso, é necessário zelar por ela. Investimentos em segurança digital são investimentos para a consolidação da imagem positiva da empresa, ampliando o número de negócios, a redução de prejuízos por fraudes e principalmente, garantir a segurança nas compras de seus clientes. 

Sobre a Azion

A Azion é uma plataforma de Edge Computing que facilita a maneira de criar, proteger, entregar e observar aplicações modernas em qualquer lugar – em mais de 100 data centers operados pela Azion, ou ainda em devices remotos, on-premises e multi-cloud. Considerado pelo Gartner uma das 10 principais tendências tecnológicas que impactam as áreas de infraestrutura e de operações, o Edge Computing viabiliza serviços de missão crítica inovadores necessários para construir o futuro do e-commerce, games, finanças, mídia e aplicações como IoT, Edge AI, 5G, Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR).

Entenda como ataques cibernéticos impactam as finanças e as operações das empresas

Com multa de R$ 10 mil por trabalhador, TST condena empresas que desrespeitam LGPD

Como a cibersegurança conversa com a responsabilidade social das empresas

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP