Até as 11h de hoje (30/03) 8.195.164 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal do Brasil
De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 32 milhões de contribuintes entreguem declaração neste ano. O prazo de entrega da declaração é de 2 de março a 30 de abril.
Todas as orientações sobre a Declaração do IRPF 2020 estão disponíveis em: IRPF2020.
Declaração Pré-Preenchida do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física
Pode ser obtida diretamente do PGD – Programa Gerador da Declaração IRPF 2020 por meio da opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” da Aba “Nova” da Tela de Entrada.
Para obter a declaração Pré-Preenchida é necessário o uso de certificado digital ICP-Brasil do próprio contribuinte ou de seu procurador.
Além dos dados da declaração do ano anterior e os dados da Dirf, DMED e Dimob, a declaração Pré-Preenchida agora inclui também os dados financeiros do contribuinte declarados em Dirf.
Para o exercício 2020
A RFB disponibiliza ao contribuinte a Declaração Pré-Preenchida do IRPF.
Esta declaração contém informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.
Ao utilizar a declaração Pré-Preenchida o contribuinte poderá fazer qualquer tipo de declaração e optar pela tributação por deduções legais (modelo completo) ou por desconto simplificado (modelo simplificado).
Programa Gerador da Declaração (PGD)
Para o download do Programa Gerador de Declaração – PGD Pessoa Física 2020 acesse aqui!
Para utilizar a Declaração Pré-Preenchida do IRPF
1. Acesse a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” da aba “Nova” da Tela de Entrada do PGD IRPF.
2. Verifique a correção dos dados pré-preenchidos e, se necessário, realize as alterações, inclusões e exclusões das informações devidas. É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados na declaração.
3. No menu Declaração, entregue a declaração.
Restrições
A Declaração Pré-Preenchida está disponível para contribuintes que possuam certificação digital ou a representantes com procuração eletrônica, desde que:
– as fontes pagadoras tenham enviado à RFB a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) do respectivo – – exercício e ano-calendário, inclusive dados financeiros; ou
– as pessoas jurídicas do ramo de imóveis e equiparadas tenham enviado à RFB a Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias (Dimob); ou
– as pessoas jurídicas e equiparadas, prestadoras de serviços de saúde tenham enviado à RFB a Declaração de Serviços Médicos (DMED);
É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.
[button link=”http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/perguntao/p-r-irpf-2020-v-1-1-2020-03-13.pdf” icon=”fa-share-alt-square” side=”left” target=”” color=”081478″ textcolor=”ffffff”]Neste link você acessa perguntas e respostas sobre IR 2020 da RFB[/button]
IR 2020: prepare-se agora para evitar a malha fina Ouça
Serviços disponíveis na Receita Federal com Certificado Digital Ouça
Como utilizar o Certificado Digital para declarar o IRPF 2020? Ouça
Divulgadas regras sobre a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2020)
IRPF 2020 Certificado Digital e-CPF ICP-Brasil facilita e ajuda a evitar erros – Ouça