A Associação Brasileira de Tecnologia e Identidade Digital (ATID) acaba de ingressar no quadro de associados do Instituto Internacional de Identificação – InterID, na modalidade Associado Parceiro. Com o feito, as duas organizações poderão colaborar mutuamente em atividades que tenham por finalidade o desenvolvimento de projetos, pesquisas e congêneres no campo da identificação.
O Instituto Internacional de Identificação – InterID tem como finalidades a promoção do direito à identidade civil a todos os indivíduos, o apoio, a divulgação e o fomento à adoção das melhores práticas, tecnologias e tendências globais no tocante ao tema da identificação, bem como realizar eventos e produzir estudos, pesquisas e pareceres.
O instituto foi idealizado e fundado por Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID e uma das maiores referências no tema da identificação.
O instituto desenvolverá ações a partir da interação com entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, além de apoiar a integração e o processamento de informações da área de identificação com vistas à prevenção a fraude em processos de negócio.
Para o diretor-presidente do InterID, Célio Ribeiro, a ATID tem potencial de colaborar em frentes que estão bastante alinhadas aos anseios e objetivos do Instituto. “Estamos construindo um quadro associativo muito rico, diverso e bastante especializado. A ATID, à luz dos demais Associados Parceiros, trata o tema da identificação como um dos seus pilares e razão de ser. Acreditamos que esta será uma parceria de muitos resultados para todos”, salientou.
Também são fundadores do InterID o especialista em tecnologias de processamento de dados multibiométricos e consultor oficial da ONU na área de segurança pública, Carlos Collodoro, e Cláudio Machado, profissional com mais de 20 anos de experiência em atividades ligadas ao ecossistema da identidade do cidadão, incluindo o Registro Civil, a Identificação Civil, os Cadastros Administrativos e a Identidade Digital. Recentemente, João Rosa, perito criminal federal aposentado da Polícia Federal, passou a fazer parte do Interid sendo o primeiro componente do time técnico que será constituído pelo instituto.
“O mundo se esforça para buscar soluções de melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de novas tecnologias e da inclusão digital, mas se defronta com um grande desafio à plenitude dessa possibilidade: o Roubo de Identidade. O desafio para a criação de uma identidade robusta, que proteja a sociedade dos riscos ao patrimônio, à reputação e até mesmo à tranquilidade emocional das pessoas, sempre se fez presente e urgente e inúmeros foram os esforços envidados na busca desse objetivo. O Brasil deu um passo extraordinário ao implantar o novo modelo de identidade civil, a Carteira de Identidade Nacional-CIN, a partir de agosto de 2022, que será emitida no formato físico e digital, fruto do trabalho e perseverança de muitos cidadãos do governo e da sociedade civil. Mas, o assunto não se esgota aí, é preciso uma constante observação e debate sobre os novos desafios que surgem a todo momento nesse universo. A ATID entende a importância desse tema e se junta ao InterID nesse oportuno trabalho para o constante debate e aprimoramento do tema”, destacou a presidente-executiva da ATID, Francimara Viotti.
Com informações do site do InterID
AARB torna-se associada do InterID