Últimas notícias

Fique informado

Automação: por que se tornou imprescindível em cibersegurança?

24 de março de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Automação de certificados AWS e Google Cloud Platform com Sectigo Certificate Manager

Os principais provedores de certificados de nuvem pública se juntam ao amplo ecossistema de suporte da Sectigo, incluindo Microsoft ADCS, CAs públicas e outras integrações de tecnologia líderes.

16 de fevereiro de 2023

2023: o ano da automação da segurança digital

Uma forma de superar esse contexto em 2023 é aumentar o foco em automação e orquestração de soluções de segurança

26 de janeiro de 2023

Ainda nesse estudo com os líderes de cibersegurança, 96% deles priorizam o gerenciamento de vulnerabilidade baseado em risco

Por Waldo Gomes

cibersegurança
Waldo Gomes, diretor de Marketing e Relacionamento da NetSafe Corp 

Não é novidade que há um gap global de especialistas em cibersegurança, segundo o (ISC)² Cybersecurity Workforce Study, há uma defasagem de 2,7 milhões de profissionais na área, sendo 400 mil no Brasil e 600 mil na América Latina.

Em contrapartida, os invasores estão cada vez mais modernos e com mais recursos para realizar os ataques.

Utilizar ameaças com múltiplas variantes e automação são exemplos de estratégias adotadas por esses grupos de agentes mal-intencionados.

Para combater esse investimento realizado pelos cibercriminosos, uma das prioridades dos CISOs brasileiros em 2023 é contar com a automação no combate de invasores.

Uma pesquisa do mercado indica que 92% destes profissionais no Brasil priorizam integrar e automatizar recursos de TI com tecnologias novas e existentes.

Ainda nesse estudo com os líderes de cibersegurança, 96% deles priorizam o gerenciamento de vulnerabilidade baseado em risco, 94% afirmam que preferem a automação da detecção e resposta diante de ameaças, e 92% busca unificar a visibilidade de ameaças em todos os ativos (IoT, contêineres de nuvem, servidores, entre outros).

Como um profissional que atua diariamente com os desafios das empresas em segurança ao longo de algumas décadas, posso dizer que esse cenário de automação apresenta características positivas, se implementado e gerenciado da forma correta.

Hoje, temos alerta em tempo real de potenciais ameaças, com ação imediata. No passado, passávamos nas empresas com disquetes de varredura para conter os vírus.

Com isso, mostro algumas das vantagens de adotar a automação na cibersegurança:

Produtividade: o uso da Inteligência Artificial agiliza os processos e diminui a sobrecarga da equipe, melhorando o desempenho.

Threat Intelligence: informações de vários repositórios são coletadas e correlacionadas de forma automática, proporcionando uma visibilidade mais precisa e rápida do ataque.

Verificações de vulnerabilidades: sempre que há um alerta de risco, os times de segurança realizam uma investigação de descarte dos falsos positivos.

Essa verificação, quando feita manualmente, demora mais tempo e implica em potenciais erros. Com a automação, é realizada de forma rápida e precisa. Além de permitir descobrir se há alguma vulnerabilidade no sistema, aplicações e ambientes, tornando mais eficiente a ação contra-ataques.

Respostas a ataques: uma sequência de ações é disparada automaticamente sempre que acontece algum incidente de segurança.

Simulação de ameaças: é possível testar as defesas da empresa sem interagir com servidores de produção ou endpoints, permitindo que seja realizada a simulação sem atrapalhar a produtividade das operações.

A automação é de extrema importância para as empresas, os ataques podem vir a qualquer momento e de diversas formas, é necessário estar preparado.

Os cibercriminosos estão cada vez mais avançados e as empresas precisam se adaptar para evitar que seus dados sejam corrompidos. Ter a IA como aliada, auxilia os times de segurança e faz com eles enfatizem em atividades que são estratégicas e defensivas para o negócio.

Automação de certificados AWS e Google Cloud Platform com Sectigo Certificate Manager

Gartner prevê que 85% dos líderes de infraestrutura e operações esperam aumentar a automação em três anos  

2023: o ano da automação da segurança digital

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!