Do Pix à fila digital: como a tecnologia tem mudado a experiência dos usuários em festivais e shows
Em um ano marcado por grandes eventos e festivais, a tecnologia melhorou a experiência dos usuários desde a compra dos ingressos até o pagamento.
De acordo com dados da GetNinjas, a demanda por shows aumentou em 276% em comparação com o ano passado e, para 2024, as coisas não devem ser muito diferentes.
Em 2023, novas formas de pagamento surgiram e, sem dúvidas, elas vão continuar crescendo em 2024. Com o aumento da utilização de meios eletrônicos, as transações se tornarão mais rápidas, seguras e convenientes.
Além disso, as opções disponíveis permitirão aos consumidores escolher a forma que melhor atenda às suas necessidades e preferências.
Esse crescimento reflete a evolução do cenário financeiro, impulsionada pela inovação tecnológica e pela necessidade de se adaptar às demandas dos consumidores modernos.
Uma das tendências que continuará em destaque para o próximo ano é o uso cada vez mais frequente e difundido do pagamento por meio do Pix, uma inovação revolucionária que tem transformado a forma como as transações financeiras são realizadas.
Com ele, é possível efetuar pagamentos de forma instantânea, prática e segura, eliminando a necessidade de usar métodos tradicionais como boletos bancários ou transferências bancárias. Cristiano Marchisio, CEO da fintech Qesh, explica:
“A praticidade, baixo custo e disponibilidade 24 horas, sete dias por semana, fez com que o Pix se tornasse uma escolha conveniente para consumidores, pequenas e grandes empresas. Não demorou para ele ocupar o lugar do cartão de débito e de transferências como DOC e TED”, destaca Maschio.
Além disso, o pagamento por plataformas digitais facilita muito a compra de ingressos para grandes eventos, dispensando as filas e oferecendo maior comodidade aos consumidores.
As plataformas digitais também permitem que os usuários tenham acesso a uma variedade de opções, desde shows musicais até jogos esportivos, proporcionando uma experiência diversificada e enriquecedora. Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply, comenta:
“O ano de 2023 marcou um avanço significativo na forma que os usuários experienciam os eventos, sejam culturais ou de esportes. Nesse segmento, atuamos desde a compra dos ingressos, por meio do ElevenTickets, até no controle de acesso. Toda a tecnologia usada garantem uma experiência singular para os usuários além de proporcionar maior organização e rentabilidade dos produtores de eventos e os clubes esportivos”, afirmou o executivo.
Muitas das tendências atuais continuarão a se expandir no próximo ano, e a tecnologia desempenhará um papel fundamental nos eventos de 2024, aprimorando a experiência dos usuários desde a compra dos ingressos até o pagamento.
Essas tecnologias continuarão a surgir no horizonte, prometendo ainda mais inovação e praticidade. À medida que avançamos para o próximo ano, espera-se que a tecnologia continue a transformar e melhorar a forma como desfrutamos dos grandes eventos no Brasil.
Sobre a Imply
Fundada em 2003, a Imply é uma holding gaúcha com mais de 350 colaboradores, presente no mercado global de tecnologias em mais de 125 países. Desenvolve uma vasta gama de soluções customizadas e escaláveis de alta tecnologia para marcas líderes, nas unidades de Acessos, Ticketing, Pagamentos, Autoatendimento, Bowling e Painéis.
Como funcionam as pulseiras no show do Coldplay
Farofa da GKay utiliza reconhecimento facial para acesso dos convidados
Tecnologias de reconhecimento no Show do Imagine Dragons
Inteligência editorial que orienta cenários

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo aprofundado e confiável sobre tecnologia, segurança e regulação, com foco na análise qualificada. Nosso compromisso é entregar conteúdos que informam, provocam reflexão e sustentam decisões.